Porto Velho (RO) quarta-feira, 18 de junho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Follador em alta


O fluxo de haitianos

Em 2010 as caravanas de haitianos que chegavam pelo Acre desembarcavam em Rondônia para suprir demanda de mão de obra na construção civil, coleta de lixo e outros trabalhos braçais que os brasileiros estavam considerando descartáveis. Follador em alta - Gente de OpiniãoA oferta de trabalho com carteira assinada era farto, era o auge da construção da Usina de Santo Antonio e o inicio das obras de Jirau.

Desde o ano passado, com a abrupta queda de emprego em Porto Velho, parte dos haitianos foi embora e os comboios dos imigrantes que continuam desembarcando no Brasil pelas fronteiras acrianas passam ao largo da capital rondoniense em direção a São Paulo - que triplicou o recebimento de imigrantes - e aos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, para trabalhar em frigoríficos e em cidades pólos de confecção e cerâmica.

Como ocorreu em Porto Velho há quatro anos, antes de ser constatado que os haitianos eram gente qualificada e trabalhadora, os paulistas, paranaenses, catarinenses e gaúchos estão recebendo os contingentes de negros com reserva e muitas vezes com viés de racismo. E a coisa piorou agora com a queda do nível de emprego no Brasil.


Follador em alta

Follador em alta - Gente de OpiniãoO deputado estadual Adelino Follador (DEM-Ariquemes), o mais votado a Assembléia Legislativa – quase 20 mil votos – deve suceder o ex-governador José Bianco na presidência estadual dos Democratas. Caberá ao representante do Vale do Jamari a reestruturação do partido em todo estado e a política de alianças do partido para 2016. O DEM já pensa em candidatura a prefeito na capital.
 

Tucanos em Jipa

Follador em alta - Gente de OpiniãoCom os olhos voltados as eleições municipais, o PSDB já trabalha na renovação dos diretórios municipais. Em Ji-Paraná o comando será transferido para o ex-deputado estadual Euclides Maciel que trabalha na formação de um “Frentão” de oposição para uma provável disputa polarizada com o atual prefeito Jesualdo Pires, considerado o favorito da peleja.


 

Os protestos

Algumas cidades do Paraguai e da Bolívia estão convocando a população para apoiar o movimento Fora Dilma, ato programado para acontecer neste domingo no Brasil. Com o dólar alto – eles atribuem responsabilidade do governo brasileiro – os compristas e sacoleiros brasileiros estão sumindo e causando sérios prejuízos aos comerciantes dos países vizinhos.


 

Expedito confiante

Follador em alta - Gente de OpiniãoFollador em alta - Gente de OpiniãoO ex-senador Expedito Junior - que já foi duas vezes no TRE para assumir o cargo de governador por conta da cassação de Confúcio Moura e foi barrado no baile esta confiante e acredita que nos próximos 40 dias tudo se resolva a seu favor. O tucano tem falado para sua militância que esta preparado para assumir a gestão estadual e que a cassação de Confúcio deverá ser ratificada pelo TSE.


 

Nas proporcionais

Em votação, no meio da semana, o Senado confirmou a tendência de tirar coligação nas eleições proporcionais de vereadores em 2016. Caso os partidos sejam obrigados a lançar nominatas próprias, algumas legendas vão levar vantagem em Porto Velho, principalmente o PMDB, PSB, PT, o PSDB e o PV que estão mais bem estruturados e com maior numero de filiados para os embates. Falta a confirmação ainda na Câmara dos Deputados para virar lei.

Via Direta

*** O Movimento Fora Dilma cresce também nos países com imigrantes brasileiros, como nos EUA e Inglaterra *** No Paraguai e na Bolívia o movimento será em apoio aos protestos no Brasil neste domingo, pois os vizinhos estão incomodados com a retração comercial devido à alta do dólar *** O Rio Madeira esta num jogo de gato e rato com os comerciantes da zona portuária. Sobe e desce todo dia...

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 18 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O marketing político de Sérgio Gonçalves está falhando

O marketing político de Sérgio Gonçalves está falhando

Experimento crucialSó na literatura mais fantástica e na distopia se pode imaginar a Amazônia seca, mas no ano 2000 a ciência entrou na parada: sur

Jair Bolsonaro quer fazer barba, cabelo e bigode nas eleições em Rondônia

Jair Bolsonaro quer fazer barba, cabelo e bigode nas eleições em Rondônia

Vidas ricasA Amazônia é cantada em prosa e verso por suas grandezas, desde sua ampla biodiversidade até o inigualável volume do Rio Amazonas e a var

Os guerreiros estão em pé de guerra com as machadinhas afiadas

Os guerreiros estão em pé de guerra com as machadinhas afiadas

Borboletas cínicasJusto quando um dilúvio desaba sobre o Sul, no Norte se especula sobre com que condições atmosféricas os participantes da COP30 s

 Sérgio Gonçalves vai apanhar muito nos debates que virão

Sérgio Gonçalves vai apanhar muito nos debates que virão

Eleições já não resolvemO mundo está diante de uma encruzilhada climática: ou aplica recursos financeiros e tecnológicos para evitar a catástrofe a

Gente de Opinião Quarta-feira, 18 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)