Porto Velho (RO) segunda-feira, 20 de maio de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Agricultura

Projeto Semeando Sustentabilidade 4 já distribuiu mais de 180 mil mudas para recuperação de áreas


Projeto Semeando Sustentabilidade 4 já distribuiu mais de 180 mil mudas para recuperação de áreas - Gente de Opinião

Em sua quarta fase, iniciada no segundo semestre do ano passado, o projeto Semeando Sustentabilidade já distribuiu mais de 182 mil mudas para a Recuperação – e manutenção – de Áreas Degradadas (RADs) em propriedades da agricultura familiar nos municípios de Rio Crespo, Itapuã do Oeste, Cujubim, Candeias do Jamari e Porto Velho. Realizado pela CES Rioterra, o projeto tem o patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental.

Do total de mudas distribuídas nos últimos seis meses, aproximadamente 77 mil foram destinadas a implantação de RADs em novas propriedades; mais de 21 mil para manutenção de áreas que já estavam em processo de recuperação; e mais de 76 mil para prefeituras e agricultores que procuraram o diretamente o Viveiro Municipal de Itapuã do Oeste, onde elas são produzidas, num trabalho de cooperação entre a CES Rioterra e a prefeitura local.

Só nos trabalhos de recuperação de áreas, os municípios de Porto Velho e Candeias do Jamari – que passaram passaram a integrar o projeto em 2018 – já contam, juntos, com 43 beneficiários; Itapuã, Cujubim e Rio Crespo somam mais 25 novos beneficiários, totalizando quase 78 hectares de RADs implantados nesta fase do Semeando.

Através dos Sistemas Agroflorestais, que consiste em combinar espécies florestais com culturas perenes e/ou anuais, o projeto promove, além dos benefícios ecológicos, a geração de renda para a propriedade. Neste processo, as principais espécies utilizadas são açaí, cacau, pupunha, urucum, rambutan, andiroba, graviola, cupuaçu e andiroba.

Para isso, além das mudas, os agricultores familiares recebem assistência técnica rural. Mais 300 visitas já foram realizadas pelos técnicos do projeto, que acompanham desde o início da recuperação da área, a manutenção da atividade, tirando dúvida e dando orientações.

Para aderir ao projeto e acessar os seus benefícios, os agricultores familiares podem entrar em contato com a CES Rioterra em Porto Velho pelo telefone 69 3223-6191, diretamente no Viveiro Municipal de Itapuã do Oeste ou pelo telefone 69 3231-2583, ou ainda pelo e-mail [email protected].br. Mais informações no site http://semeandosustentabilidade.org/.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 20 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Primeiro pesquisador da Região Norte a vencer o Prêmio Personagem Soja Brasil é de Rondônia

Primeiro pesquisador da Região Norte a vencer o Prêmio Personagem Soja Brasil é de Rondônia

O Professor Anderson Bergamin, da Universidade Federal de Rondônia (Unir), foi agraciado como vencedor na categoria Pesquisador do Prêmio Personagem

Produção de grãos em Rondônia é estimada em torno 4,1 milhões de toneladas

Produção de grãos em Rondônia é estimada em torno 4,1 milhões de toneladas

Os agricultores de Rondônia deverão colher cerca de 4,1 milhões de toneladas de grãos na safra 2023/2024, como aponta o 8º Levantamento de Grãos da

“Inovação na agricultura em fazendas verticais” será tema de palestra na 11ª Rondônia Rural Show

“Inovação na agricultura em fazendas verticais” será tema de palestra na 11ª Rondônia Rural Show

Durante os seis dias da 11ª edição da Rondônia Rural Show Internacional, evento realizado pelo Governo de Rondônia, no município de Ji-Paraná; regiã

Com produção de mel em alta, Porto Velho recebe o Dia Especial de Apicultura da Amazônia Ocidental

Com produção de mel em alta, Porto Velho recebe o Dia Especial de Apicultura da Amazônia Ocidental

Com a produção de mel em franco crescimento, Porto Velho recebeu no último sábado (11) o Dia Especial de Apicultura da Amazônia Ocidental, promovido p

Gente de Opinião Segunda-feira, 20 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)