Porto Velho (RO) domingo, 8 de junho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Moção e emoção + Duas vices + A conexão do narcotráfico + Marcos Rocha criou asas


Moção e emoção + Duas vices + A conexão do narcotráfico + Marcos Rocha criou asas  - Gente de Opinião

Moção e emoção

Houve muito entusiasmo pelo mundo afora com a recente aprovação – aliás, sem surpresas e mais que certa bem antes do evento –, de moção no congresso da União Internacional para a Conservação da Natureza propondo proteger 80% da bacia amazônica até 2025. Como a democracia, a higidez (boa saúde), o combate à fome, a proteção ambiental e a salvação da Amazônia são pautas fáceis de defender. Só malucos desumanos poderiam apoiar a fome ou o apocalipse exterminador.

No entanto, o fato de não ter opositores sérios não significa que as melhores pautas tenham o destino pretendido, já que requerem o empenho dos governos e a emoção dos povos para se manter vivas, em permanente cobrança e avaliação. Se a moção aprovada há pouco em Marselha (França) for acompanhada com mais empenho que o Relógio do Juízo Final, que já nos encostou na meia-noite fatal, haverá chances para que as nações escapem da hecatombe nuclear e da aniquilação climática.

Falam muito na Amazônia, mas poucos a beneficiam de fato. A julgar pelo texto da moção, muita emoção será necessária: “Proteger, conservar e administrar de forma sustentável pelo menos 80% da Amazônia até 2025, em colaboração com os povos nativos e reconhecendo as lideranças indígenas”. 2025 é logo ali e a máquina de rancores e brigas ainda é mais acionada que a usina de diálogos e consensos.

...............................................................................

Duas vices!

Não é novidade para ninguém que o governador Marcos Rocha no primeiro turno ao governo em 2018 e o senador Marcos Rogério também eleito em 2018 foram mal das pernas em Porto Velho, cidade que conta com um terço do eleitorado de Rondônia, mais do que Ji-Paraná, Ariquemes Cacoal e Vilhena juntas. Por este motivo Marcos Rogério, para reforçar suas paliçadas na capital para a peleja pelo CPA no ano que vem, está escalando como sua vice Ieda Chaves. Neste confronto, diante da necessidade de combater o adversário, a grande carta na maga do coronel Rocha na capital para vice é a recém cooptada Cristiane Lopes.

A grande Conexão

A conexão do narcotráfico Rondônia-Nordeste tem crescido muito nos últimos anos e vários chefões rondonienses estão estabelecidos em aprazíveis capitais nordestinas. A cocaína vem da fronteira com a Bolívia desembarca em Porto Velho e é remetida para o Nordeste onde se providencia o embarque para o exterior multiplicando várias vezes o valor da droga. Do Mato Grosso e do Paraná desembarcam caminhões de maconha lotados para Rondônia, que virou uma espécie de Ceasa das drogas na região Norte. Toneladas das drogas são apreendidas todo ano, mas é como enxugar gelo.

Operação Excentric

Com tanta cocaína, anfetamina, maconha e outros narcóticos circulando em Rondônia em larga escala, urge uma nova operação nos moldes da Excentric realizada pela Policia Federal em 1985, época em que a imagem de Rondônia no resto do País ficou tão suja que rolou até uma proposta de mudança de nome, como se isto fosse solver o problema. Na Operação, os principais traficantes das principais cidades envolvidas no narcotráfico no estado – Guajará Mirim, Porto Velho, Cacoal e Vilhena – levaram um rude golpe com apreensão de aviões, caminhões, carros, lanchas e imóveis.

 Asas crescidas

Até pouco tempo considerado um político inexperiente, o governador Marcos Rocha criou asas e está quase um raposão no trato a ciência e por conta disto tem obtido bons reforços para seu projeto de reeleição. Já tem uma chapa respeitável para a disputa das oito cadeiras da Câmara Federal destinadas a Rondônia, tem obtido importantes cooptações entre os prefeitos rondonienses está entrando no jogo para enfrentar os dois grandes favoritos em 2022, os ex-governadores Ivo Cassol e Confúcio Moura.

Ex-prefeitos

Muitos ex-prefeitos estão cogitados para disputar cargos eletivos, principalmente a Assembleia legislativa e Câmara dos Deputados no ano que vem. São os casos de Thiago Flores e Francisco Sales (Ariquemes), Jesualdo Pires (Ji-Paraná). Na capital, o ex-prefeito Mauro Nazif, atualmente na Câmara federal vai para a reeleição. Em Guajará Mirim, o ex-prefeito e ex-deputado Dedé de Melo fará nova tentativa de retornar a Assembleia Legislativa. Em Jaru, o líder do clã dos Muletas, José Amauri busca uma cadeira a Câmara dos Deputados, em Ouro Preto, Rosária Helena para Assembleia Legislativa.

Via Direta

*** E até agora mesmo com muitas cobranças não foram resolvidos os mistérios das fugas no presídio de Ariquemes, a capital das fugas de detentos da Amazônia *** A Zona Leste de Porto Velho vem recebendo nos últimos anos unidades de redes de supermercados e de lojas de eletrodomésticos. É a região de maior densidade demográfica da capital rondoniense *** Ninguém explica tanto atraso na inauguração das obras de revitalização da Estrada de Ferro Madeira Mamoré *** Pergunta-se as autoridades municiais e estaduais o que estaria emperrando o funcionamento? *** O ex-prefeito de Porto Velho Carlinhos Camurça já está na lida em busca de uma cadeira a Assembleia Legislativa ou a Câmara dos Deputados *** Ele que já foi deputado federal e prefeito da capital ainda estuda seu destino político no ano que vem.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 8 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Carteis de drogas tomando conta novamente de Rondônia

Carteis de drogas tomando conta novamente de Rondônia

O barato sai melhorEm séculos de devastação, só alguns poucos naturalistas alertaram para a necessidade de preservar a biodiversidade, como Alexand

Hildon Chaves e o atual prefeito de Cacoal Adailton Fúria estão em dificuldades

Hildon Chaves e o atual prefeito de Cacoal Adailton Fúria estão em dificuldades

Ideias que pegamHá ideias que pegam de imediato, mesmo equivocadas, como a mania de apostar baseada na ilusão da riqueza fácil, e as que tardam a p

O MDB rachou de vez com vistas às eleições de 2026

O MDB rachou de vez com vistas às eleições de 2026

Superar as previsões O “profeta” Joseph Rutherford previu, em 1918, que o mundo acabaria em 1925. Muitos outros pretensos adivinhos fixaram datas p

A fartura de candidaturas femininas na temporada de 2026 para a Câmara dos Deputados em Rondônia

A fartura de candidaturas femininas na temporada de 2026 para a Câmara dos Deputados em Rondônia

Abelhas gigantesNa Amazônia há muita grandeza, desde a vasta extensão da floresta até suas gigantescas árvores e robustos animais. Mas é preciso ta

Gente de Opinião Domingo, 8 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)