Porto Velho (RO) domingo, 8 de junho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Os grandes desafios do governador Marcos Rocha e a omissão geral


Os grandes desafios do governador Marcos Rocha e a omissão geral - Gente de Opinião

Filhos, um tesouro

Em 1961, um país à míngua e implorando por ajuda recebia com festa o vice-presidente brasileiro João Goulart, enviado para lá com a missão de estabelecer formas de apoio mútuo. Era a pobre China. Também por essa época, Brasil e Coreia do Sul tinham uma economia parelha, com indicadores muito próximos.

Em meio século, a China abriu caminho até a condição de competidora com os poderosos EUA e a Coreia apresentou uma sólida elevação em seus indicadores econômico-sociais. O Brasil, porém, perdeu o bonde no qual os chamados tigres asiáticos embarcaram por desperdiçar recursos naturais e capital humano. Sofreu décadas perdidas por autoritarismo, falta de planejamento, corrupção, descuido com a educação, meio ambiente e as condições de vida, emprego e renda dos mais pobres. Mas ainda tem chances de sair do patamar de nação periférica e atrasada: basta aproveitar o bônus demográfico, que a ONU estima ainda ser possível para o Brasil até 2046.

Hoje, Coreia e China têm problemas demográficos que o Brasil não tem. Lamentam queda na natalidade e incentivam nascimentos. Crianças e jovens são um magnífico tesouro. Apostar neles é essencial, cuidando de sua educação e saúde desde antes do nascimento. Proteger mães com meios para criar filhos saudáveis e proporcionar renda aos pais será aproveitar o bônus demográfico. O resto cada um fará por sua própria conta.

..................................................................................................

A omissão geral

Explica-se e está bem explicado o fato do estado de Rondônia enfrentar dificuldades para conter os atos de terror dos baderneiros que defendem o golpe militar que vão desde agressões aos adversários até incendiar carretas de supermercados. Rondônia é um estado bolsonarista e nossas autoridades estaduais e municipais como quase todos os deputados estaduais e federais são governistas. Para não se desgastar com o eleitorado do segmento todo mundo ficou omisso com relação as manifestações que passaram de protestos ao vandalismo. Rondônia virou terra sem lei, a casa da mãe Joana.

As emancipações

O mês de novembro marca a autonomia de importantes municípios de Rondônia, comemorando aniversários de 45 anos, como Ji-Paraná, Ariquemes, Cacoal, Pimenta Bueno e Vilhena. Todos foram emancipados de Porto Velho, em 1977. Até esta data, Rondônia ainda era Território Federal e só contava com dois municípios, Porto Velho e Guajará Mirim, que surgiram a partir da epopeia da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. Todos estes municípios encravados ao longo da BR 364 prosperaram e se tornaram importantes polos regionais do estado nos dias de hoje.

Grandes desafios

O governador Marcos Rocha (União Brasil) começa seu segundo mandato em janeiro repleto de desafios. Os principais são nas esferas de saúde e segurança pública. Pensar que temos 12 mil cirurgias atrasadas e pacientes precisando com urgência de operação de perna quebrada há mais de um ano é aterrorizante como são os corredores do hospital João Paulo II repletos de enfermos jogados em seus corredores. Na segurança pública, as facções criminosas tomaram conta das cidades. Assaltos e arrombamentos nas zonas urbanas, terror no campo e o tráfico de drogas se espraiando pelas rodovias, pelos rios e pelo nosso espaço aéreo.

A antecipação

Não é do interesse, tampouco da conveniência dos atuais prefeitos a antecipação da corrida sucessória 2024. Mas ocorre que os suplentes de deputados estaduais e federais estão fomentando está antecipação diante da expectativa de assumir vagas dos titulares, já que muitos estaduais e federais são considerados nomes de peso para conquistar as municipalidades. Em Porto Velho, por exemplo existe o interesse de parlamentares bem votados de entrarem nesta disputa. O mesmo ocorre no interior do estado onde muitos parlamentares estaduais e federais criaram asas.

Os recordistas

A eleição 2022 marcou só um recordista de votos. Para Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSD-Ji-Paraná). Os recordes a Câmara federal, com Marinha Raupp, recordista de votos e de mandatos a federal ficou longe de ser alcançado assim como ao Senado, com o ex-governador Valdir Raupp. O casal Raupp, como se sabe, já pendurou as chuteiras. Em Porto Velho existe o recorde dos recordes eleitorais para vereador: imagine mais da metade da população votando num só candidato vereador? Foi o que aconteceu com Osmar Vilhena na década de 70. Ele, no entanto, em pouco tempo perderia o mandato por infidelidade partidária. Eleito pelo MDB e virou a casaca para Arena.

Via Direta

***Impressiona a incidência de mutilados em Porto Velho com tantos acidentes de motos. Tanto o Pronto Socorro João Paulo II como o Hospital Regina Parecis abrigando a maioria dos acidentados *** Repleto de problemas o Censo demográfico 2022 enfrenta desde a falta de recursos, de mão de obra e de seguidos assaltos nos recenseadores. Com isto a conclusão dos trabalhos está sendo adiada pelo IBGE *** Já curtindo férias e à espera da diplomação, os deputados estaduais e federais eleitos em Rondônia ainda saboreiam o gosto da vitória nas eleições de outubro *** Bolsonaristas denunciam que criminosos estão se infiltrando no movimento pró-golpe militar em favor do presidente Jair Bolsonaro para roubar e saquear em alguns municípios do estado *** É preciso agir com mais firmeza para acabar com a baderna instalada no estado.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 8 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Carteis de drogas tomando conta novamente de Rondônia

Carteis de drogas tomando conta novamente de Rondônia

O barato sai melhorEm séculos de devastação, só alguns poucos naturalistas alertaram para a necessidade de preservar a biodiversidade, como Alexand

Hildon Chaves e o atual prefeito de Cacoal Adailton Fúria estão em dificuldades

Hildon Chaves e o atual prefeito de Cacoal Adailton Fúria estão em dificuldades

Ideias que pegamHá ideias que pegam de imediato, mesmo equivocadas, como a mania de apostar baseada na ilusão da riqueza fácil, e as que tardam a p

O MDB rachou de vez com vistas às eleições de 2026

O MDB rachou de vez com vistas às eleições de 2026

Superar as previsões O “profeta” Joseph Rutherford previu, em 1918, que o mundo acabaria em 1925. Muitos outros pretensos adivinhos fixaram datas p

A fartura de candidaturas femininas na temporada de 2026 para a Câmara dos Deputados em Rondônia

A fartura de candidaturas femininas na temporada de 2026 para a Câmara dos Deputados em Rondônia

Abelhas gigantesNa Amazônia há muita grandeza, desde a vasta extensão da floresta até suas gigantescas árvores e robustos animais. Mas é preciso ta

Gente de Opinião Domingo, 8 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)