Porto Velho (RO) quarta-feira, 18 de junho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Coluna sem papas na língua 13/12/14


 

A bolha rondoniense

Depois de um período de grandes lançamentos e de preços lá em cima, o mercado imobiliário de Porto Velho, um dos mais auspiciosos do país desde o final da década passada, entrou em declínio. Já não se vende e tampouco se aluga como antes e a insistência de proprietários em manter preços lá em cima, deixa como rastro centenas de imóveis comerciais e residenciais desocupados inclusive no centro comercial.

Restou a algumas incorporadoras a humilhação de suspender a construção de torres comerciais – com muitas salas e apartamentos vendidos-  e aquelas com unidades ainda disponíveis lançar mão de descontos de até 30 por cento.

A bolha imobiliária rondoniense chegou prá valer. Uma parte dos corretores de imóveis está mudando de profissão, imobiliárias com menor estrutura fecharam e não existe uma expectativa local de melhoras na economia para o setor voltar a crescer no ano que vem.

No caso de Porto Velho, uma cidade que ainda não se recuperou da maior cheia do século a situação é mais difícil, pois o plano de recuperação com os recursos prometidos pela União até agora não chegaram. Não bastasse se exagerou nos lançamentos de apartamentos e de loteamentos e o resultado esta aí, a vista de todos, para tamanho olho gordo.

No Congresso

A votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias ficou para a semana que vem e os parlamentares já foram convidados pelo presidente Renan Calheiros para o ato. Num ano repleto de escândalos envolvendo deputados federais e senadores – Rondônia “brilhou” no quesito com Natan Donadon e Ivo Cassol - muita coisa ficou para trás e muitas reformas proteladas para o próximo ano.

Na Assembléia

Já, no que ser refere à Assembléia Legislativa de Rondônia, depois da votação da lei orçamentária tudo esta calmo e a casa de leis se prepara para entrar em recesso a partir da semana que vem. No entanto é aguardada convocação de sessões extraordinárias para o meio de semana, ou logo após a cerimônia de diplomação dos deputados eleitos nas eleições de outubro, dia 14.

As conversações

Com os ventos a favor da nau Presidente Vargas – já não se acredita no afastamento do timoneiro Confúcio Moura – as conversações entre os partidos para definir as indicações de novos secretários aumentaram nas últimas horas. É claro, que toda hora ainda existem sobressaltos e qualquer boato pode deixar todo mundo em pânico. Afinal, quem deve, teme!

A vampirização

A banalização das operações policiais em Rondônia é tamanha e com tal intensidade parecendo que o Ministério da Justiça montou plantão da Policia Federal para atender a demanda de criminosos do colarinho branco em geral, no atacado e no varejo. Nada mais surpreende os portovelhenses, pois todo tipo de golpe já foi aplicado por aqui e alguns já bem manjados.

Bico do corvo

Não querendo voduzar ninguém – mais já voduzando! – estima-se que pelo menos três deputados estaduais eleitos e dois federais estão no bico do corvo. Os suplentes imediatos se fazem de santinhos, mas estão com o punhal afiado e recheando a justiça eleitoral de provas. Alguns, de tão otimistas, já estão gastando por conta para s festas de Natal e Ano Novo! Será que vão se dar bem?

Via Direta

*** O caso das emendas parlamentares nas feiras agropecuárias já está sob investigação *** Ocorre que as entidades recebiam recursos do governo para não cobrar ingresso da população *** Trocando de saco para mala: com Habeas Corpus assegurado no Supremo, o deputado federal eleito Lucio Mosquini escapou do vexame da prisão ***Todo sob medida para a diplomação dia 17....

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 18 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O marketing político de Sérgio Gonçalves está falhando

O marketing político de Sérgio Gonçalves está falhando

Experimento crucialSó na literatura mais fantástica e na distopia se pode imaginar a Amazônia seca, mas no ano 2000 a ciência entrou na parada: sur

Jair Bolsonaro quer fazer barba, cabelo e bigode nas eleições em Rondônia

Jair Bolsonaro quer fazer barba, cabelo e bigode nas eleições em Rondônia

Vidas ricasA Amazônia é cantada em prosa e verso por suas grandezas, desde sua ampla biodiversidade até o inigualável volume do Rio Amazonas e a var

Os guerreiros estão em pé de guerra com as machadinhas afiadas

Os guerreiros estão em pé de guerra com as machadinhas afiadas

Borboletas cínicasJusto quando um dilúvio desaba sobre o Sul, no Norte se especula sobre com que condições atmosféricas os participantes da COP30 s

 Sérgio Gonçalves vai apanhar muito nos debates que virão

Sérgio Gonçalves vai apanhar muito nos debates que virão

Eleições já não resolvemO mundo está diante de uma encruzilhada climática: ou aplica recursos financeiros e tecnológicos para evitar a catástrofe a

Gente de Opinião Quarta-feira, 18 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)