Sábado, 20 de maio de 2017 - 21h15
A luta pela emancipação
Em pronunciamento na Assembléia Legislativa, o deputado Ribamar Araujo (PR-Porto Velho) voltou a defender a emancipação dos distritos mais progressistas de Rondônia, lembrando a situação de Extrema (no extremo Norte de Porto Velho) e Tarilândia (Jaru) que lutam pela autonomia desde 1985 e que já superaram as exigências do IBGE, como aprovação dos respectivos plebiscitos.
Atualmente pelo menos oito localidades sonham com a emancipação em Rondônia e em alguns, casos, como o de Jacy-Paraná que explodiu com a construção da Usina de Jirau, este distrito de Porto Velho conta com mais densidade demográfica que pelo menos seis municípios rondonienses.
Dependendo do Congresso Nacional que estabeleceu regras mais rígidas para a autonomia de novos municípios as localidades de Extrema (Porto Velho), Tarilândia (Jaru), Nova Califórnia (Porto Velho), Triunfo (Candeias), Jacy-Paraná (Porto Velho), Colina Verde (Jorge Teixeira), Vista Alegre (Porto Velho) e Rio Pardo (Porto Velho) vivenciam o sonho da autonomia.
A banda pobre
Com o envolvimento do vice-prefeito Edgar do Boi no escândalo das propinas denunciado pela Folha de São Paulo, fica comprovada a existência de uma banda podre na administração tucana. Aliás, o prefeito Hildon, o ex-senador Expedito e outros tucanos sempre resistiram as investidas do PSDC que queria tomar conta da atual gestão e indicar o também propineiro Clodoaldo como secretário da Fazenda.
Eleições diretas
A maioria dos parlamentares da bancada amazônica no Congresso Nacional é favorável a renuncia imediata de o presidente Michel Temer e de eleições diretas ainda em 2017. No entanto, segundo a Constituição, havendo a renuncia do mandatário do Planalto, a eleição do novo presidente seria indireta, votando apenas os deputado federais e senadores.
Pressões aumentam
As pressões aumentam em todo pais para que o presidente Temer (PMDB) deixe o poleiro.Os dias continuam tensos em Brasília com o parlamento brasileiro pressionando o mandarim a deixar o cargo. A resistência de Temer em deixar a Presidência causa impasses no Congresso, com as votações da reforma paralisadas além dos estragos na economia devido ao cenário de desconfiança generalizada.
Cadê as obras?
Os deputados federais e senadores de Rondônia continuam pressionando o DNITT para iniciar as obras de recuperação da BR 364 e da malha viária rondoniense que acabou arrebentada durante o período de chuvas. Também se cobra o inicio imediato da dragagem do Rio Madeira para dar conta do aumento geométrico do volume de cargas de soja, carne, e madeira para exportação.
A deposição
Alguns deputados estaduais vêem na figura do diretor Geral do DER, Israel Neiva como um poderoso concorrente a Assembléia Legislativa e o pau já esta cantando nos bastidores visando sua deposição. O cargo tradicionalmente impulsiona carreiras políticas, como já ocorreu com Valdir Raupp que chegou ao governado e mais recentemente Luis Mosquini que conseguiu se eleger deputado federal.
Via Direta
***O colunista sempre lembrou que em Rondônia boi voa *** Agora, temos a figura do Boi Propinoski pastando uma braquiária gorda em Porto Velho *** Dá para confiar? Em cada obra que ele comanda deve estar cobrando 10 por cento, né? *** O verão chegou pra valer e vários bairros da zona Leste e da Zona Sul já padecem com o problema de abastecimento de água *** E esta situação deve se agravar mais adiante com o lençol freático baixando muito e comprometendo o nível da água potável nos chamados poços (caseiros) amazônicos
Jair Bolsonaro quer fazer barba, cabelo e bigode nas eleições em Rondônia
Vidas ricasA Amazônia é cantada em prosa e verso por suas grandezas, desde sua ampla biodiversidade até o inigualável volume do Rio Amazonas e a var
Os guerreiros estão em pé de guerra com as machadinhas afiadas
Borboletas cínicasJusto quando um dilúvio desaba sobre o Sul, no Norte se especula sobre com que condições atmosféricas os participantes da COP30 s
Sérgio Gonçalves vai apanhar muito nos debates que virão
Eleições já não resolvemO mundo está diante de uma encruzilhada climática: ou aplica recursos financeiros e tecnológicos para evitar a catástrofe a
Junho começa com uma série de especulações e balões de ensaio para as eleições
Leite sem vacaEm todos os sentidos, do pessoal ao empresarial, quem não acompanhar o progresso da ciência será atropelado, arriscando-se a chegar a