Porto Velho (RO) domingo, 8 de junho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

O Dia D para Cassol + AntiBrasil + Pedra cantada + Top das galáxias


O Dia D para Cassol + AntiBrasil + Pedra cantada + Top das galáxias - Gente de Opinião

AntiBrasil

O incêndio de dois helicópteros da fiscalização do Ibama em Manaus é claro desafio ao Estado brasileiro. Equivale a uma provocativa careta de desprezo à preocupação mundial com a piora do clima, dentre outras coisas pela criminosa ou descontrolada ação das chamas. O fogo sem propósito destrói a mais valiosa biodiversidade existente e polui o ar com substâncias doentias que levam muitos brasileiros à beira da morte com o assustador agravamento das doenças pulmonares.

Destruir bens do Estado, especificamente os destinados à segurança e fiscalização, justamente em uma época de cortes orçamentários drásticos obrigados pelas crises conjuntas associadas à Covid, evidencia traços estratégicos do crime organizado para se sobrepor à autoridade e à soberania brasileiras, sinalizando gradação entre o crime e o terrorismo.

Em meio ao vendaval de más notícias que mesclam doenças, destruição e inflação, o grupo suíço UBS reforça um elemento que as vozes mais lúcidas da Amazônia defendem: o Brasil assumindo posição de liderança no mundo nos itens meio ambiente e alimentação. Até porque a estrutura produtiva requer clima favorável para se desenvolver bem, projetando volumes e qualidade adicionais e superiores aos itens das cestas alimentares. Para o UBS, entretanto, o que atrapalha são as operações ilegais, dentre elas o desmatamento... e incêndios.

...................................................................................

Pedra cantada

Levando em conta que em toda a eleição a Assembleia Legislativa dois vereadores de Porto Velho se elegem, eu vou logo de pedra cantada sobre dois nomes que considero favoritos para conquistar duas vagas na temporada 1- Pastor Vanderlei Silva (Republicanos) que vem quente e fervendo com apoio da Igreja Universal. 2-Edvilson Negreiros (PSB) que comparece com forte estrutura do seu clã familiar. Ele conseguiu unificar a família Negreiros num bloco só e com esta coesão política familiar ficou mais fortalecido. Ambos foram os vereadores mais votados nas eleições de 2020.

Acertos locais

Se depender dos acertos locais, com a criação da federação partidária, o pré-candidato ao governo do PT em Rondônia Anselmo de Jesus (Ji-Paraná) dará um pé no seu candidato ao senado Ramon Cujui (Porto Velho), instalando como seu ungido a este cargo o ex-governador Daniel Pereira (Solidariedade). Faz parte da estratégia nacional de alianças do PT privilegiando a eleição de Lula. Cujui nem vai se importar, porque como outros petistas ele obedece cegamente – e caninamente! – o que for decidido por Lula. Os entendimentos seguem, todo mundo falando com tudo mundo.

O sonho de Sales

O sonho do ex-prefeito e ex-deputado Francisco Sales, falecido recentemente, vítima de câncer, era voltar a política disputando uma cadeira a Assembleia Legislativa de Rondônia no pleito de outubro. Não foi possível e Rondônia perdeu mais um dos seus pioneiros ilustres, que participou ativamente da criação do município de Ariquemes e localidades adjacentes. Na sua brilhante trajetória foi prefeito nomeado, depois prefeito eleito pelo voto direto, deputado federal duas vezes e uma a deputado estadual. Em todos os cargos orgulhou a população de Ariquemes com gestões produtivas e transparentes.

O Dia D

Nesta quinta-feira o ex-governador Ivo Cassol (PP) estará acendendo velas aos seus santos para um julgamento favorável no supremo para se tornar ilegível, ao lado de tantos outros políticos que foram penalizados com a lei da ficha limpa. Sendo liberado, Ivo desembarca nesta campanha com a faca e o queijo na mão para se eleger e nem precisa de apoio do presidente Jair Bolsonaro como imploram o governador Marcos Rocha (União Brasil) e o senador Marcos Rogério (PL). Cassol que já se reelegeu duas vezes quer partir para seu terceiro mandato, mas se não conseguir entrar na peleja terá o deputado federal Leo Moraes (Podemos) como seu candidato ao CPA.

Top das galáxias

O ex-governador Ivo Cassol é o macho alfa das alcateias políticas de Rondônia. Se bater o pé como candidato elegível pelo menos uns três candidatos ao CPA desistem da peleja 2022 e vão caçar outros rumos. Sem ele no pedaço, todo mundo se aventura, pois ninguém tem medo de Marcos Rocha (União Brasil), Marcos Rogério (PL), Anselmo de Jesus (PT) e Hildon Chaves (PSDB). Pode existir algum medinho por aí é do ex-governador Confúcio Moura (MDB). Ladino, vivaldino e vira-vira de eleições, El Carecon impõe ainda respeito aos adversários. Sabem que se ele entrar nas paradas não haverá vida fácil. Melhor então para os concorrentes é que eles –Ivo e Confúcio - não disputem as eleições - e que, ora tratem de cuidar dos seus netinhos! 

Via Direta

*** Os seguidos aguaceiros em Porto Velho têm aberto crateras nas ruas e avenidas e causado sérios problemas no asfalto novo implantado pela administração do prefeito Hildon Chaves (PSDB) *** A região de Vilhena quer se unir para eleger deputados federais. Desde Arnaldo Martins e depois Natan Donadon que o Cone Sul rondoniense não tem emplacado novos representantes na Câmara dos Deputados *** No entanto, a fragmentação dos votos com tantas candidaturas prejudica os candidatos locais. É muito tigre para o mesmo capão *** O clã dos Muletas vem de dobradinha na eleição 2022 na Bacia Leiteira: o ex-prefeito José Amauri a deputado federal e a deputada Cassia para a reeleição *** A região também pode lançar o ex-prefeito de Ouro Preto Carlos Magno e a vereadora Rosária Helena. Tudo no quintal do deputado federal Lucio Mosquini (MDB).

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 8 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Carteis de drogas tomando conta novamente de Rondônia

Carteis de drogas tomando conta novamente de Rondônia

O barato sai melhorEm séculos de devastação, só alguns poucos naturalistas alertaram para a necessidade de preservar a biodiversidade, como Alexand

Hildon Chaves e o atual prefeito de Cacoal Adailton Fúria estão em dificuldades

Hildon Chaves e o atual prefeito de Cacoal Adailton Fúria estão em dificuldades

Ideias que pegamHá ideias que pegam de imediato, mesmo equivocadas, como a mania de apostar baseada na ilusão da riqueza fácil, e as que tardam a p

O MDB rachou de vez com vistas às eleições de 2026

O MDB rachou de vez com vistas às eleições de 2026

Superar as previsões O “profeta” Joseph Rutherford previu, em 1918, que o mundo acabaria em 1925. Muitos outros pretensos adivinhos fixaram datas p

A fartura de candidaturas femininas na temporada de 2026 para a Câmara dos Deputados em Rondônia

A fartura de candidaturas femininas na temporada de 2026 para a Câmara dos Deputados em Rondônia

Abelhas gigantesNa Amazônia há muita grandeza, desde a vasta extensão da floresta até suas gigantescas árvores e robustos animais. Mas é preciso ta

Gente de Opinião Domingo, 8 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)