Porto Velho (RO) terça-feira, 17 de junho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

O PRIMEIRO INVERNO - Por Carlos Sperança


 O PRIMEIRO INVERNO - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

O prefeito eleito Hildon Chaves (PSDB) terá poucas horas para comemorar a posse no dia 1º de janeiro, pois já terá pela frente o auge do inverno amazônico, que é a nossa estação chuvosa na região amazônica. As primeiras chuvas, neste início de inverno, já mostraram o que ele enfrentará em meados do próximo ano: munícipes revoltados pelas alagações que atormentam a cidade há 100 anos.

É comum em janeiro a água chegar até o joelho nos bairros mais baixos da zona Leste, a partir do Lagoinha até as divisas do Tancredo, JK, Mariana, São Francisco e os assentamentos Renascer, Airton Sena, Porto Cristo, etc. Outras regiões populosas também são afetadas, como alguns bairros da Zona Sul e o prefeito terá que ter um plano emergencial nas mãos para reverter esta situação.


Reportagem SICTV

Janeiro, como se vê, já começa com desgastes para a gestão municipal. Seja pelas alagações ou pelo descontentamento daqueles que ficarem de fora do corpo de secretariado. Trocado em miúdos: chuvarada e nomeações serão alguns dos desafios do próximo gestor.


Combate à corrupçãoO PRIMEIRO INVERNO - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

Se tudo der certo, já que tantos projetos têm sido adiados no Congresso Nacional neste ano, o relatório sobre medidas anticorrupção será apresentado na Câmara dos Deputados já na próxima semana. A previsão é que o texto final descarte algumas propostas como o uso de provas ilícitas de boa-fé; restrições à concessão a habeas corpus; e a permissão de prisão preventiva quando houver suspeitas de que o acusado esteja ocultando bens desviados.

No que se refere à proposta do teste de integridade para servidores públicos – que é uma simulação de oferta de propina – o teste será mantido apenas para os casos de processos administrativos e não penais. Existem alguns temas polêmicos ainda sob avaliação dos parlamentares.

O relator do projeto que prevê dez medidas contra a corrupção, deputado Onix Lorenzoni (DEM-RS) anunciou ainda que vai propor 3 novas medidas ao relatório: a figura do denunciante do bem; a criação de um Fundo Nacional de Combate à Corrupção e a transação penal, que é a possibilidade de redução da pena para os réus que confessarem seus crimes.


As grandes viradas

Como as coisas na política são recorrentes. A onda azul que varreu o Brasil nas eleições de outubro, elegendo os tucanos, é muito parecida com a onda vermelha que levou as prefeituras municipais, ao Congresso Nacional e ao Palácio do Planalto os petistas na década passada, varridos nas eleições deste ano do Oiapoque ao Chuí. As raposas mineiras há muito tempo já diziam que a política é como as nuvens, mudam de forma e tamanho a todo momento.

O PRIMEIRO INVERNO - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

Tratando-se de Rondônia, a onda vermelha começou com a eleição do até então desconhecido Roberto Sobrinho a prefeito e dois anos depois emplacou lideranças até então apagadas como senadora Fátima Cleide e Eduardo Valverde e Anselmo de Jesus à Câmara Federal, além de quatro deputados estaduais, algo jamais visto então na história de Rondônia tratando-se do PT.

A onda azul começou agora com a eleição de Hildon Chaves, num efeito manada e o que se pergunta é se esta mesma onda, terá alcance até as eleições gerais de 2018? Ao mesmo tempo a impressão deixada no pleito de 2016 é um sonoro não aos políticos profissionais e aquelas raposas que infestam o cenário político nacional.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 17 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Jair Bolsonaro quer fazer barba, cabelo e bigode nas eleições em Rondônia

Jair Bolsonaro quer fazer barba, cabelo e bigode nas eleições em Rondônia

Vidas ricasA Amazônia é cantada em prosa e verso por suas grandezas, desde sua ampla biodiversidade até o inigualável volume do Rio Amazonas e a var

Os guerreiros estão em pé de guerra com as machadinhas afiadas

Os guerreiros estão em pé de guerra com as machadinhas afiadas

Borboletas cínicasJusto quando um dilúvio desaba sobre o Sul, no Norte se especula sobre com que condições atmosféricas os participantes da COP30 s

 Sérgio Gonçalves vai apanhar muito nos debates que virão

Sérgio Gonçalves vai apanhar muito nos debates que virão

Eleições já não resolvemO mundo está diante de uma encruzilhada climática: ou aplica recursos financeiros e tecnológicos para evitar a catástrofe a

Junho começa com uma série de especulações e balões de ensaio para as eleições

Junho começa com uma série de especulações e balões de ensaio para as eleições

Leite sem vacaEm todos os sentidos, do pessoal ao empresarial, quem não acompanhar o progresso da ciência será atropelado, arriscando-se a chegar a

Gente de Opinião Terça-feira, 17 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)