Porto Velho (RO) domingo, 15 de junho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Guerra de pesquisas na reta de chegada


A reta final promete uma guerra de pesquisas entre os candidatos à prefeitura de Porto Velho. Cinco institutos registraram pesquisas no TRE nos últimos dias e os resultados e começam a ser divulgadas a partir de amanhã, dia 3. A maioria delas – inclusive o Ibope – serão divulgadas no dia 5, logo depois do debate promovido pela TV Rondônia.Guerra de pesquisas na reta de chegada - Gente de Opinião

As pesquisas registradas são dos institutos Previsão, Ibope, Fonte Real, Phoenix e PRPL. O Ibope vai divulgar sua enquete pela TV Rondônia e os demais institutos abriram contatos com os jornais diários interessados e aqueles candidatos que estiverem na frente vão usar as pesquisas exaustivamente para convencer o eleitorado nos últimos dais de campanha que são as melhores opções.

Mesmo com o risco de serem desmoralizados, ainda existem institutos com coragem de divulgar sondagens fajutas no próprio dia da eleição. Mas a maioria deles trata de ajustar os números na ultima enquete para garantir credibilidade e trabalhos futuros. Entre eles, o Ibope sempre ajusta a coisa mais próxima da realidade na sua última enquete.

Em contato ontem com representantes de institutos, a reportagem obteve como resultado uma média envolvendo o primeiro pelotão. A Primeira conclusão é que Porto Velho terá eleições em dois turnos. Havendo eleição em duas etapas, as duas vagas seriam ocupadas neste momento por Lindomar Garçon (que perdeu alguns pontinhos nas últimas semanas), Mário Português (em curva ascendente). No entanto, conforme enfatiza o Instituto Previsão, tanto Mauro Nazif (PSB) como Mariana Carvalho (PDB) ainda estão no jogo e com chances de conquistar uma vaga no segundo turno.

Ao meio das gravações finais de programas, caminhadas nas principais avenidas os candidatos se prepararam para os debates finais e o encerramento das campanhas com carretas e comícios. Os redutos mais visados são a Zona Leste (eixo Tancredo/ JK/Ulysses) e Zona Sul (Eldorado/ Caladinho/Conceição) onde estão localizados quase dois terços dos 280 mil eleitores da capital.

Fonte: Carlos Sperança

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 15 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os guerreiros estão em pé de guerra com as machadinhas afiadas

Os guerreiros estão em pé de guerra com as machadinhas afiadas

Borboletas cínicasJusto quando um dilúvio desaba sobre o Sul, no Norte se especula sobre com que condições atmosféricas os participantes da COP30 s

 Sérgio Gonçalves vai apanhar muito nos debates que virão

Sérgio Gonçalves vai apanhar muito nos debates que virão

Eleições já não resolvemO mundo está diante de uma encruzilhada climática: ou aplica recursos financeiros e tecnológicos para evitar a catástrofe a

Junho começa com uma série de especulações e balões de ensaio para as eleições

Junho começa com uma série de especulações e balões de ensaio para as eleições

Leite sem vacaEm todos os sentidos, do pessoal ao empresarial, quem não acompanhar o progresso da ciência será atropelado, arriscando-se a chegar a

 Marcos Rocha teve a eficiência garantindo os melhores indicativos para a economia

Marcos Rocha teve a eficiência garantindo os melhores indicativos para a economia

Anda ou fica no caminhoSó há um caminho possível para quem quer se dar bem ou pelo menos sobreviver no mercado, considerando as mudanças rápidas qu

Gente de Opinião Domingo, 15 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)