Porto Velho (RO) domingo, 24 de outubro de 2021
×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Castigo do céu + A recomendação dos evangélicos + Grandes prejuízos + Os predadores


Castigo do céu + A recomendação dos evangélicos + Grandes prejuízos + Os predadores  - Gente de Opinião

Castigo do céu

A “espionagem” espacial permitiu aos cientistas descobrir como as queimadas interferem nas chuvas da Amazônia. Não foi tarefa para um equipamento ou espião isolado, mas a concatenação de diversos elementos em quinze anos de pesquisa, com imagens de satélites da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (EUA), dados da rede Aeronet, da Nasa, e Centro Europeu de Previsões Meteorológicas a Médio Prazo.

Descobriram que partículas soltas no ar pela queima (os aerossóis) alteram as nuvens, afetando as chuvas e a chegada de raios solares ao solo, de acordo com estudo publicado pela revista Communications Earth & Environment. A descoberta ganha mais relevância com a crise hidrológica, dando razão aos pesquisadores que defendem o reflorestamento de terras agrícolas abandonadas. Aliás, a meta brasileira junto ao Acordo de Paris é restaurar 12 milhões de hectares de floresta, o que significará melhorar o ciclo hidrológico e sequestrar carbono.

Fácil não é, porque a procura pela carne bovina projeta o desmatamento de 1 milhão de hectares/ano na região se a pecuária não conseguir mais produtividade no futuro. Felizmente há condições técnicas para produzir mais sem desmatar, a um custo até 72% menor do que abrindo mais áreas. Que a ciência e a política permitam aos produtores oportunidades, recursos e segurança para obter o melhor ao menor custo.

.......................................................................................

A recomendação

Líderes religiosos evangélicos estão recomendando aos políticos eleitos pelo segmento que não se separem de suas esposas. É que em recentes eleições, inclusive as de 2018, por exemplo, muitos políticos sucumbiram por trocar esposas por gatinhas. Por conta disto, candidatos que se dizem evangélicos que concorrem a cargos eletivos nas eleições do ano que vem estão reatando as relações familiares, mesmo a contragosto. No meio político mundano é comum o troca-troca de esposas e algumas igrejas evangélicas estão querendo impor um fim neste costume.

Janela se abrindo

A projetada fusão entre os Democratas e o PSL, para formar o maior partido do País, com a maior bancada de congressistas, segue caminhando e o próximo passo será dado pelo DEM de ACM Neto com realização de uma convenção nacional para sacramentar o acordo no próximo mês de outubro. Em Rondônia será necessário um acordo entre os presidentes regionais do PSL, agora governador Marcos Rocha e o presidente estadual dos Democratas Marcos Rogério para discutir o comando do novo partido. A intenção da nova legenda, que ainda não tem nome, é lançar candidatura própria a presidência da República e ao governo nos estados. Em Rondônia a coisa começa com impasse.

Grandes prejuízos

A cracolandia instalada nas imediações da rodoviária de Porto Velho, que já se ramificou pela região, tem causado graves prejuízos aos comerciantes e até ao funcionamento do terminal rodoviário. Uma agencia bancaria na Av. Jorge Teixeira já foi fechada e o dono do prédio colocou o imóvel a venda, mas o negócio patina pois ninguém vai se arriscar investir num ponto comercial apinhado de viciados e de marginais que tem arrombado residências e estabelecimentos comerciais. Fios de cobre, fiação elétrica, tampas de bueiros, medidores de água, tampas de relógio de energia estão sendo roubados nos bairros adjacentes.

Baixo clero

O baixo clero da política rondoniense, liderado pelos ex-deputados federais Nilton Capixaba (PTB-Cacoal) e Lindomar Garçom (Progressistas-Porto Velho) lideram a formação de um grande bloco de postulantes à Câmara dos Deputados nas eleições do ano que vem. Capixaba pretende lançar o nome da sua esposa na disputa já que está inelegível. Já, Garçom está gozando dos direitos políticos vigentes e entra na peleja. É possível que neste blocão também esteja o ex-deputado federal Luís Claudio (PR), atualmente Superintendente dos Distritos da prefeitura de Porto Velho.

Os predadores

Nunca na história de disputas à Câmara dos Deputados, a atual bancada federal ficou em situação tão difícil diante dos projetos de reeleição em Rondônia. Predadores com presas ameaçadoras pairam desde já.  Em Porto Velho já surgiram três grandes predadores: Cristiane Lopes, Ieda Chaves e o xerife do povo Breno Mendes. No Vale do Jamari, Lucas Follador, Thiago Flores, Tziu Jidaias e Francisco Sales. Na região central, o ex-prefeito Jesualdo Pires, no Cone Sul do estado, Evandro Padovani, Eduardo Japonês e Natan Donadon. Não queria estar na pele dos atuais parlamentares federais...

Via Direta

*** Já começaram as ações de desconstrução de alguns candidatos bons de votos para Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados *** Como em política não se chuta cachorro morto ou se acende vela para defunto ruim, se conclui que os caluniados devem estar bem na foto *** Da atual fornada de prefeitos, eleita em 2018 alguns alcaides do interior de Rondônia tem se destacado na captação de recursos de emendas parlamentes em Brasília *** São os casos de Carla Redano (Ariquemes), Eduardo Japonês (Vilhena), Joãozinho Gonçalves (Jaru) *** Por falar em Ariquemes, a prefeita Carla Redano também é citada como eventual vice do governador Marcos Rocha em 2022 *** Seria para reforçar as trincheiras do governador em Ariquemes e Vale do Jamari, base do possível adversário, senador Confúcio.

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Carlos Sperança

Só quando falta + Plano de turismo + Peleja ao Senado + Dentro do jogo

Só quando falta + Plano de turismo + Peleja ao Senado + Dentro do jogo

Só quando faltaTer o ar à volta e não poder respirar é uma situação que alcança mais brasileiros a cada ano, exigindo muito do SUS. Respirando semp

Exemplo a considerar + Fazendo as contas + Eleições ao CPA Rio Madeira + Novo quadro

Exemplo a considerar + Fazendo as contas + Eleições ao CPA Rio Madeira + Novo quadro

Exemplo a considerarEntre diversas iniciativas que mais merecem apoio e projeção internacional, pela relevância da união que estabelecem, provavelm

Fome anunciada + Epicentro da exploração da madeira + Olho do furacão

Fome anunciada + Epicentro da exploração da madeira + Olho do furacão

Fome anunciadaÉ imensa a responsabilidade do Brasil perante o mundo em questões vitais como a regeneração do clima e a segurança alimentar. É constr

Uma tendência de renovação na ALE-RO + Garras da felina! + Uma indesejável no PSDB

Uma tendência de renovação na ALE-RO + Garras da felina! + Uma indesejável no PSDB

Boa receita Há pouco, a Unicamp apresentou o projeto de um avião silencioso inspirado no voo da coruja. Antes, a Airbus já havia consagrado o princí