Sexta-feira, 20 de dezembro de 2013 - 19h40
Pagamento em dia
Sob apupos dos oposicionistas Hermínio Coelho e Ivo Cassol, que afirmavam de rádio em rádio que o estado estava falido e que atrasaria os salários, o governo da Cooperação encerra 2013, pagando do décimo terceiro – que aconteceu no dia 13 - e do salário de dezembro no mês trabalhado, a partir do dia 24, terça-feira.
A crise anunciada pela oposição, de fato existiu, e foi sentida a partir dos equívocos no orçamento 2013, quando as previsões orçamentárias deram para trás. De lá para cá, o governador Confúcio Moura aplicou uma economia de guerra, economizando trocados e sacrificando os fornecedores. Nem situações emergenciais, como a do Hospital do Câncer de Barretos, foi contornada e a própria instituição padece com 3 meses de atraso.
O atual governador mostrou que mesmo com a crise, foi possível quebrar paradigmas e vai contornando vodus dos adversários, que profetizavam ainda na campanha de 2010 de que o governo do PMDB atrasaria o pagamento dos salários – prática comum em gestões peemedebistas. Com o Ibope em alta, mais tantas obras sendo inauguradas e outras previstas a partir de março, ele voltou a pensar no seu projeto de reeleição.
Frentão repercute
A formação do “Frentão”, tendo como cabeças de pontes o PSDB de Expedito Junior e os Democratas de José Bianco e com vários outros partidos aderindo – e podem entrar ainda desde o PDSC de Neodi Carlos até o PSD de Moreira Mendes - é o fato político que mais repercutiu nos últimos dias. A formação já encorpou com a adesão do Solidariedade e do PEN outros nanicos
Confúcio do Boné
Assim como Jerônimo Santana que tinha sua bengala como símbolo e Ivo Cassol, que tem o chapéu, o governador Confúcio Moura adotou o boné. Nas mais recentes solenidades, em todas, lá estava ele com sua careca reluzente coberta pelo adereço. Aliados dizem que é um amuleto para dar sorte e que “ele fica mais novo”. Um talismã rejuvenescedor?
Chapa completa
O PSDB vai disputar a Assembléia Legislativa com chapa completa, tendo 25 pretendentes. Sobre as reclamações dos tucanos Euclides Maciel e Jean de Oliveira que de que a chapa é a fraca, o cacique tucano Expedito Junior foi contundente. “Porque não pensaram nisto antes? Desde do início sabiam que seria chapa completa e quais seriam os candidatos”.
O arrependimento
Convencidos pelos seus advogados que logo depois que se entregasse estaria livre e solto para voltar a Assembléia Legislativa, o ex-presidente da Casa de Leis Valter Araujo além de não gozar da liberdade desejada esta pegando uma condenação atrás da outra. E tudo atrás das grades.
O contragolpe
Pela primeira vez, em mais de 30 anos de sua fundação, o Clube de Teatro Êxodo, que encena anualmente a peça O Homem de Nazaré, foi vitima de um golpe político da oposição. Neste momento os antigos diretores trabalham num contra-golpe para reassumir o poder. Tudo isto esta desgastando e atrasando os projetos de final de ano e de 2014.
Via Direta
*** O ex- frouxo Confúcio Moura mostrou todo seu preparo e conhecimento do estado no programa Rondônia em Debates, na quinta-feira, pela rede TV. *** Os políticos já começaram a grande debandada de final de ano *** O presidente da Assembléia Legislativa Hermínio Coelho optou por viajar de carro para visitar os familiares no Nordeste.
O marketing político de Sérgio Gonçalves está falhando
Experimento crucialSó na literatura mais fantástica e na distopia se pode imaginar a Amazônia seca, mas no ano 2000 a ciência entrou na parada: sur
Jair Bolsonaro quer fazer barba, cabelo e bigode nas eleições em Rondônia
Vidas ricasA Amazônia é cantada em prosa e verso por suas grandezas, desde sua ampla biodiversidade até o inigualável volume do Rio Amazonas e a var
Os guerreiros estão em pé de guerra com as machadinhas afiadas
Borboletas cínicasJusto quando um dilúvio desaba sobre o Sul, no Norte se especula sobre com que condições atmosféricas os participantes da COP30 s
Sérgio Gonçalves vai apanhar muito nos debates que virão
Eleições já não resolvemO mundo está diante de uma encruzilhada climática: ou aplica recursos financeiros e tecnológicos para evitar a catástrofe a