Porto Velho (RO) domingo, 8 de junho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Prioridades corretas + Tem prestigio! + Baita chororô + O canibalismo


Prioridades corretas + Tem prestigio! + Baita chororô + O canibalismo - Gente de Opinião

Prioridades corretas

Recente estudo da Universidade de Michigan reunindo 148 pesquisadores de vários países apontou que mais de 9 mil espécies de árvores da Terra ainda são desconhecidas, grande parte na América do Sul. Há, portanto, motivos justificados para temer que muitas possam ser destruídas antes de ser estudadas e ter seu melhor uso definido pela ciência.

O escritor Victor Hugo afirmou que o futuro tem vários nomes, dependendo de quem pensa nele. “Para os temerosos, é o desconhecido. Para os valentes, é a oportunidade”. Para o Brasil, o futuro é a Amazônia, já presente para quem aproveita oportunidades. Quem seriam então os temerosos na atualidade brasileira e mundial? Por conta das graves crises em curso, os temerosos pensam no futuro como o apocalíptico e não como redenção, que entregaria o ser humano à sua melhor versão.

É valiosa, nesse caso, a mensagem enviada pelo presidente Jair Bolsonaro ao Congresso, definindo suas prioridades: “O combate ao desmatamento ilegal e a prevenção e combate aos incêndios são pautas prioritárias do governo federal. A agenda de combate ao desmatamento ilegal é pensada e abordada de forma estruturante, com a perspectiva de gerar efeitos duradouros e sustentáveis, levando em consideração as pessoas e suas relações com o território”. Sem isso, o temor dará lugar à tragédia temida e imaginada, evitando a redenção.

..........................................................................................

Tem espaço

Temos uma regionalização de candidaturas na busca de uma única cadeira ao Senado em Rondônia e com as regiões de Porto Velho, Zona da Mata, Região do Café, Cone Sul infestadas de postulações, constato que as duas regiões mais populosas do interior ainda não se manifestaram. Tanto o Vale do Jamari, polarizado por Ariquemes, como Ji-Paraná, que irradia influencia para toda a BR tem espaço para lançar candidaturas e com boas chances de sucesso, já que a pulverização de votos vai ser enorme. Fazendo o dever de casa, que é vencendo na sua base, nomes da capital da BR e de Ariquemes teriam as melhores chances.

As opções

Na região do Vale do Jamari, vejo três nomes em condições de concorrer ao Senado em boas condições de unir Ariquemes e Região. O ex-prefeito Thiago Flores, o presidente da ALE Alex Redano (o cavalo está encilhado!) e o deputado estadual Adelino Follador, ex-prefeito de Cacaulândia e que tem obtidos seguidas votações expressivas do eleitorado na região a ALE. Vejam, por exemplo, as possibilidades de um candidato que saiba unir a BR: a região de Ji-Paraná, somando os municípios adjacentes, tem o maior eleitorado do interior. Por conseguinte, numa eleição tão pulverizada, Jipa estaria com a faca e o queijo na mão para eleger mais um senador.

O canibalismo

Entendo que as regiões de Ariquemes e Ji-Paraná tem boas possibilidades de emplacar o novo senador. Mesmo porque os candidatos destas regiões seriam beneficiados pelo canibalismo existente nos polos de Rolim de Moura, Cacoal, Pimenta, Vilhena e Cone Sul rondoniense, numa disputa fracionando o eleitorado em torno das candidaturas de Valdir Raupp, Expedito Junior, Jaqueline Cassol e Jayme Bagatolli e Amir Lando. Este divisionismo beneficia diretamente os pretendentes de Jipa e Ariquemes e até os de Porto Velho, no caso Leo Moraes que largaria bem numa disputa desta natureza.

Tem prestigio!

O senador Marcos Rogério, um dos governadoraveis do bolsonarismo em Rondônia terá dificuldades para chutar Jayme Bagattoli e empurrar goela abaixo do partido o ex-senador Expedito Junior (PSD) como candidato do PL ao Senado. Ocorre que Bagatolli mostrou prestigio junto a família Bolsonaro que até retirou o ex-ministro Sales do circuito – ele seria candidato ao Senado em Rondônia – a seu pedido. Expedito não tem identidade bolsonarista, no caso prevaleceu o sentimento raiz de Bagatolli que apoiou o presidente Jair Messias na campanha passada desde o início daquela jornada vitoriosa de 2018.

Baita chororô

Os imigrantes ilegais brasileiros que entraram nos Estados Unidos pela fronteira do México conduzidos pelos chamados “coiotes” – leia-se os profissionais dedicados a travessia clandestina destes contingentes pelo Rio Grande e alguns quilômetros pelo deserto – estão sendo deportados as centenas via aérea e com direito a passagens de graça pelas autoridades americanas. Só em 2022 já foram quatro desembarques com aeronaves lotadas. Interessante é o chororô dos deportados infratores que se acham repletos de direitos:  reclamam que foram maltratados e humilhados.

Via Direta

*** Iniciado mais um novo ano legislativo na Assembleia Legislativa de Rondônia e a expectativa é que a casa de leis se posicione a respeito dos casos de punições pendentes que envolvem os deputados estaduais Lebrão (MDB-São Francisco), Geraldo da Rondônia (PSC-Ariquemes), Jonhy Paixão (PSL-Ji-Paraná) *** No ano passado as reuniões foram catimbadas pela Comissão e Ética sempre criando dificuldades para dar uma resposta a sociedade sobre seus parlamentares alvo de denúncias *** O ex-ministro da Previdência Amir Lando já percorre o estado de Rondônia na busca de apoio para sua candidatura ao Senado. Quando senador foi um dos melhores tribunos do Congresso, se destacando nacionalmente pela sua atuação.  

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 8 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Carteis de drogas tomando conta novamente de Rondônia

Carteis de drogas tomando conta novamente de Rondônia

O barato sai melhorEm séculos de devastação, só alguns poucos naturalistas alertaram para a necessidade de preservar a biodiversidade, como Alexand

Hildon Chaves e o atual prefeito de Cacoal Adailton Fúria estão em dificuldades

Hildon Chaves e o atual prefeito de Cacoal Adailton Fúria estão em dificuldades

Ideias que pegamHá ideias que pegam de imediato, mesmo equivocadas, como a mania de apostar baseada na ilusão da riqueza fácil, e as que tardam a p

O MDB rachou de vez com vistas às eleições de 2026

O MDB rachou de vez com vistas às eleições de 2026

Superar as previsões O “profeta” Joseph Rutherford previu, em 1918, que o mundo acabaria em 1925. Muitos outros pretensos adivinhos fixaram datas p

A fartura de candidaturas femininas na temporada de 2026 para a Câmara dos Deputados em Rondônia

A fartura de candidaturas femininas na temporada de 2026 para a Câmara dos Deputados em Rondônia

Abelhas gigantesNa Amazônia há muita grandeza, desde a vasta extensão da floresta até suas gigantescas árvores e robustos animais. Mas é preciso ta

Gente de Opinião Domingo, 8 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)