Quarta-feira, 24 de agosto de 2016 - 22h11
Eleições 2016
O ex-prefeito de Porto Velho Roberto Sobrinho (PT) que tinha largado bem nesta campanha, começa a sangrar com o pedido de impugnação do Ministério Público Eleitoral. Nas sondagens que tive acesso ele se encontra entre os três com melhor performance em aceitação, ao lado do prefeito Mauro Nazif (PSB) e do deputado estadual Léo Moraes (PTB).
A primeira pesquisa Ibope do ano deverá ratificar o primeiro pelotão ou dar esperanças aos demais postulantes, Hildon Chaves (PSDB), Ribamar Araujo (PR), Pimenta de Rondônia (PSOL) e Willians Pimentel (PMDB) com dificuldades na decolagem, mesmo com apoio do governador Confúcio Moura, do presidente da Assembléia Legislativa Maurão de Carvalho e do senador Valdir Raupp.
A campanha começa a esquentar depois das Olimpíadas e se vê maior presença dos candidatos a prefeito e vereadores nas ruas. Com máquinas publicas azeitadas ao seu lado, o prefeito Nazif tem a estrutura da municipalidade ao seu favor, enquanto que Willians Pimentel a máquina do governo estadual a disposição.
Receita do fracasso
Para o tucano Hildon Chaves que disputa a prefeitura de Porto Velho a formação de grandes alianças englobando tantos partidos é uma receita para o fracasso administrativo. “Ocorre que depois serão pagos os compromissos com os aliados a base de cargos e benesses”, explica. A cutucada é destinada as alianças de Nazif e Pimentel, entulhadas de siglas de aluguel.
Pimentel Pitoco
Virou e mexeu e depois de tantas acusações, Willians Pimentel, o candidato do PMDB saiu incólume no registro da sua candidatura a prefeitura da capital. Como já esteve preso, caso também do ex-prefeito Roberto Sobrinho (PT), acreditava-se que o ex-secretário da saúde teria que enfrentar pedido de impugnação do Ministério Eleitoral. A coisa não se confirmou e Pimentel ficou pitoco.
As comparações...
O ex-prefeito Roberto Sobrinho (PT) – de asas crescidas de novo - nesta campanha tem sido seu próprio marqueteiro, segundo ele próprio por falta de recursos e usa como seu grande mote para voltar ao Palácio Tancredo Neves as comparações de suas duas gestões com o que foi realizado pela administração de Mauro Nazif (PSB). Neste sentido ele contabiliza resultados favoráveis para seu lado.
O enfrentamento
Sobre o legado que recebeu da gestão anterior, o atual prefeito Mauro Nazif tem lembrado alguns quesitos sobre as acusações dos seus detratores: 1- Pegou terra arrasada de legado depois da prisão do ex-prefeito e seus secretários por improbidade 2 – A maior cheia do século que arrasou a cidade e seus distritos 3- A crise do pós-usinas 4 – A crise econômica nacional 5- É o político que mais tem apanhado da mídia nos últimos quatro anos.
Eleitorado jovem
Com a melhor performance ao meio do eleitorado jovem da capital, o petebista Léo Moraes teve uma boa largada e deve figurar nas pesquisas entre os três primeiros colocados, num provável primeiro pelotão de postulantes. Sua equipe acredita que ele será o grande beneficiário pela desistência da deputada federal Mariana Carvalho (PSDB).
Via Direta
***Eleições 2016: O PDT abre a jornada ponteando em Guajará Mirim com Rodrigo Nogueira e em Ariquemes com o atual prefeito Lourivaldo Amorim *** Já, o PSB salta na frente em Ji-Paraná com Jesualdo Pires e acredita na reeleição de Mauro Nazif em Porto Velho *** Por seu turno, o PMDB tem pinta de favorito em Cacoal com a deputada Glaucioni Nery e em Jaru com o empresário Joãozinho Gonçalves.
Sexta-feira, 5 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Senador Marcos Rogério na ponteira e Adailton Fúria e Hildon Chaves estão na briga pela segunda vaga
Sem ferrãoQuando até os direitos dos condenados são defendidos com apetitosas reduções de penas, como se viu no episódio da dosimetria (nome pomposo

O clima eleitoral ainda está longe de esquentar, as coalisões de Hildon Chaves e esposas concorrendo
Nó na borrachaO desenvolvimento da ciência diariamente põe abaixo antigas crenças, da mesma forma que remotamente comprovou que a lua, o sol e fenô

Super El Nino em Rondônia, Acre e Amazonas e a crise do leite
Voando altoQuem conhece a Amazônia, ainda que superficialmente, não desconhece a presença dos nevoeiros que pairam sobre a floresta. O que nem todos

Reforçando paliçadas, convenções partidárias de julho e buscando a ressurreição política
Desafio geracional Se o tão temido El Niño gigante realmente vier e em sua passagem condenar as grandes árvores amazônicas haveria algum jeito de q
Sexta-feira, 5 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)