Porto Velho (RO) domingo, 1 de junho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Agronegócio

Governador Marcos Rocha anuncia Rondônia como estado sede do VII Concurso Nacional de Qualidade do Cacau


Governador Marcos Rocha anuncia Rondônia como estado sede do VII Concurso Nacional de Qualidade do Cacau - Gente de Opinião

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, anunciou nesta segunda-feira, 10, que Rondônia será sede do VII Concurso Nacional de Qualidade do Cacau, que acontecerá em dezembro. O lançamento do evento ocorreu, no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho, reunindo autoridades, produtores e representantes da indústria. A iniciativa reforça a posição do estado como um dos maiores produtores de cacau do Brasil, promovendo a valorização da produção local e abrindo novas oportunidades de mercado. 

"Nosso estado tem um cacau de qualidade reconhecido, e sediar esse concurso mostra que Rondônia está avançando cada vez mais no setor. Estamos investindo em tecnologia, capacitação e sustentabilidade para fortalecer nossos produtores e expandir nossa participação no mercado nacional e internacional", destacou Marcos Rocha. 

Governador Marcos Rocha anuncia Rondônia como estado sede do VII Concurso Nacional de Qualidade do Cacau - Gente de Opinião

Com mais de 8 mil toneladas produzidas anualmente, Rondônia ocupa a quarta posição no ranking nacional e se destaca como o segundo maior produtor de cacau da região Norte. Para o secretário de Estado da Agricultura, Luiz Paulo, o evento representa um reconhecimento ao trabalho dos produtores locais. "Esse concurso é um marco para a cacauicultura rondoniense, pois evidencia a qualidade do nosso produto e incentiva práticas sustentáveis e inovadoras no cultivo", afirmou. 

CACAUICULTURA

O município de Cacoal foi escolhido para sediar a cerimônia de premiação, consolidando-se como um polo da produção cacaueira em Rondônia. O evento conta com a parceria de instituições públicas e privadas, como a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Emater, Idaron e o Centro de Inovação do Cacau da Bahia (CIC-BA), responsável pela análise sensorial das amêndoas, garantindo a credibilidade do concurso.

Gente de OpiniãoDomingo, 1 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ji-Paraná recebe encontro para fortalecer o Agro e o desenvolvimento em Rondônia

Ji-Paraná recebe encontro para fortalecer o Agro e o desenvolvimento em Rondônia

O avanço do agronegócio, além do desenvolvimento do setor produtivo fizeram parte da pauta do Diálogo Municipalista que reuniu o governador de Rondô

Resultados dos concursos de Fotografia e Artesanato agitam espaço do Sebrae na Rondônia Rural Show

Resultados dos concursos de Fotografia e Artesanato agitam espaço do Sebrae na Rondônia Rural Show

A sexta-feira e penúltimo dia da Rondônia Rural Show Internacional, que acontece até este sábado, 31, no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Para

Agroindústria de pescado de Porto Velho marca presença na Rondônia Rural Show

Agroindústria de pescado de Porto Velho marca presença na Rondônia Rural Show

A agroindústria Progresso Pescado, comandada pela empreendedora Nara Regina, marcou presença na 12ª edição da Rondônia Rural Show, em Ji-Paraná, levan

Cooperativismo marca presença na 12ª Rondônia Rural Show com atuação expressiva do Sistema OCB/RO

Cooperativismo marca presença na 12ª Rondônia Rural Show com atuação expressiva do Sistema OCB/RO

O cooperativismo rondoniense mais uma vez mostrou sua força e relevância na 12ª edição da Rondônia Rural Show Internacional, realizada em Ji-Paraná.

Gente de Opinião Domingo, 1 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)