Porto Velho (RO) sábado, 7 de junho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Planejamento e eficácia nas alianças


Planejamento e eficácia nas alianças - Gente de Opinião

Dedo-duro tecnológico

Com a vulgarização da internet é comum ver negacionistas ignorantes insultando e lançando sofismas sobre estudos científicos relativos ao clima e o meio ambiente. Como cientistas não ganham nada batendo boca com gente fanatizada, mergulham em seus estudos e pesquisas e deixam o ambiente nas redes entregue às mais estapafúrdias teorias da conspiração, das quais a “terra plana” é apenas uma das mais ridículas.

Em aplicação desde 2021, hoje acessível a todos, a plataforma de inteligência artificial Previsia criada pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Fundo Vale e Microsoft consegue ficar no ar todo o tempo que os negacionistas tiverem para esgrimir com seus dados, que entregam sem piedade áreas com alto risco de desmatamento.

Ao alcance de qualquer pessoa no site previsia.org.br, ela não pode ser ignorada por nenhuma das três instâncias de governo (federal, estadual e municipal) nem por qualquer um dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário).

Alegar ignorância sobre os alertas emitidos pelo dedo-duro tecnológico não vai colar, pois se são de acesso opcional por pessoas, entidades e empresas, trazem informações para análise obrigatória de órgãos públicos. É um interessante desafio da inteligência artificial à inteligência humana, testando seus limites, compromissos, honras e virtudes.

.................................................................................................

Uma tendência

O senador Acir Gurgacz (PDT) que deixa o cargo dia 1º de fevereiro informa que logo depois das suas férias fará um giro pelo estado visitando os diretórios municipais já com os olhos voltados para as eleições do ano que vem. A tendência é que o partido siga com suas alianças estaduais para as eleições de 2024, principalmente com o PSB de Mauro Nazif, uma parceria que vem desde a primeira eleição do socialista a prefeitura de Porto Velho. Nos principais colégios eleitorais, onde o PDT não lançar candidatura própria fará alianças com os partidos alinhados.

Planejamento

Planejamento e eficácia nas alianças é o que não faltam ao prefeito de Porto Velho Hildon Chaves e o governador Marcos Rocha, ambos com visão de futuro. Os dois começam mudanças em suas respectivas administrações ainda neste primeiro semestre para as eleições de 2024 e 2026. O que circula nos bastidores é que tudo começa pela provável eleição de Mariana Carvalho a prefeitura de Porto Velho em 2024 e em 2026 a dobradinha com Hildon Chaves ao governo de Rondônia e Marcos Rocha ao Senado. Todos favoritíssimos, bem organizados, bem estruturados. Osso duro para os oposicionistas.

As mudanças

Sem medo de ser felizes, Hildon Chaves e Marcos Rocha começam as mudanças em suas gestões para ajustar as pretensões do bem-sucedido grupo político. Chaves começa o ano trazendo o ex-deputado federal e ex-chefe da casa civil de Ivo Cassol Carlos Magno para sua secretaria da Agricultura. Rocha entronizando a deputada federal Mariana Carvalho, que deixa o cargo em fevereiro, na Secretaria estadual da Saúde. Reforços do interior serão instalados tanto na prefeitura como no governo do estado nos próximos anos já ajustando a coalizão para futuros embates.

Os prováveis

Os prováveis adversários de Hildon Chaves (União Brasil-Porto Velho) para disputar o Palácio Rio Madeira para 2026 são o senador Jayme Bagatolli (PL-Vilhena), o ex-governador Ivo Cassol (PP-Rolim de Moura) e Fátima Cleide (PT-Porto Velho) ou Anselmo de Jesus (PT-Ji-Paraná). São considerados eventuais concorrentes as duas vagas ao senado do governador Marcos Rocha (União Brasil-Porto Velho), os atuais senadores Confúcio Moura (MDB-Ariquemes) e Marcos Rogério (PL-Ji-Paraná). Além dos prováveis postulantes à reeleição, com certeza, virão outros nomes em ascensão na política estadual dispostos a entrar nas paradas.

Fuga evitada

Ao transferir da penitenciaria de Porto Velho para Brasília o mais poderoso chefão do narcotráfico da América do Sul, o celebre Marcola, a Polícia Federal acreditava que estava evitando o maior resgaste de todos os tempos. A operação planejada envolvia desde forças mercenárias armadas até os dentes com explosivos, usando caminhões, helicóptero e jatinho num custo estratosférico bancado pelo narcotráfico. Seria uma fuga cinematográfica em Rondônia, começando com a explosão dos muros do presídio. Desde que Marcola foi transferido para Rondônia, a criminalidade tinha crescido assustadoramente.

Via Direta

*** O IBGE, que falava que o Censo 2022 acabaria em janeiro de 2023 já chutou o anuncio do resultado oficial da demografia brasileira para abril *** Enquanto isto os resultados apurados estão judicializados, sendo utilizados os dados censitários de 2018 para efeito de rateio do Fundo de Participação dos Municípios-FPM *** Carlos Magno vai assumir a Secretaria da agricultura de Porto Velho já com um baita pepino para resolver que é a situação das estradas vicinais, muitas já intransitáveis pela ação das chuvas pesadas do inverno amazônico *** O senador eleito Jaime Bagatolli (PL-RO) já firmou acordo para votar em Rogerio Marinho para presidir o Senado na eleição do dia 1º de fevereiro *** O movimento dos parlamentares bolsonaristas também visa derrubar Arthur Lira no comando da Câmara dos Deputados.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 7 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Carteis de drogas tomando conta novamente de Rondônia

Carteis de drogas tomando conta novamente de Rondônia

O barato sai melhorEm séculos de devastação, só alguns poucos naturalistas alertaram para a necessidade de preservar a biodiversidade, como Alexand

Hildon Chaves e o atual prefeito de Cacoal Adailton Fúria estão em dificuldades

Hildon Chaves e o atual prefeito de Cacoal Adailton Fúria estão em dificuldades

Ideias que pegamHá ideias que pegam de imediato, mesmo equivocadas, como a mania de apostar baseada na ilusão da riqueza fácil, e as que tardam a p

O MDB rachou de vez com vistas às eleições de 2026

O MDB rachou de vez com vistas às eleições de 2026

Superar as previsões O “profeta” Joseph Rutherford previu, em 1918, que o mundo acabaria em 1925. Muitos outros pretensos adivinhos fixaram datas p

A fartura de candidaturas femininas na temporada de 2026 para a Câmara dos Deputados em Rondônia

A fartura de candidaturas femininas na temporada de 2026 para a Câmara dos Deputados em Rondônia

Abelhas gigantesNa Amazônia há muita grandeza, desde a vasta extensão da floresta até suas gigantescas árvores e robustos animais. Mas é preciso ta

Gente de Opinião Sábado, 7 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)