Porto Velho (RO) quinta-feira, 4 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Agricultura

Prefeitura de Rolim de Moura realizará Dia Especial sobre o cultivo do Maracujá


Prefeitura de Rolim de Moura realizará Dia Especial sobre o cultivo do Maracujá  - Gente de Opinião

Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri) de Rolim de Moura (RO) e Universidade Federal do Estado de Rondônia (UNIR) campus de Rolim de Moura, irá proporcionar um dia especial sobre a cultura do Maracujá.  O evento ocorrerá no próximo dia 25 a partir das 07h30, na propriedade do produtor Aparecido Marino, na linha 172, KM 14 Sul.   

Serão realizadas várias palestras referentes a cultura do Maracujá, as quais serão ministradas por palestrantes renomados e especialistas no assunto. A primeira palestra será ministrada pelo Professor Emanuel Maia, engenheiro agrônomo e doutor em fitotecnia e abordará o tema “Tratos Culturais do Maracujazeiro”. Em seguida o tema abordado será “Pragas e Forma de Controle”. O palestrante será o professor, Vando Miossi Rondelli, engenheiro agrônomo e doutor em entomologia agrícola. “Doenças e forma de Controle” será abordado pela professora Dalza Gomes, engenheira agrônoma, Mestre em Fitossanidade e doutora em Fitopatologia. O Secretário municipal de agricultura, Dionísio Pereira Braga, “Goiaba”, encerrará o ciclo de palestras falando sobre “Viabilidade Econômica”.

O prefeito Luiz Ademir Schock, “Luizão do Trento” destaca que é necessário incentivar a variedade na produção agrícola e o município tem apoiado os agricultores com assistência técnica e diversos benefícios para os produtores.

O técnico agrícola da Semagri, Wallisson Milard Pessôa, explicou que alguns produtores do município de Rolim de Moura estão implantando o BRS Sol do Cerrado, que é uma cultivar que tem demonstrado ótimo potencial produtivo, além de sere resistentes a algumas doenças. A cultivar BRS Sol do Cerrado (BRS SC1) apresenta frutos amarelos, grandes, com formato oblongo, pensando de 150 a 350g e apresentando rendimento de polpa em torno de 38%. Tem tolerância a doenças foliares, como bacteriose, antracnose e virose. O evento é gratuito e voltado a produtores rurais, todavia já confirmaram participação acadêmicos e profissionais da área.

 

Prefeitura de Rolim de Moura realizará Dia Especial sobre o cultivo do Maracujá  - Gente de Opinião

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Crédito descomplicado para a Agricultura Familiar

Crédito descomplicado para a Agricultura Familiar

Mais de 80 profissionais e dirigentes da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater - RO) participaram esta semana de um tr

Alero no Agro: implementos agrícolas ampliam produtividade dos produtores rurais de Mirante da Serra

Alero no Agro: implementos agrícolas ampliam produtividade dos produtores rurais de Mirante da Serra

Em Mirante da Serra, a agricultura familiar carrega marcas da história de Rondônia. Entre estradas de terra batida, lavouras e propriedades constr

Governo do estado apresenta o alto nível do café Robusta Amazônico na 13ª Rondônia Rural Show Internacional

Governo do estado apresenta o alto nível do café Robusta Amazônico na 13ª Rondônia Rural Show Internacional

Em todas as regiões do estado os agricultores de base familiar estão em plena atividade de colheita do café Robusta Amazônico, principal cultura per

Alero no Agro: emenda garante regularização fundiária e transforma a vida de produtores rurais em Vilhena

Alero no Agro: emenda garante regularização fundiária e transforma a vida de produtores rurais em Vilhena

A série "Alero no Agro", desenvolvida pela Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), esteve em Vilhe

Gente de Opinião Quinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)