Domingo, 30 de agosto de 2015 - 05h03
Enfim, o novo sistema
Com a caducidade das concessões das atuais empresas de transportes coletivos confirmada na justiça, a organização Ocimar – do interior de São Paulo - se prepara para assumir o sistema local. O contrato da nova concessionária já foi firmado e dos ônibus novos anunciados, agora eles serão seminovos, mas todos adaptados para receber cadeirantes e dotados de ar refrigerado, etc, etc.
A Prefeitura de Porto Velho esta tomando todos os cuidados para que a transição não resulte em problemas porque até lá as duas empresas atuais terão que tocar o barco, aguardando a implantação da nova, que também terá que resolver alguns abacaxis desde já, como assumir os motoristas e cobradores das antigas. A torcida é que não dê chabu.
Manter a tarifa de R$ 2,60 mais um ano será um desafio para o atual prefeito Nazif que conseguiu a proeza de assegurar a passagem três anos sem dar reajuste, mesmo pressionado. Considero previsível um aumento de R$ 3,00 a R$ 3,20 que é o que se cobra em cidades do mesmo porte pelo Brasil afora.
As acomodações
Com a janela criada para a mudança de partidos sem a penalidade de perder o mandato, pelo menos dois deputados estaduais e possíveis candidatos a prefeitura de Porto Velho estão buscando novos caminhos. Trata-se do petista Ribamar Araujo e de Hermínio Coelho (PSD). O último foi muito prejudicado com a aliança com o clã Moreira Mendes na última campanha
Eleições 2016
Os partidos vão seguindo o calendário eleitoral e renovando seus diretórios municipais com campanha de filiações. Quem estiver interessado em 2016 disputar cargos eletivos – para prefeito e vereador - só terá o mês de setembro para se decidir. A novidade é que pularemos de 32 para 33 partidos, já que o Rede de Sustentabilidade, liderado por Marina Silva está obtendo o registro no TSE.
A quebra
O restaurante popular instalado pelo governo do estado na Zona Leste de Porto Velho – a região mais populosa da cidade – foi muito bem recebido e aprovado pelo povão. Mas teve também o outro lado da moeda: sem suportar a concorrência – refeição a R$ 1,00 – três restaurantes pequenos fecharam e 16 funcionários ganharam o olho da rua. Tempos bicudos.
Emperrada
Quando já se tinha tudo certo de novo quanto à conclusão da BR 319, que liga Porto Velho a Manaus, novamente os entraves ambientais falaram mais alto e a coisa voltou a emperrar. Acreditava-se que depois da inauguração da ponte sobre o Rio Madeira as coisas seriam mais rápidas no miolo, já que a parte do trecho da rodovia entre Porto Velho e Humaitá e depois da cidade amazonense já está restaurado e tinindo.
Os problemas
Querendo ou não o próximo prefeito de Porto Velho, seja quem for o eleito, vai ter continuar enfrentando dois problemas que vão se arrastar pelo menos mais uma década na cidade: alagações e regularização fundiária. A capital tem regiões pantanosas de difícil drenagem e as invasões de áreas públicas já faz parte da cultura local. Todo ano temos meia dúzia pelo menos.
Via Direta
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