Quinta-feira, 1 de janeiro de 2009 - 18h37
De Porto Novo a Porto Velho, história do Estado começa com um decreto imperial de 1873
Janeiro é um fundamental para a história de Rondônia. Foi em 15 de janeiro de 1873 que o imperador dom Pedro II assinou o Decreto-Lei nº 5.024, autorizando navios mercantes de todas as nações a subir o rio Madeira. Até então, havia na região um porto criado pelos militares desbravadores, mas para facilitar a atracação em Santo Antônio veio a ser criado uma nova instalação portuária – o Porto Novo. Em conseqüência, a instalação anterior, que apresentava maior segurança, apesar das dificuldades operacionais e da distância até Santo Antônio, ponto inicial da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, passou a ser o Porto Velho, nos arredores do qual se formaria a cidade.
Essa formação se deu a partir de 1907, com as obras da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, mas a região já havia sido alvo de inúmeras visitas técnicas. Já em meados do século XIX, crescia o interesse na construção de uma ferrovia capaz de propiciar a superação do trecho encachoeirado do rio Madeira (cerca de 380 km) e dar vazão à borracha produzida na Bolívia e na região de Guajará-Mirim. Na época, a localidade escolhida para construção do porto onde o caucho seria transbordado para os navios seguindo então para a Europa e os Estados Unidos da América, foi Santo Antônio do Madeira, província de Mato Grosso, surgindo então o Porto Novo.
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