Porto Velho (RO) domingo, 24 de outubro de 2021
×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Vírus teimoso + Poderosa fusão + Mulheres na vice + As invasões de terras


Vírus teimoso + Poderosa fusão + Mulheres na vice + As invasões de terras  - Gente de Opinião

Vírus teimoso

Supõe-se que o continente de Mu, suposta origem da humanidade, foi devastado há 12 mil anos. Décima-segunda letra do alfabeto grego, Mu, para os jovens, é um jogo eletrônico ambientado na Idade Média. Para o mundo assustado com crises econômicas e a hecatombe climática, é o nome de uma variante do novo coronavírus suspeito de conter armas para quebrar a eficácia das vacinas. Com ela, identificada inicialmente na Colômbia, a crise sanitária vai perdurar. À medida que o tempo passa, mais pessoas desesperadas para trabalhar se expõem não só a ela, mas também a outras variantes e doenças não vencidas.

Algo que não varia é o bate-cabeça entre autoridades que deveriam ter a capacidade de dialogar, entender-se em torno do principal e apresentar soluções concretas para os problemas reais. O governo federal dizer que não faltam vacinas e o paulista alegar que faltam, leva a supor que um dos lados não está dizendo a verdade. Infelizmente, meias verdades e mentiras inteiras criadas em laboratório como “narrativas” são zapeadas como vírus por robôs em redes sociais.

Neste caso, sequer se pode acusar o presidente Jair Bolsonaro de má vontade depois da carta de conciliação do pós-7/9 e declarar gratidão à China pela cooperação no fornecimento de vacinas. O vírus do atraso e da polarização não precisa de variantes para continuar prejudicando os interesses nacionais.

...................................................................................

Poderosa fusão

Seguem os entendimentos para uma poderosa fusão envolvendo um naco do PSL rompido com Bolsonaro e os Democratas de ACM Neto. A criação da nova legenda vai exigir lances de engenharia política entre as partes nos estados já que em muitos deles existem forças antagônicas para entrarem no mesmo palanque. É o caso de Rondônia, onde o senador Marcos Rogério (DEM) e o governador Marcos Rocha (possivelmente ingressando no PSL) tem interesses díspares na eleição 2022. E ninguém pensa renunciar a cabeça de chapa.

Mulheres na vice

As mulheres estão em alta e alguns presidenciáveis já anunciam desde já que vão escalar mulheres de vice. É o caso do tucano João Dória, governador de São Paulo, em preparativos para a disputa presidencial. Em Rondônia temos duas mulheres cotadas para vice: Ieda Chaves para Marcos Rogério e Cristiane Lopes para o governador Marcos Rocha. Para não ficar atrás outros governadoraveis também devem seguir o mesmo caminho em virtude do potencial eleitorado feminino que já superou o quantitativo de eleitores masculinos há mais de uma década.

As invasões

Na medida em que vão se aproximando as eleições as invasões de terras criam asas na capital rondoniense. Aquelas já existentes vão inchando, como são os casos da região da Vila Dnitt, depois da ponte sobre o rio Madeira e no Lago Azul. Novas tentativas estão em curso como nas próprias adjacências do Cemitério da Vila Candelária. Um bando de invasores foi expulso recentemente e tantos outros estão se organizando para novas tentativas nas proximidades. Muitos terrenos já estavam até demarcados, outros com barracos de lona já montados.

Sistema prisional

As autoridades rondonienses e os deputados estaduais buscam de forma conjunta aprimorar o sistema prisional no estado tendo em vista tantas fugas ocorridas em Porto Velho e Ariquemes, principalmente. Os presídios da capital estão mais esburacados do que queijo suíço com tantas evasões, algumas com cumplicidade externa. A ideia é buscar um modelo de parcerias público-privadas para as penitenciarias rondonienses. Em alguns estados tem dado certo em outros o modelo recebe críticas por isto o assunto precisa de um amplo debate.

Prévias tucanas

O PSDB iniciou suas prévias presidenciais e seus principais candidatos, os governadores João Dória (São Paulo) e Eduardo Leite (Rio Grande do Sul) já estão visitando os estados. No Sul do País, Eduardo Leite tem levado a melhor, já que tem os diretórios estaduais do seu estado e do Paraná fechados com ele. As andanças seguem até novembro, tendo o governador paulista Dória como favorito, mas enfrentando muita resistência em alguns estados, onde a oposição ao seu nome é grande. Por seu turno, Tasso Jereissati (CE) e Arthur Virgílio (AM) dão pinta que vão desistir da empreitada das prévias.

Via Direta

*** A classe política brasileira está afrouxando a fiscalização de gastos nos diretórios dos partidos municipais, estaduais e nacional. Vai ser uma baita lambança com o dinheiro público e muito mais ainda com o fundão partidário reajustado acima da inflação *** As primeiras chuvas já denunciam o problema de falta de drenagem em vários pontos de Porto Velho. E estamos apenas na transição do verão para o inverno amazônico *** Os deputados estaduais de Rondônia falam na emancipação de Extrema, (Porto Velho) e Tarilândia (Jaru) e de outros importantes distritos rondonienses como Jacy-Paraná e União Bandeirantes *** Mas é papo de jacaré, já que a legislação atual aprovada pelo Congresso Nacional não permite autonomia *** Então os pronunciamentos sobre a criação dos novos municípios ficam apenas no discurso político para a campanha do ano que vem. Olho no lance!

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Carlos Sperança

Só quando falta + Plano de turismo + Peleja ao Senado + Dentro do jogo

Só quando falta + Plano de turismo + Peleja ao Senado + Dentro do jogo

Só quando faltaTer o ar à volta e não poder respirar é uma situação que alcança mais brasileiros a cada ano, exigindo muito do SUS. Respirando semp

Exemplo a considerar + Fazendo as contas + Eleições ao CPA Rio Madeira + Novo quadro

Exemplo a considerar + Fazendo as contas + Eleições ao CPA Rio Madeira + Novo quadro

Exemplo a considerarEntre diversas iniciativas que mais merecem apoio e projeção internacional, pela relevância da união que estabelecem, provavelm

Fome anunciada + Epicentro da exploração da madeira + Olho do furacão

Fome anunciada + Epicentro da exploração da madeira + Olho do furacão

Fome anunciadaÉ imensa a responsabilidade do Brasil perante o mundo em questões vitais como a regeneração do clima e a segurança alimentar. É constr

Uma tendência de renovação na ALE-RO + Garras da felina! + Uma indesejável no PSDB

Uma tendência de renovação na ALE-RO + Garras da felina! + Uma indesejável no PSDB

Boa receita Há pouco, a Unicamp apresentou o projeto de um avião silencioso inspirado no voo da coruja. Antes, a Airbus já havia consagrado o princí