Porto Velho (RO) quarta-feira, 18 de junho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Coluna sem papas na língua 28/08/15


Alívio aos municípios

Alguma coisa valeu as pressões dos prefeitos brasileiros que já fizeram dezenas de marchas municipalistas á Brasília nos últimos anos. A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados acaba de aprovar projeto que proíbe a União de impor mais despesas aos estados e municípios.

Falidas e endividadas, as prefeituras não tem mais como suportar os encargos que o governo federal tem transferido aos municípios nos últimos anos. É uma situação de penúria tão grande, que a maioria das cidades está com suas gestões com a corda no pescoço e com seus administradores ameaçados pelos rigores da Lei de Responsabilidade Fiscal.

O autor da proposta, deputado Mendonça Filho (DEM-PE) explicou que a intenção é criar um guarda-chuva protetor para estados e municípios para que não sejam surpreendidos com novas obrigações sem ter receitas para honrar essas despesas. A aprovação da proposta, no entanto, só foi possível depois de um acordo fechado com a base do governo.


Novo diretório

Com a eleição neste sábado, o PDT de Porto Velho passará a contar com Diretório definitivo e apto a tratar da política de alianças nas eleições municipais do ano que vem. A atual comissão executiva liderada pelo advogado Cristiano Lopes fala no lançamento de candidatura própria, uma exigência do Diretório Nacional em todas as capitais do país. Duas chapas na peleja.

Uma coalizão

O deputado estadual Ribamar Araujo esta deixando o PT e deve disputar a prefeitura de Porto Velho liderando uma coalizão de cinco partidos. Tudo continua guardado em sete chaves para que a coisa tenha o impacto necessário quando divulgado. Com credibilidade, Ribamar é um político pitoco, um dos raros políticos sem manchas no estado e entra na peleja com força.

Cunha x Renan

O PMDB vive dias difíceis. Tem senadores e deputados envolvidos na Operação Lava Jato e a encrenca entre o presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (RJ) e do presidente do Senado Renan Calheiros (AL) tende a desgastar ainda mais o partido. Cunha diz que se cair vai abrir o bico e levar muita gente junto lembrando a deputada Ana da Oito em Rondônia na legislatura passada que fez ameaça semelhante.

Quebrados

Os municípios rondonienses – salvo honrosas exceções – estão quebrados e em dificuldades de honrar seus compromissos com servidores e fornecedores. Em Rolim de Moura, o recém empossado Luizão do Trento que sucedeu Cessar Cassol foi obrigado a demitir; em Jaru o vice que assumiu, Inaldo Pedro Alves, se viu obrigado a colocar combustível nas ambulâncias com dinheiro do bolso.

As grandes obras

O deputado estadual Lazinho da Fetagro (PT-Jaru) afirmou que as grandes obras na Amazônia – em especial as hidrelétricas em Rondônia e no Pará – têm causado graves prejuízos para a população sem as devidas contrapartidas para as regiões atingidas com suas populações impactadas no meio ambiente. A preocupação agora do parlamentar é com a Usina de Tabajara, a ser erguida em Machadinho do Oeste.


 

Via Direta

***Não é a toa que o Pronto Socorro João Paulo II tem ainda pacientes agonizando pelos corredores e puxadinhos *** Ocorre que aumentou geometricamente o numero de acidentes envolvendo motos nas últimas semanas na capital *** Depois de denuncias no Fantástico, o Ministério da Educação promete uma varredura na farra de criação de novas Faculdades de Medicina no País *** Rondônia pode entrar no olho do furacão de novo...

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 18 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O marketing político de Sérgio Gonçalves está falhando

O marketing político de Sérgio Gonçalves está falhando

Experimento crucialSó na literatura mais fantástica e na distopia se pode imaginar a Amazônia seca, mas no ano 2000 a ciência entrou na parada: sur

Jair Bolsonaro quer fazer barba, cabelo e bigode nas eleições em Rondônia

Jair Bolsonaro quer fazer barba, cabelo e bigode nas eleições em Rondônia

Vidas ricasA Amazônia é cantada em prosa e verso por suas grandezas, desde sua ampla biodiversidade até o inigualável volume do Rio Amazonas e a var

Os guerreiros estão em pé de guerra com as machadinhas afiadas

Os guerreiros estão em pé de guerra com as machadinhas afiadas

Borboletas cínicasJusto quando um dilúvio desaba sobre o Sul, no Norte se especula sobre com que condições atmosféricas os participantes da COP30 s

 Sérgio Gonçalves vai apanhar muito nos debates que virão

Sérgio Gonçalves vai apanhar muito nos debates que virão

Eleições já não resolvemO mundo está diante de uma encruzilhada climática: ou aplica recursos financeiros e tecnológicos para evitar a catástrofe a

Gente de Opinião Quarta-feira, 18 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)