Porto Velho (RO) quarta-feira, 3 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Agricultura

Programa Terra Brasil beneficia 335 agricultores com linhas de crédito em Rondônia


Crédito de financiamento por meio do Terra Brasil atendeu este ano em Rondônia 335 agricultores - Gente de Opinião
Crédito de financiamento por meio do Terra Brasil atendeu este ano em Rondônia 335 agricultores

Os casais Kaio Crepaldi e Melry Samia; Paulo Sérgio e Juliana Sfalcini, representaram os 335 agricultores de Rondônia beneficiados neste ano de 2020 com o programa de desenvolvimento econômico sustentável ao garantirem linhas de crédito com a proposta de financiamento por meio do Terra Brasil, uma parceria com o Governo de Rondônia via Secretaria de Estado da Agricultura, por meio da Unidade Técnica Estadual (UTE), e Ministério da Agricultura, por meio do Departamento Nacional de Gestão de Crédito Fundiário.

A assinatura oficial dos instrumentos de financiamento aconteceu na manhã de sexta-feira (6), no município de Cacoal, momentos antes à realização da 5ª edição do Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café do Estado de Rondônia (Concafé), com a presença do vice-governador, José Jodan, e do secretário especial de Regularização Fundiária do Ministério da Agricultura (Mapa), Nabhan Garcia.

O Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) – Terra Brasil, conforme divulgado pelo governo federal, é constituído por um conjunto de ações e projetos de reordenação fundiária, complementares à reforma agrária, promovidos por meio do crédito fundiário, oriundo dos recursos do Fundo de Terras e Reforma Agrária, destinados ao acesso à terra e a investimentos básicos e integrados. Até o momento, o programa deverá assistir pelo menos 335 novos agricultores somente em 2020 somando aos mais de mil já assistidos desde 2014.

Essa foi um das agendas cumpridas, em Rondônia, pelo secretário especial do Mapa, Nabhan Garcia. A proposta de financiamento gera contratos de compra e venda com força de escritura pública, que quando registrado passa a titularidade do imóvel para o beneficiário a título de alienação fiduciária.

De acordo com o coordenador do Crédito Fundiário da Unidade Técnica Estadual (UTE) da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Bruno Vinícius, para ser contemplado, o produtor pode procurar a UTE, uma das assistências técnicas credenciadas no seu município, Plantae, Plantec, Visão Rural ou Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater Rondônia), onde será orientado sobre as regras do Programa e sobre quais documentos são necessários.

Também presente à cerimônia da assinatura, o secretário de Estado da Agricultura (Seagri), Evandro Padovani, destaca que Rondônia é um case de sucesso, conforme afirmado pela Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, em videoconferência com o governador do Estado, coronel Marcos Rocha.

Empolgado, o jovem casal Kaio e Melry enalteceu o trabalho desenvolvido para melhor assistir os agricultores com linhas de crédito, para que possam comprar imóvel rural por meio de um financiamento. “Um sonho que hoje está sendo realizado. Agora, poderemos crescer e produzir e agradeço a esse incentivo garantido pelo Governo do Estado e Governo Federal”, enalteceu Kaio.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 3 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Crédito descomplicado para a Agricultura Familiar

Crédito descomplicado para a Agricultura Familiar

Mais de 80 profissionais e dirigentes da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater - RO) participaram esta semana de um tr

Alero no Agro: implementos agrícolas ampliam produtividade dos produtores rurais de Mirante da Serra

Alero no Agro: implementos agrícolas ampliam produtividade dos produtores rurais de Mirante da Serra

Em Mirante da Serra, a agricultura familiar carrega marcas da história de Rondônia. Entre estradas de terra batida, lavouras e propriedades constr

Governo do estado apresenta o alto nível do café Robusta Amazônico na 13ª Rondônia Rural Show Internacional

Governo do estado apresenta o alto nível do café Robusta Amazônico na 13ª Rondônia Rural Show Internacional

Em todas as regiões do estado os agricultores de base familiar estão em plena atividade de colheita do café Robusta Amazônico, principal cultura per

Alero no Agro: emenda garante regularização fundiária e transforma a vida de produtores rurais em Vilhena

Alero no Agro: emenda garante regularização fundiária e transforma a vida de produtores rurais em Vilhena

A série "Alero no Agro", desenvolvida pela Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), esteve em Vilhe

Gente de Opinião Quarta-feira, 3 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)