Terça-feira, 17 de agosto de 2010 - 10h38
A ausência do governador João Cahulla (PPS) prejudicou o primeiro debate entre os candidatos ao governo de Rondônia realizado segunda-feira à noite pela Universidade Federal de Rondônia – Unir com transmissão ao vivo pela Record News. A qualidade do candidato do PMDB Confúcio Moura fez a grande diferença no confronto, mas o petista Eduardo Valverde também obteve uma boa performance.
A ausência do fujão Cahulla – com a desculpa de compromissos marcados anteriormente - pegou mal, mesmo porque ele tem um embate direto com Expedito Júnior (PSDB) por uma vaga ao segundo turno e precisa provar ao cassolismo que esta mais preparado que o ex-senador para merecer o legado político do ex-governador Ivo Cassol. Mesmo assim ele tem refugado os debates e até em longas entrevistas nas emissoras de televisão onde tem escalado o vice Tziu Jidaias.
Durante o encontro dos governadoraveis se viu um Expedito Junior (PSDB) com dificuldades em abordar os temas propostos embromando muito nas respostas (principalmente no tocante a meio ambiente) e Marcos Sussuarana (PSOL) se enrolando visivelmente quando foi chamado a discorrer sobre a questão de ciência e tecnologia na área de saúde.
Na falta de preparo de Expedito e Sussuarana, o candidato da “Aliança”, o ex-prefeito Confúcio Moura acabou brilhando, sempre com as respostas na ponta da língua. Moura deu um banho nos adversários.
Debate prejudicado
O debate da Unir acabou prejudicado pela ausência de um dos candidatos de ponta, o governador João Cahulla, talvez com receio de ser objeto de ataques da oposição, inventou uma desculpa esfarrapada e não compareceu. Logo ele que trabalha bem na frente do velho casarão que abriga a sede central da Unir, o local do encontro.
Cahulla, pelo que se vê, é uma antítese de Cassol, já que o ex-governador é despachado, não sem papas da língua, e encara todos os debates, sem medo. Já, o atual governador pode ser prejudicado nas pesquisas mais adiante, se continuar assim.
Fonte: Carlos Sperança - [email protected]
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / Siga o Gentedeopinião noTwitter / YouTube
Turismo / Imagens da História
Carteis de drogas tomando conta novamente de Rondônia
O barato sai melhorEm séculos de devastação, só alguns poucos naturalistas alertaram para a necessidade de preservar a biodiversidade, como Alexand
Hildon Chaves e o atual prefeito de Cacoal Adailton Fúria estão em dificuldades
Ideias que pegamHá ideias que pegam de imediato, mesmo equivocadas, como a mania de apostar baseada na ilusão da riqueza fácil, e as que tardam a p
O MDB rachou de vez com vistas às eleições de 2026
Superar as previsões O “profeta” Joseph Rutherford previu, em 1918, que o mundo acabaria em 1925. Muitos outros pretensos adivinhos fixaram datas p
A fartura de candidaturas femininas na temporada de 2026 para a Câmara dos Deputados em Rondônia
Abelhas gigantesNa Amazônia há muita grandeza, desde a vasta extensão da floresta até suas gigantescas árvores e robustos animais. Mas é preciso ta