Porto Velho (RO) terça-feira, 17 de junho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Chegamos à contagem regressiva e em poucos dias será conhecido o novo prefeito de Porto Velho - Por Carlos Sperança


Chegamos à contagem regressiva e em poucos dias será conhecido o novo prefeito de Porto Velho - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

Se as últimas pesquisas tiverem algum fundo de verdade, neste momento da reta de chegada o eleitorado de Porto Velho começa a projetar o voto útil, ou seja, fazer a opção por aquele candidato da oposição com melhores condições de bater o prefeito Mauro Nazif (PSB) no segundo turno. Neste sentido, a coisa está embolada entre o deputado estadual Leo Moraes (PTB) e o ex-prefeito Roberto Sobrinho (PT), quase num empate técnico, mas com o último enrolado com a Justiça e com risco de perder o registro da candidatura.

Neste afunilamento da campanha quero registrar alguns aspectos interessantes. Léo Moraes levou a melhor sobre o tucano Hildon Chaves na busca do legado da deputada Mariana Carvalho. Trata-se de uma faixa de eleitores com perfil jovem, entre 18 a 30 anos.

Chegamos à contagem regressiva e em poucos dias será conhecido o novo prefeito de Porto Velho - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

Outra batalha de faixa de votos que ocorre nesta disputa é entre Williames Pimentel (PMDB) e Roberto Sobrinho (PT). O petista inibiu o crescimento do candidato do PMDB, levando a melhor até agora na busca por uma vaga no segundo turno. Mas se Sobrinho for punido pelo TSE, Pimentel entra na reta final com boa chance de seguir em frente.

Chegamos à contagem regressiva e em poucos dias será conhecido o novo prefeito de Porto Velho - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

Chegamos à contagem regressiva e em poucos dias será conhecido o novo prefeito de Porto Velho e que pelo menos o eleito cumpra as promessas da plataforma de campanha. A maioria não cumpre.



A segurança pública

Chegamos à contagem regressiva e em poucos dias será conhecido o novo prefeito de Porto Velho - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

Ao contrário do que diziam o ex-prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, e o atual prefeito Mauro Nazif, a questão da segurança pública também diz respeito às municipalidades. O ex-prefeito de Curitiba, Rafael Grecca, candidato do PMN novamente ao Paço Municipal da capital paranaense, afirma isto com todas as letras: Grecca sintetiza: “É papel do prefeito alinhar e coordenar as forças de segurança”. Além disto, ele apresenta ideias inovadoras para tentar reduzir a criminalidade, entre elas, por exemplo, as “torres de sentinelas” e os “botões de (alerta) pânico”, através da criação de um sistema de vigilância eletrônico plugado a todos os prédios públicos, aproveitando as antenas de rádio e televisão espalhadas pela cidade.

Curitiba também conta com sua Guarda Municipal como todas as capitais, que tanto Sobrinho e Nazif teimosamente se recusaram a criar, para conter a violência. Importante também seria a criação de uma patrulha escolar municipal para espantar os traficantes das proximidades das escolas municipais.

Lembro destas situações que passaram, mas registro que tanto Sobrinho quanto o prefeito Nazif já se mostram com a cabeça mais aberta nesta campanha para que a municipalidade assuma seus compromissos com a segurança pública. É indispensável.


O bicho pegando

Chegamos à contagem regressiva e em poucos dias será conhecido o novo prefeito de Porto Velho - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

Já correndo a contagem regressiva para a eleição de 2 de outubro, o bicho está pegando entre os candidatos em todo território nacional. A central de boatos aumenta e temos uma queimação geral em cima dos postulantes melhor aquinhoados pelas pesquisas eleitorais.

Sobre um determinado candidato a prefeito da região Norte, corre um movimento pelas igrejas evangélicas de periferia que por ele ter a condição de homossexual “não merece o apoio do povo de Deus”. Como se sabe, evangélicos e gays não se bicam do Oiapoque ao Chuí, e neste momento o bicho está pegando para o referido candidato que, diga-se de passagem, não é assumido e nem defende as bandeiras do GBLTS.

Embora o eleitorado evangélico seja grande na capital, e mesmo que o tal político realmente seja gay, não se sabe até agora que tenha sido discriminado na atual campanha por isto. Muito pelo contrário, tem sido bem recebido. Outra coisa: mesmo que os evangélicos caiam fora do palanque deste candidato, o público do segmento gay é muito forte na região citada, o que pode compensá-lo com as eventuais perdas por retaliações evangélicas.

Outros postulantes locais também recebem carga nesta reta final. Desde a notícia do registro de um candidato suspenso pela Justiça Eleitoral, até de outro, que estaria envolvido com o crime organizado.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 17 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Jair Bolsonaro quer fazer barba, cabelo e bigode nas eleições em Rondônia

Jair Bolsonaro quer fazer barba, cabelo e bigode nas eleições em Rondônia

Vidas ricasA Amazônia é cantada em prosa e verso por suas grandezas, desde sua ampla biodiversidade até o inigualável volume do Rio Amazonas e a var

Os guerreiros estão em pé de guerra com as machadinhas afiadas

Os guerreiros estão em pé de guerra com as machadinhas afiadas

Borboletas cínicasJusto quando um dilúvio desaba sobre o Sul, no Norte se especula sobre com que condições atmosféricas os participantes da COP30 s

 Sérgio Gonçalves vai apanhar muito nos debates que virão

Sérgio Gonçalves vai apanhar muito nos debates que virão

Eleições já não resolvemO mundo está diante de uma encruzilhada climática: ou aplica recursos financeiros e tecnológicos para evitar a catástrofe a

Junho começa com uma série de especulações e balões de ensaio para as eleições

Junho começa com uma série de especulações e balões de ensaio para as eleições

Leite sem vacaEm todos os sentidos, do pessoal ao empresarial, quem não acompanhar o progresso da ciência será atropelado, arriscando-se a chegar a

Gente de Opinião Terça-feira, 17 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)