Porto Velho (RO) quarta-feira, 18 de junho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Os suplentes na formação da nova base aliada do governo de Confúcio Moura


A receita líquida

Pela evolução da receita corrente líquida é possível os estados se projetarem para os próximos anos. No ranking nacional dos estados, Rondônia teve uma evolução de 38 por cento de abril de 2010 a 2014, conforme levantamento divulgado recentemente pelo maior jornal paranaense, a Gazeta do Povo.

Neste contexto, Rondônia ocupa apenas uma posição intermediária no País. Na Amazônia, uma surpresa: temos o pior desempenho regional, perdendo para o Pará (53%), Acre (51%), Amazonas (50 %), Amapá(47%), Tocantins (45%) e Roraima (42%). Para termos de comparação com os últimos colocados, o Piauí evoluiu apenas 32 por cento e o estado de Alagoas 24 por cento, com o pior desempenho.

Com uma evolução de quase 40 por cento na receita e ajustando o estado a Lei de Responsabilidade fiscal – já estamos no limite prudencial – a próxima gestão (?) do governador Confúcio Moura tem tudo para não sofrer sobressaltos. Na verdade para a atual gestão estadual falta ajustamentos é no campo político, onde escândalos rumorosos têm jogado o nome de Rondônia na lama nos últimos anos.

Gente de Opinião

As alterações

Os deputados estaduais eleitos tomam posse no início do ano, mas a atual legislatura deverá sofrer mudanças desde seu início. De um lado porque alguns parlamentares estão enrolados com a justiça, de outro, porque pelo menos três legisladores estão cotados para assumir pastas estaduais no governo Confúcio Moura. Seguem os entendimentos.

Os suplentes na formação da nova base aliada do governo de Confúcio Moura - Gente de Opinião

As acomodações

Algumas acomodações são consideradas certas para que suplentes como Neiva de Carvalho (Cone Sul) e José Volpi (Buritis) assumam a titularidade. Tudo faz parte das negociações entre os partidos para a formação da nova base aliada, buscando mais confiabilidade.  Como se sabe, a atual base aliada nunca foi confiável e sempre causou dissabores para o Palácio Presidente Vargas.


A dobradinha

Os suplentes na formação da nova base aliada do governo de Confúcio Moura - Gente de Opinião

Com a poeira baixando, voltam às conversações em torno da eleição da nova mesa diretora da Assembléia Legislativa. O que se sabe é que Maurão de Carvalho (PP-Ministro Andreazza) e Eurípedes Lebrão (PTN-São Miguel) formaram uma dobradinha que contaria com respaldo da aliança governista. Neste caso seriam pelo menos 14 votos no papo.


 

Tráfico de drogas

Aumentou geometricamente a participação das mulheres no tráfico de drogas funcionando como “mulas” a partir de Guajará Mirim para o transporte de entorpecentes por ônibus ou por táxi a Porto Velho, entreposto para remessa para os grandes centros consumidores. Como conseqüência, também subiu o percentual de detentas na penitenciária feminina.

Hage caiu fora

O ministro Jorge Hage, da Controladoria Geral da União pediu o chapéu depois de 12 anos. Tocou um grande trabalho e pelo sistema de sorteio eram fiscalizados municípios todo mês, encontrando-se todo o tipo de barbaridades nas prefeituras. A falta de recursos, no entanto, com seguidos contingenciamentos, estava limitando o combate a corrupção. Hage optou por cair fora.

Via Direta

*** Ao meio das expectativas de quem terá condições de ser diplomado, o TRE já marcou para o dia 17 a cerimônia de diplomação dos eleitos nas eleições de outubro *** Afinal temos pelo menos meia dúzia de políticos enrascados com a justiça *** Trocando de saco para mala:  O mercado imobiliário de Porto Velho encerra 2014 com seu pior desempenho nos últimos anos. 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 18 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O marketing político de Sérgio Gonçalves está falhando

O marketing político de Sérgio Gonçalves está falhando

Experimento crucialSó na literatura mais fantástica e na distopia se pode imaginar a Amazônia seca, mas no ano 2000 a ciência entrou na parada: sur

Jair Bolsonaro quer fazer barba, cabelo e bigode nas eleições em Rondônia

Jair Bolsonaro quer fazer barba, cabelo e bigode nas eleições em Rondônia

Vidas ricasA Amazônia é cantada em prosa e verso por suas grandezas, desde sua ampla biodiversidade até o inigualável volume do Rio Amazonas e a var

Os guerreiros estão em pé de guerra com as machadinhas afiadas

Os guerreiros estão em pé de guerra com as machadinhas afiadas

Borboletas cínicasJusto quando um dilúvio desaba sobre o Sul, no Norte se especula sobre com que condições atmosféricas os participantes da COP30 s

 Sérgio Gonçalves vai apanhar muito nos debates que virão

Sérgio Gonçalves vai apanhar muito nos debates que virão

Eleições já não resolvemO mundo está diante de uma encruzilhada climática: ou aplica recursos financeiros e tecnológicos para evitar a catástrofe a

Gente de Opinião Quarta-feira, 18 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)