Porto Velho (RO) quinta-feira, 4 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Primeiro pelotão de candidatos a prefeitura de Porto Velho + Vinicius Miguel nas paradas +Amazônia não parou


Primeiro pelotão de candidatos a prefeitura de Porto Velho  + Vinicius Miguel nas paradas +Amazônia não parou - Gente de Opinião

Amazônia não parou

Por conter erros graves, na contramão das urgências sanitárias, foi abortada ainda na preparação a campanha do governo federal intitulada “O Brasil não pode parar”. A rigor, um país não tem como parar: um povo está sempre em movimento. A Amazônia também não pode parar e não parou.

Sucessivas reuniões de governadores preencheram as lacunas abertas pelas falhas de diversos ministros. Apesar das desconfianças dos líderes, já acostumados com “novidades” que só trazem dúvidas e prejuízos – casos dos ataques à Zona Franca de Manaus e do Plano Dubai –, sabem ser preciso confiar que o Conselho da Amazônia possa, bem conduzido pelo general Hamilton Mourão, trazer a aceleração que falta à Amazônia.

Seu progresso ainda é retardado por crimes ambientais e sociais, bate-cabeça e prevaricação na esfera governamental, mas a Amazônia nunca parou porque as lideranças, os empresários e os povos cumprem seus deveres e nunca deixam de agir.

Um exemplo disso foi a chamada pública do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, instruído pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, para viabilizar o Centro de Desenvolvimento Regional no Pará, destinado discutir formas de estimular a economia, gerar emprego e renda. A chamada, vencida pela organização social BioTec-Amazônia, demonstra, pela importância da conquista, que o Brasil, aqui, não parou.

....................................................................

Cães de guerra

 Os políticos brasileiros se comportam como selvagens cães de guerra em plena pandemia do coronavírus que aos poucos vai se alastrando pelo País. A desunião da classe política é tão grande que até o presidente da República  Jair Bolsonaro, demonstra ciúmes de seus ministros. Antes, de Moro e Guedes, agora de Mandetta. Não bastavam as diferenças que mantém com os governadores do Rio de Janeiro e São Paulo e com o Congresso Nacional. Onde vamos parar com isto?

Só adiamento

Prefeitos e vereadores rondonienses que tinham como favas contadas a suspensão das eleições de outubro e uma prorrogação dos seus mandatos até 2022 devem ter ficado muito decepcionados. Por conta da pandemia do coronavírus o máximo que poderá acontecer é o adiamento do pleito, jamais a prorrogação. Portanto, que os alcaides e vereadores que desejavam a vida folgada, que tratem de trabalhar para se reeleger.

Nas paradas

O promotor Vinicius Miguel (Cidadania) já está botando seu bloco na rua para a peleja da prefeitura de Porto Velho. Ele é o queridinho dos estudantes, professores e profissionais liberais e, no caso da provável desistência do deputado federal Leo Moraes (Solidariedade) ele se torna o  herdeiro e grande beneficiário deste eleitorado jovem. Com certeza está aí uma candidatura jovem,  é pitoco, sem os vícios dos políticos “macacos velhos” que infestam o cenário político regional.

Quem será?

Os nomes cogitados até agora para disputar a prefeitura de Porto Velho hasteando a bandeira do governador Marcos Rocha acabam tubulando gloriosamente e desistindo da empreitada. Primeiro foi o presidente da Sociedade dos Portos Amadeu Hermes abatido em pleno vôo por adversários palacianos. Agora, o secretário da Saúde Fernando Máximo,  que depois de pressões  decidiu também se retirar da peleja 2020. Quem será o próximo a ser queimado nas hostes palacianas?

Primeiro pelotão

Já não contando com Leo Moraes e Fernando Máximo que falam  claramente em desistência para se preservar para futuros embates, o primeiro pelotão de candidatos a prefeitura de Porto Velho ficará  assim formado: 1-Prefeito Hildon Chaves (PSDB) 2- Deputado federal Mauro Nazif (PSB) 3- Vinicius Miguel (Cidadania) 4- ex-deputado federal Lindomar Garçom (Republicanos) 5- Vereadora Cristiane Lopes (PP). 6-Eyder Brasil (PSL). Os demais nomes ainda precisam comer mais feijão para se aproximar.

........................................................

*** O presidente do Diretório Municipal do PDT Ruy Mota  esta comemorando o fechamento da chapa completa de candidatos a vereança do partido *** A legenda já tem 32 postulantes, cumpre as metas estabelecidas de candidaturas femininas e ainda fica com algumas sobras para eventuais desistências de última hora *** A esquerda de Porto Velho não se entende mesmo. Sequer foram iniciadas as negociações para a Frente Popular e a coisa já morreu na gestação *** Por conseguinte, PT, PC do B, PSTU e PSOL vão caminhar separados e se tornar presas fáceis para os concorrentes nos principais polos regionais de Rondônia na eleição 2020 *** O que fazer, quando o próprio PT, que já teve seus tempos áureo na capital, segue dividido em alas raivosas? *** Na bolsa das apostas está uma polarização na capital entre o prefeito Hildon Chaves com a aliança formada pelo PSB/PDT/Solidariedade. 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Senador Marcos Rogério na ponteira e Adailton Fúria e Hildon Chaves estão na briga pela segunda vaga

Senador Marcos Rogério na ponteira e Adailton Fúria e Hildon Chaves estão na briga pela segunda vaga

Sem ferrãoQuando até os direitos dos condenados são defendidos com apetitosas reduções de penas, como se viu no episódio da dosimetria (nome pomposo

O clima eleitoral ainda está longe de esquentar, as coalisões de Hildon Chaves e esposas concorrendo

O clima eleitoral ainda está longe de esquentar, as coalisões de Hildon Chaves e esposas concorrendo

Nó na borrachaO desenvolvimento da ciência diariamente põe abaixo antigas crenças, da mesma forma que remotamente comprovou que a lua, o sol e fenô

Super El Nino em Rondônia, Acre e Amazonas e a crise do leite

Super El Nino em Rondônia, Acre e Amazonas e a crise do leite

Voando altoQuem conhece a Amazônia, ainda que superficialmente, não desconhece a presença dos nevoeiros que pairam sobre a floresta. O que nem todos

Reforçando paliçadas, convenções partidárias de julho e buscando a ressurreição política

Reforçando paliçadas, convenções partidárias de julho e buscando a ressurreição política

Desafio geracional Se o tão temido El Niño gigante realmente vier e em sua passagem condenar as grandes árvores amazônicas haveria algum jeito de q

Gente de Opinião Quinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)