Porto Velho (RO) terça-feira, 17 de junho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

O ex-governador Bianco começou uma serie de consultas a possíveis aliados


 O ex-governador Bianco começou uma serie de consultas a possíveis aliados  - Gente de Opinião

Semana decisiva

Teremos uma semana decisiva para alguns assuntos pendentes na esfera política. Em Brasília deverá ser equacionada finalmente a cassação do deputado federal Natan Donadon (PMDB-RO) que esta preso na penitenciária da Papuda,  o que vai ocasionar o ingresso do suplente, o ex-senador Amir Lando no seu lugar. Ainda no Congresso Nacional temos o caso do senador Ivo Cassol (PP-RO), já condenado pelo STF, cujo processo de cassação já é cogitado. Em Rondônia, na Assembléia Legislativa, a expectativa é         que entre em pauta a cassação do deputado estadual Marcos Antônio Donadon e a formação da Comissão Processante para julgar os parlamentares envolvidos com o esquema de tráfico de drogas e estelionato, desvendado pela Polícia na Operação Apocalipse.

Rondônia em sido protagonista de escândalos políticos e assim sendo, ao mesmo tempo em que as coisas rolam para nossos representantes no Congresso Nacional e Assembléia Legislativa, a Câmara de Vereadores de Porto Velho, coloca em ação sua comissão processante dos vereadores também envolvidos na Operação Apocalipse, sendo três deles ainda presos. É muita coisa para limpar com parlamentares de todos os níveis, nacionais, estaduais e municipais. Onde vamos parar?

 

 

 

Crime organizado

A Câmara dos Deputados reúne hoje a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado para tratar em audiência pública do projeto 5776/13 que regulamenta a investigação criminal no país. Com a medida acabarão as polêmicas, como aquelas ocorridas em Rondônia quando O Ministério Público Estadual se manifestou contrário as investigações dos deputados envolvidos no tráfico de drogas e estelionato.

 

O ex-governador Bianco começou uma serie de consultas a possíveis aliados  - Gente de OpiniãoFerrão afiado

A recente perda do esquema de vigilância, esta colocando o ex-senador Expedito Junior (PSDB) na oposição. A fama de se voltar contra aliados será alimentada mais uma vez nesta temporada. Como se sabe, Expedito já foi aliado dos ex-governadores Piana, Bianco e Cassol. O próximo a experimentar a ferroada do escorpião, como se vê, é Confúcio Moura nas eleições 2014.

 

Gente de OpiniãoOcupando espaço

Com espaço perdido nos últimos anos, novas lideranças estão surgindo em regiões até então dominadas por clãs políticos regionais, como os Donadons, em Vilhena; Os Muletas em Jaru, e os Amorins em Ariquemes. A maioria dos integrantes destas dinastias está enrolada com a justiça eleitoral e como fichas sujas impedida de disputar as eleições em 2014.

 

 

Vetos presidenciais

Em sessão conjunta, o Congresso Nacional realiza sessão nesta terça-feira para examinar vetos presidenciais. Alguns assuntos são polêmicos, como a Lei do Ato Médico, novos critérios para a partilha de repasse do Fundo de Participação dos Estados, além da extinção da multa de 10 por cento do FGTS.

 

 O ex-governador Bianco começou uma serie de consultas a possíveis aliados  - Gente de Opinião
 

Eleições 2014

Antes de se atirar na disputa do governo do estado, o ex-governador José de Abreu Bianco (DEM) começou uma serie de consultas a possíveis aliados na Assembléia Legislativa, na bancada federal e junto a prefeitos rondonienses. Ele em sido estimulado a entrar na peleja em vista do impedimento de dois ex-aliados, Ivo Cassol e Expedito Junior, que são da mesma faixa de votos.

 

Gente de OpiniãoBancada federal

Com o padre Tom (PT) entrando na disputa do governo, com Moreira Mendes (PSD) na condição de ficha suja (caso das passagens na ALE-RO), Natan Donadon (PMDB) preso e cassado, mais a desistência da reeleição de Carlos Magno (PP), a porteira da bancada federal esta aberta para a renovação dos quadros na Câmara dos Deputados.

 

Gente de OpiniãoPrá valer

Na briga por estas cadeiras na Câmara dos Deputados, já estão na área postulantes da estatura do ex-deputado federal Agnaldo Muniz (PSC-Cacoal), do ex-deputado estadual Daniel Pereira (PSB-Porto Velho), Aluísio Vidal (PSOL-Porto Velho), Mariana Carvalho (PSDB-Porto Velho), Lindomar Garçon (PV-P. Velho), Rodrigo Melo (PDT-Guajará Mirim), entre outros.
 

 

Via Direta

*** Os governadores estão de barbas de molho neste segundo semestre *** Ocorre que mais de vinte estados já passaram do limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal *** A expectativa dos estados de reverter à situação esta no Congresso Nacional, caso seja aprovado o aumento de repasses no FPE nesta terça-feira.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 17 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Jair Bolsonaro quer fazer barba, cabelo e bigode nas eleições em Rondônia

Jair Bolsonaro quer fazer barba, cabelo e bigode nas eleições em Rondônia

Vidas ricasA Amazônia é cantada em prosa e verso por suas grandezas, desde sua ampla biodiversidade até o inigualável volume do Rio Amazonas e a var

Os guerreiros estão em pé de guerra com as machadinhas afiadas

Os guerreiros estão em pé de guerra com as machadinhas afiadas

Borboletas cínicasJusto quando um dilúvio desaba sobre o Sul, no Norte se especula sobre com que condições atmosféricas os participantes da COP30 s

 Sérgio Gonçalves vai apanhar muito nos debates que virão

Sérgio Gonçalves vai apanhar muito nos debates que virão

Eleições já não resolvemO mundo está diante de uma encruzilhada climática: ou aplica recursos financeiros e tecnológicos para evitar a catástrofe a

Junho começa com uma série de especulações e balões de ensaio para as eleições

Junho começa com uma série de especulações e balões de ensaio para as eleições

Leite sem vacaEm todos os sentidos, do pessoal ao empresarial, quem não acompanhar o progresso da ciência será atropelado, arriscando-se a chegar a

Gente de Opinião Terça-feira, 17 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)