Porto Velho (RO) quarta-feira, 18 de junho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

No próximo dia 19, terça-feira, começa o horário eleitoral


No próximo dia 19, terça-feira, começa o horário eleitoral - Gente de Opinião

O horário eleitoral

Gente de OpiniãoNo próximo dia 19, terça-feira, começa o horário eleitoral gratuito, esquentando ainda mais as eleições ao governo do estado. Paralelamente, os eleitores terão uma overdose de entrevistas com os candidatos, de debates variados e sabatinas, na mídia impressa e nas emissoras de rádio e televisão.

Gente de OpiniãoGente de OpiniãoCom rivalidades tribais exacerbadas é previsível grandes embates entre os clãs políticos de Rolim de Moura, envolvendo candidatos Expedito Junior e Jaqueline Cassol, que foi sido escolhida a dedo pelo irmão Ivo para embates calorosos com o desafeto e já tem o discurso na ponta da língua. A tendência, no entanto,é que o governador Confúcio Moura (PMDB) receba a maior cota de ataques dos adversários nos debates e, por medida de segurança, que entre nos estúdios com capacete.

Gente de OpiniãoO clima de eleições já está esquentando com pesquisas encomendadas para todos os gostos e credos. Com relação ao IBOPE, recomendo prestar a atenção na última delas, já próxima das eleições, onde os equívocos durante a campanha acabaram corrigidos na reta final.

Gente de OpiniãoE prepare o seu coração para as coisas que eu vou lhe contar: vem muita baixaria pela frente. É típico da temporada em Rondônia. Os políticos adoram se enlamear.

A s   p e s q u i s a s

Gente de Opiniãocomitês eleitorais dos candidatos Expedito Junior (PSDB e aliados) e Confúcio Moura (PMDB e aliança) tiveram leituras diferentes sobre os resultados da pesquisa Ibope e cada um puxando a brasa para seu tambaqui. Mas a grande verdade é que o resultado foi uma decepção para os dois lados. As expectativas eram de uma largada mais convincente.

No próximo dia 19, terça-feira, começa o horário eleitoral - Gente de Opinião

Clima horrível

Gente de OpiniãoExiste um clima horrível para a classe política na capital. Nas andanças pelos bairros se houve muito falar em voto nulo ou até nem comparecer as urnas nas eleições de outubro. Até os formadores de opinião não estão conseguindo adesão para seus candidatos ainda. Mas ainda tem muita gente pensando no próprio umbigo, em favorecimentos pela troca do voto.

Mapa do voto

No próximo dia 19, terça-feira, começa o horário eleitoral - Gente de OpiniãoInicialmente as regiões do Vale do Jamari, Bacia Leiteira e Central vão garantindo a rapadura ao segundo turno para o governador Confúcio Moura. Já, o candidato polarizador Expedito Junior, tem os demais territórios, inclusive Porto Velho levando vantagem sobre o candidato chapa branca. Esta é a tendência inicial, cabe aos adversários tentarem reverter à situação, e sempre se lembrando que as coisas se decidem por aqui nos últimos 30 dias.

O mutirão

Gente de OpiniãoConfúcio tem como antídoto para sua baixa intenção de votos na capital – e tem feito isto até com sessões corujões - o mutirão que avança pelos bairros com encascalhamento das ruas e pavimentação. Expedito, prejudicado na primeira pesquisa, porque seu nome nem tinha sido deferido ainda, é mostrar a sua cara reabilitada pela justiça eleitoral, o que ele tem feito com suas carreatas.


 

Projeto EleiçõesNo próximo dia 19, terça-feira, começa o horário eleitoral - Gente de Opinião

Gente de OpiniãoCom o sorteio dos candidatos ontem à tarde, o SGG abriu o seu projeto de cobertura das eleições, sob o comando do trio parada dura, Lubiana, Marcelinho e Solano. De hoje até o pleito, o Diário da Amazônia, a Rede TV, as rádio Globo (Porto Velho) e Alvorada (Ji-Paraná) o Portal SGC de comunicações e mais outros veículos da capital e do interior, que vão retransmitir os debates e sabatinas em cadeia, como é ocaso do portal gentedeopiniao.

No próximo dia 19, terça-feira, começa o horário eleitoral - Gente de Opinião

 

Via Direta

*** O Senado aprovou aposentadoria especial para os pescadores com 25 anos de contribuição previdenciária ***O reajuste dos transportes coletivos em Porto Velho voltou forte nos bastidores. Fala-se em R$ 3,00 ***Os preços dos imóveis caíram nas principais capitais brasileiras nos últimos meses. Porto Velho padece com a mesma tendência desde janeiro.

No próximo dia 19, terça-feira, começa o horário eleitoral - Gente de Opinião

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 18 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O marketing político de Sérgio Gonçalves está falhando

O marketing político de Sérgio Gonçalves está falhando

Experimento crucialSó na literatura mais fantástica e na distopia se pode imaginar a Amazônia seca, mas no ano 2000 a ciência entrou na parada: sur

Jair Bolsonaro quer fazer barba, cabelo e bigode nas eleições em Rondônia

Jair Bolsonaro quer fazer barba, cabelo e bigode nas eleições em Rondônia

Vidas ricasA Amazônia é cantada em prosa e verso por suas grandezas, desde sua ampla biodiversidade até o inigualável volume do Rio Amazonas e a var

Os guerreiros estão em pé de guerra com as machadinhas afiadas

Os guerreiros estão em pé de guerra com as machadinhas afiadas

Borboletas cínicasJusto quando um dilúvio desaba sobre o Sul, no Norte se especula sobre com que condições atmosféricas os participantes da COP30 s

 Sérgio Gonçalves vai apanhar muito nos debates que virão

Sérgio Gonçalves vai apanhar muito nos debates que virão

Eleições já não resolvemO mundo está diante de uma encruzilhada climática: ou aplica recursos financeiros e tecnológicos para evitar a catástrofe a

Gente de Opinião Quarta-feira, 18 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)