Porto Velho (RO) quarta-feira, 18 de junho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Replay de 2014?


Replay de 2014? - Gente de Opinião

Replay de 2014?

Se vocês observarem, o inicio de 2015 em Porto Velho tem sido um replay do ano passado. Alagações nas ruas, ações de improbidade administrativa contra os políticos, criminalidade em alta. Durante o ano terão seqüência também às várias operações da Polícia Federal contra o governo estadual, a Assembléia Legislativa, algumas câmaras de vereadores, etc, e tal.

Gente de OpiniãoMas o que era ruim pode ficar pior ainda já que no plano econômico as coisas estão piorando com relação ao ano passado. As prefeituras estão começando o ano com turno único para economizar até cafezinho, papel higiênico e energia. É visível a contenção de gastos para buscar o equilíbrio fiscal

Nota-se também algumas delegacias desprovidas de material de expediente, os estabelecimentos de ensino sem a devida proteção da vigilância, sofrendo arrombamentos quase que diariamente nestas férias. O índice de assaltos nas ruas subiu astronomicamente nos primeiros dias de janeiro.

Salve-se quem puder e quem for viajar que trate de deixar alguém tomando conta do seu patrimônio.

Turno único

O prefeito de Ji-Paraná Jesualdo Pires (PSB) rejeitou a alternativa de optar por turno único adotado por outras municipalidades. Segundo ele, a população já não é bem atendida em dois turnos e se  pode imaginar em apenas meio período como que a coisa vai funcionar. Sua opção foi economizar em alugueis, viagens e diárias para não ser penalizado pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

Mais ajustado

A gestão de Ji-Paraná esta mais enxuta, mais ajustada para a travessia de uma crise que vem atingido à maioria dos municípios rondonienses. Porto Velho e Vilhena, por exemplo, se viram obrigados a cortar gastos, reduzir comissionados e até adotar turno único para se ajustar. Em contrapartida, como se vê, a gestão da  capital da BR se mostra mais vitaminada.
 

E s p e c u l a ç õ e s

Replay de 2014? - Gente de Opinião

Prosseguem as especulações em torno da disputa da futura mesa diretora da Assembléia Legislativa. Por enquanto o único candidato em campo na peleja é Maurão de Carvalho (PP-Ministro Andreazza) que pretende ser um representante suprapartidário. Mas é difícil agradar a gregos e troianos, no caso acender uma vela ao governador Confúcio Moura e outra ao desafeto do governador, o deputado José Hermínio.

A sucessão

A sucessão do prefeito Mauro Nazif (PSB) entra em pauta logo depois do carnaval. Já temos alguns nomes cogitados, desde a favorita Mariana Carvalho (PSDB), Mário Português (PMDB), Aluízio Vidal (PSOL), José Hermínio (PSD), Aelcio da TV (PP), entre outros nomes menos votados. O ex-prefeito Roberto Sobrinho (PT) também é lembrado, assim como do deputado federal Lindomar Garçon (PMDB).

Tigres no capão

A presidente Dilma Rousseff ao formar seu Ministério acabou botando tigres de diferentes credos no mesmo capão e as feras acabaram se atacando. A nova ministra da Agricultura Kátia Abreu (PMDB) de orientação ruralista teve a cara de pau de dizer que não havia mais latifúndios no Brasil e a coisa pegou mal perante os ministros petistas.
 

Via Direta

*** O governador Confúcio Moura pegou alguns dias de repouso depois de uma jornada estafante da reeleição *** Também o e presidente da Assembléia Legislativa Hermínio Coelho esta de férias *** Já, o prefeito Mauro Nazif esta firme no batente. Não tem boca para o vice Dalton di Franco *** Sem dragagem, e voltando a subir o Rio Madeira se tornou uma ameaça permanente para Porto Velho e zona ribeirinha.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 18 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O marketing político de Sérgio Gonçalves está falhando

O marketing político de Sérgio Gonçalves está falhando

Experimento crucialSó na literatura mais fantástica e na distopia se pode imaginar a Amazônia seca, mas no ano 2000 a ciência entrou na parada: sur

Jair Bolsonaro quer fazer barba, cabelo e bigode nas eleições em Rondônia

Jair Bolsonaro quer fazer barba, cabelo e bigode nas eleições em Rondônia

Vidas ricasA Amazônia é cantada em prosa e verso por suas grandezas, desde sua ampla biodiversidade até o inigualável volume do Rio Amazonas e a var

Os guerreiros estão em pé de guerra com as machadinhas afiadas

Os guerreiros estão em pé de guerra com as machadinhas afiadas

Borboletas cínicasJusto quando um dilúvio desaba sobre o Sul, no Norte se especula sobre com que condições atmosféricas os participantes da COP30 s

 Sérgio Gonçalves vai apanhar muito nos debates que virão

Sérgio Gonçalves vai apanhar muito nos debates que virão

Eleições já não resolvemO mundo está diante de uma encruzilhada climática: ou aplica recursos financeiros e tecnológicos para evitar a catástrofe a

Gente de Opinião Quarta-feira, 18 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)