Porto Velho (RO) terça-feira, 17 de junho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

A revitalização e a desistência em reativar a Maria Fumaça...


Ainda a revitalização

A revitalização e a desistência em reativar a Maria Fumaça... - Gente de Opinião
Foto Ivo Feitosa

Inicialmente fiquei entusiasmado com os projetos da secretaria de Planejamento da Prefeitura de Porto Velho para revitalizar a região central da cidade abandonada nos últimos anos e com seu comércio em queda livre desde a enchente histórica. Penso, no entanto, que a desistência em reativar a Maria Fumaça, que seria o grande mote de atração da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, deveria ser reavaliada.

A reativação da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, num trecho de exploração turística, até Santo Antonio, aconteceu durante o governo Jorge Teixeira e durante todo o tempo que funcionou se tornou numa importante fonte de lazer e de turismo na capital. Seria o caso da prefeitura se unir a Câmara de Vereadores, Assembléia Legislativa, governo do estado e bancada federal e tornar viável a ressurreição da Maria Fumaça.

Sobre os demais projetos em andamento, mais do que aprovados. O centro histórico pode renascer com suas principais avenidas ganhando melhor iluminação e mais mobilidade


A crise varejista

A revitalização e a desistência em reativar a Maria Fumaça... - Gente de OpiniãoO Brasil vivencia uma de suas maiores crises no comércio varejista e milhares de lojas estão fechando. É uma situação terrível, gerando  desemprego inclusive em estados mais tradicionais, como o Paraná, aonde cerraram as portas no ano passado quase 10 mil lojas

O País amarga a maior falência de varejistas nos últimos 15 anos e o Cadastro Geral de Empregos- CAGED tem auscultado a perda de postos com carteira assinada diariamente. Em Rondônia a situação não é diferente, mas a criatividade de algumas associações comerciais, como a de Cacoal, com campanhas voltadas em atrair os consumidores de todo o interior do estado, se tornou opção interessante para contornar um momento difícil.

Entre os estados que mais fecharam, estão São Paulo, Minas Gerais e o Paraná. Das 27 unidades da federação, apenas o estado de Roraima não retrocedeu. Lá, pelo menos no varejo, a crise ainda não chegou para atormentar a população. Não é o caso de Rondônia, onde a quebradeira segue até em avenidas centrais da capital.


O ano político

A revitalização e a desistência em reativar a Maria Fumaça... - Gente de Opinião

Se dizia que o ano político começa depois do carnaval, e o que se vê mesmo são as movimentações se intensificando Na capital, o PMDB se mexeu e lançou a candidatura de Williames Pimentel a prefeitura, enquanto que o PT colocou três nomes em apreciação, mas com o ex-prefeito Roberto Sobrinho já garantindo a preferência. Também colocam seus nomes em evidencia Edgar do Boi (PSDC) e Odacir Soares (PP), ambos com ares de desistência.

O PR esta recebendo o deputado estadual Ribamar Araujo, egresso do PT, para ser seu candidato a prefeito. A provável candidata do PSDB, a deputada federal Mariana Carvalho, mesmo com pinta de favorita retarda a confirmação do seu nome.

Enquanto a oposição vai se formando, o prefeito Mauro Nazif (PSB) se organiza para a batalha da reeleição. Caberá a ele dançar com a mais feia no horário eleitoral, ou seja, levar pau de todo mundo durante a campanha. Na chapa situacionista só falta definir o vice, cuja indicação caberá ao PDT.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 17 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O marketing político de Sérgio Gonçalves está falhando

O marketing político de Sérgio Gonçalves está falhando

Experimento crucialSó na literatura mais fantástica e na distopia se pode imaginar a Amazônia seca, mas no ano 2000 a ciência entrou na parada: sur

Jair Bolsonaro quer fazer barba, cabelo e bigode nas eleições em Rondônia

Jair Bolsonaro quer fazer barba, cabelo e bigode nas eleições em Rondônia

Vidas ricasA Amazônia é cantada em prosa e verso por suas grandezas, desde sua ampla biodiversidade até o inigualável volume do Rio Amazonas e a var

Os guerreiros estão em pé de guerra com as machadinhas afiadas

Os guerreiros estão em pé de guerra com as machadinhas afiadas

Borboletas cínicasJusto quando um dilúvio desaba sobre o Sul, no Norte se especula sobre com que condições atmosféricas os participantes da COP30 s

 Sérgio Gonçalves vai apanhar muito nos debates que virão

Sérgio Gonçalves vai apanhar muito nos debates que virão

Eleições já não resolvemO mundo está diante de uma encruzilhada climática: ou aplica recursos financeiros e tecnológicos para evitar a catástrofe a

Gente de Opinião Terça-feira, 17 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)