Porto Velho (RO) sábado, 7 de junho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

O mundo queima e a desilusão da inauguração das reformas do Complexo Turístico da EFMM


O mundo queima e a desilusão da inauguração das reformas do Complexo Turístico da EFMM - Gente de Opinião

O mundo queima

Uma ou mais vezes ao dia, qualquer pessoa do planeta terá acesso a notícias sobre os EUA, China ou Rússia. Assim tem sido por décadas. Mais recentemente, por conta da guerra, a Ucrânia também entra na relação. Em todos esses casos, porém, são notícias mais relacionadas a aspectos locais de cada país, seja a enorme dívida dos EUA, a crise que se aproxima da China ou a loucura bilionária da guerra nas relações Rússia-Ucrânia.

Com a Amazônia, entretanto, qualquer pessoa do mundo diante das notícias sobre a região sabe que ela está relacionada não apenas com os países que compartilham a floresta, mas com o futuro de seu próprio país e sua própria vida. Esta sensação ficou saliente no dia 15, quando um fantástico espetáculo se descortinou aos olhos da população de Nova York e dos visitantes presentes na cidade para participar da 78ª Assembleia-geral da ONU.

Mil drones iluminaram a noite formando desenhos de ícones do bioma amazônico, tais como a árvore sumaúma. A onça formada pelos mil drones, saltando sobre a ilha de Manhattan, e o atormentado boto-cor-de-rosa clamando “Proteja-me”, introduziram a visualização do planeta em chamas com a mensagem em Inglês sentenciando: “a Amazônia queima, o mundo queima”. A floresta sul-americana é, assim, também um caso nacional para cada país da Terra. É o sonho de um mundo sem fronteiras se realizando em forma de drama.

.....................................................................................

A desilusão

Quem aguardava o anuncio da inauguração das reformas do Complexo Turístico da Estrada de Ferro Madeira Mamoré incluída na programação de aniversário de 109 anos do município de Porto Velho, neste 2 de outubro, segunda-feira, se desiludiu de vez. Na vasta programação que começa com shows no Mercado Cultural, no centro histórico, não existe referência alguma sobre a situação do aguardado funcionamento do monumento histórico. A coisa já começa a causar desconfiança. O que de tão grave teria acontecido para novo adiamento da reabertura?

Passando a limpo

Como a primeira versão do Programa de Aceleração do Crescimento-PAC I, no primeiro governo Lula, não cumpriu seus objetivos, o senador Confúcio Moura (MDB-RO) espera que com uma audiência pública convocando os ministros do atual governo, dirimir as dúvidas existentes com relação aos projetos anteriores nos governos Lula, Dilma e Temer e o PAC atual. Confúcio está atento principalmente as obras incluídas beneficiando o Estado de Rondônia que já foi prejudicado com a recente suspensão da licitação para a construção da ponte binacional em Guajará Mirim.

Ameaça improvável

Líder do conservadorismo rondoniense, o senador Jaime Bagatoli (PL-RO) assegura que o Brasil sofre ameaça de se transformar num País comunista. Uma situação muito improvável, já que o Congresso Nacional, formado pelos deputado federais e senadores é conservador, eleitos pela bandeira bolsonarista. Hoje em dia nem o presidente Lula mostra alguma inclinação de adotar este modelo de governo, já que boa parte do seu primeiro escalão é formada por lideranças bolsonaristas. Se depender de Rondônia, pior ainda, são 23 parlamentares estaduais conservadores, contra uma deputada petista

 Difícil navegação

Sustentando a necessidade de uma BR 319, que conecta Manaus a Porto Velho, funcionando em pleno vapor, o senador Omar Aziz (PSD-AM), lembrou a situação aflitiva do Rio Madeira impossibilitando a navegação de embarcações na hidrovia. Também citou a condição do Alto Solimões totalmente seco comprometendo o abastecimento de suprimentos de componentes essenciais para a Zona Franca de Manaus. Não bastasse, quase todos os municípios amazonenses que são abastecidos pelos rios estão sofrendo as consequências da estiagem severa na região.

Favas contadas

Quem voduzou o governador Marcos Rocha (União Brasil) e o senador Jaime Bagatolli (PL), naquelas ações que poderiam resultar nas suas respectivas cassações, quebrou a cara. Os adversários já contavam como favas contadas com Rocha e Bagatoli caindo do poleiro e alguns políticos já estavam em campanha para supostas eleições suplementares para os cargos de governador e da cadeira ao Senado. Felizes em salvar a pele e ironizando quem queria os cargos no tapetão, Rocha e Bagatolli recomendam aos inimigos esperarem as eleições de 2026 para nova tentativa, “desta vez nas urnas”.

Via Direta

*** A Assembleia Legislativa instalou comissão para discutir as atividades garimpeiras no Rio Madeira, alvo de mais uma estiagem histórica, causando uma seca dos infernos *** O parlamento é favorável as atividades e tem  prestado apoio a categoria nos últimos anos ***Em parceria com o Ministério da Saúde, o IBGE anuncia a realização da Pesquisa Nacional de Demografia da Saúde, visando um raio x completo da situação que já é alarmante em todo o País *** Com as chuvas nas cabeceiras ainda demorando, o Rio Madeira vai sumindo, atingindo cotas imprevistas, como também ocorre no  estado do Amazonas *** Urge os serviços de drenagem imediatamente nas regiões já tomadas pelos pedrais e bancos de areia.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 7 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Carteis de drogas tomando conta novamente de Rondônia

Carteis de drogas tomando conta novamente de Rondônia

O barato sai melhorEm séculos de devastação, só alguns poucos naturalistas alertaram para a necessidade de preservar a biodiversidade, como Alexand

Hildon Chaves e o atual prefeito de Cacoal Adailton Fúria estão em dificuldades

Hildon Chaves e o atual prefeito de Cacoal Adailton Fúria estão em dificuldades

Ideias que pegamHá ideias que pegam de imediato, mesmo equivocadas, como a mania de apostar baseada na ilusão da riqueza fácil, e as que tardam a p

O MDB rachou de vez com vistas às eleições de 2026

O MDB rachou de vez com vistas às eleições de 2026

Superar as previsões O “profeta” Joseph Rutherford previu, em 1918, que o mundo acabaria em 1925. Muitos outros pretensos adivinhos fixaram datas p

A fartura de candidaturas femininas na temporada de 2026 para a Câmara dos Deputados em Rondônia

A fartura de candidaturas femininas na temporada de 2026 para a Câmara dos Deputados em Rondônia

Abelhas gigantesNa Amazônia há muita grandeza, desde a vasta extensão da floresta até suas gigantescas árvores e robustos animais. Mas é preciso ta

Gente de Opinião Sábado, 7 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)