Porto Velho (RO) domingo, 11 de maio de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Agropecuária

Febre Aftosa: Campanha de Vacinação começa em Rondônia e segue até 15 de maio


Quem não vacinar o rebanho está sujeito a multa - Foto Ésio Mendes - Gente de Opinião
Quem não vacinar o rebanho está sujeito a multa - Foto Ésio Mendes

Esta é a 46ª etapa de vacinação contra a febre aftosa em Rondônia, o Estado tem mais de 90 mil propriedades rurais, e cerca de 14 milhões de cabeças de gado. De acordo com o Presidente da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril, Júlio Cesar Rocha Peres, estamos caminhando para ser área livre de febre aftosa, há cerca de 20 anos não se registra nenhum caso da doença, com isso garante o Estado com maior lucratividade, e o mercado exterior terá mais interesse no nosso produto.

Nessa etapa bovinos e bubalinos de todas as idades podem ser vacinados, este ano com uma novidade na vacina, o que antes a dose usada era de 5ml, agora poder ser usada também a  2ml, ficando a critério do produtor rural, o resultado das duas é o mesmo não há prejuízo imunitário aos animais vacinados.

OBRIGATORIEDADE

A aquisição e aplicação da vacina contra a febre aftosa é de responsabilidade dos proprietários dos animais. A vacinação e a comprovação são obrigatórias, prevista em legislação estadual. A não vacinação e comprovação implica em multa.

A vacinação começou dia 15 de abril e segue até 15 de maio. A comprovação deve ser feita até o dia 22 de maio nas unidades da Idaron de movimentação da respectiva exploração pecuária.

Gente de OpiniãoDomingo, 11 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

36ª Expoagro promete ser a maior de todos os tempos com grandes shows e camarote exclusivo

36ª Expoagro promete ser a maior de todos os tempos com grandes shows e camarote exclusivo

A contagem regressiva já começou! A cidade de Rolim de Moura (RO) se prepara para viver dias de muita emoção, tradição e entretenimento com a chega

Rondônia bate recorde nas exportações de carne; crescimento de quase 20% impulsionado pela gestão de Marcos Rocha

Rondônia bate recorde nas exportações de carne; crescimento de quase 20% impulsionado pela gestão de Marcos Rocha

Sob a liderança do governador Marcos Rocha, Rondônia tem se destacado como um exemplo de desenvolvimento no setor agropecuário, especialmente no mer

Declare Seu Rebanho: a Sustennutri Nutrição Animal é parceira da Idaron em mais uma etapa

Declare Seu Rebanho: a Sustennutri Nutrição Animal é parceira da Idaron em mais uma etapa

A segunda etapa da declaração anual de rebanhos, promovida pela Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), está e

Alta do boi gordo fortalece a agropecuária em Rondônia, diz secretário de agricultura Luiz Paulo

Alta do boi gordo fortalece a agropecuária em Rondônia, diz secretário de agricultura Luiz Paulo

A pesquisa semanal de preços, realizada de 28 de outubro a 1 de novembro de 2024, destaca que os preços pagos aos produtores de carnes em Rondônia a

Gente de Opinião Domingo, 11 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)