Porto Velho (RO) terça-feira, 17 de junho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Os tentáculos da máfia


 Os tentáculos da máfia - Gente de Opinião

Os tentáculos da máfia

Caso não fosse desencadeada a Operação Apocalipse, que desvendou as relações do crime organizado com a classe política rondoniense, o que seria de nós? O cartel das drogas estava fazendo Rondônia de morada e, o objetivo era dominar o estado, tomando tudo de assalto através dos seus tentáculos políticos.

Com muito dinheiro na mão, oriundo do pó e com forte representação na Câmara de Vereadores e na ALE, bem articulado com seu braço na imprensa, o poder que nascia das sombras, vinha investindo desde 2008 na tomada do poder e já trabalhava no impeachment do prefeito Mauro Nazif (o substituto seria Garçon, financiado pela organização) e no afastamento do governo atual (entraria Hermínio, a cada dia afundando mais nas investigações).

Por isto questiono o comportamento do MP. Teria atrasado seu posicionamento por causa das recentes homenagens recebidas na ALE?  Afinal, o que se vê é que foi contrário a ação policial, afirmando que tudo não passou de perseguição, etc, e tal.

Inegavelmente, a primeira impressão sobre a Apocalipse foi à de que com o governador Confúcio sumindo um dia antes da ação policial, era de armação. Pegou mal a coisa. No entanto, a cada dia está mais do que provado que os órgãos de segurança de Rondônia estavam certos, esclarecendo também que havia um tentáculo do crime organizado no governo de Rondônia, que é Lindomar Garçon, até agora incólume e permanece por lá.

 

 

 

Mapa da violência

O Centro Brasileiro de Estudos Latino Americanos divulgou o resultado do Mapa da Violência 2013: Homicídios e Juventude no Brasil, onde revela Maceió como à capital mais violenta do País, seguida por João Pessoa e Salvador. Porto Velho figura na 14ª posição do ranking nacional, enquanto Manaus ocupa a sexta posição, como a cidade mais violenta na região Norte.

 

Os tentáculos da máfia - Gente de Opinião

Deu na veja

O deputado federal Natan Donadon (PMDB-RO) esta preso em Brasília, mas sua mulher e os dois filhos ainda contam com os passaportes diplomáticos cedidos pela Câmara Federal. Se a imprensa não cobrasse, parentes de parlamentares, ministros e ex-presidentes teriam a regalia até hoje.

 

Obras prejudicadas

Com a greve nacional do Dnitt estão prejudicadas muitas obras de pavimentação de rodovias, construção de pontes etc. Para a Amazônia, com seis meses de chuvas, isto é péssimo, porque a cada dia de sol perdido de obras, vai fazer falta no rigoroso inverno amazônico, que começa a dar suas caras geralmente ao final de outubro.

 

Ápice em 2009

O ápice do mercado imobiliário em Porto Velho foi em 2009 e ainda em 2010 a coisa andou bem, começando a tropeçar já ao final de 2011. Em 2012 ficou meia boca e a situação se arrasta em 2013 - e pode piorar mais com o anuncio de investigações dos loteamentos lançados nos últimos cinco anos.

 

Portas abertas

Aos poucos os protestos de ruas vão acabando e a classe política volta a se articular para as eleições presidenciais do ano que vem. O PPS, de Roberto Freire, anunciou que seu partido esta de portas abertas para receber o tucano José Serra, ex-prefeito e ex-governador de São Paulo, que sinaliza o desejo de disputar a cadeira de Dilma Rousseff.

 

PMS folgados

A vida dos soldados da Polícia Militar é dura em alguns estados, como Rondônia, que virou morada dos traficantes. Mas na Bahia, parece que a vida é boa, já que os PMS estão ficando até obesos. Por causa disto a corporação esta querendo montar um SPA para os mais folgados entrar em forma...

 

Via Direta

*** Na região amazônica cidades como Macapá, Palmas, Rio Branco e Boa Vista conseguiram reduzir a violência nos últimos anos *** O verão avança e os poços caseiros começam a secar inclusive nas invasões da Zona Leste em Porto Velho *** Metade da população tem problema de abastecimento nesta época do ano na capital.

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 17 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Jair Bolsonaro quer fazer barba, cabelo e bigode nas eleições em Rondônia

Jair Bolsonaro quer fazer barba, cabelo e bigode nas eleições em Rondônia

Vidas ricasA Amazônia é cantada em prosa e verso por suas grandezas, desde sua ampla biodiversidade até o inigualável volume do Rio Amazonas e a var

Os guerreiros estão em pé de guerra com as machadinhas afiadas

Os guerreiros estão em pé de guerra com as machadinhas afiadas

Borboletas cínicasJusto quando um dilúvio desaba sobre o Sul, no Norte se especula sobre com que condições atmosféricas os participantes da COP30 s

 Sérgio Gonçalves vai apanhar muito nos debates que virão

Sérgio Gonçalves vai apanhar muito nos debates que virão

Eleições já não resolvemO mundo está diante de uma encruzilhada climática: ou aplica recursos financeiros e tecnológicos para evitar a catástrofe a

Junho começa com uma série de especulações e balões de ensaio para as eleições

Junho começa com uma série de especulações e balões de ensaio para as eleições

Leite sem vacaEm todos os sentidos, do pessoal ao empresarial, quem não acompanhar o progresso da ciência será atropelado, arriscando-se a chegar a

Gente de Opinião Terça-feira, 17 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)