Porto Velho (RO) segunda-feira, 29 de abril de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Sistema que identifica exploração de madeiras está em teste na Amazônia


A Amazônia pode ganhar em breve uma ferramenta para identificar a exploração irregular de madeira nas florestas. Além dos monitoramentos via satélite que já existem na região, os órgãos de fiscalização ambiental poderão contar com o sistema de Detecção de Exploração Seletiva (Detex).

Em fase de teste, o novo sistema pretende captar alterações da cobertura de árvores sobre o solo, ou seja, das árvores retiradas, além de estradas abertas ou parques florestais construídos.

De acordo com o diretor do Serviço Florestal Brasileiro, Luiz Carlos Joels, o Detex permitirá um maior controle da exploração irregular de madeira.

"Quando identificarmos a atuação de pessoas na exploração de madeira, poderemos intervir a tempo e interromper a exploração quando se tratar de ilegalidade. Caso não tenha nenhuma autorização para aquela área, nós entenderemos que é uma atuação ilegal dos madeireiros", observou. "Então, o órgão ambiental encarregado de fiscalizar a região, seja o Ibama [Instituto Nacional do Meio Ambiente e dos Recursos Naturáveis Renováveis] ou órgão estadual do meio ambiente, será acionado para que faça o seu papel".

O Detex será abastecido por informações coletadas a partir de imagens do satélite sino-brasileiro Siber e de imagens captadas por radares do  Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam). Os distritos florestais da BR 163, de Carajás (no Pará) e a região Leste do Amazonas serão as primeiras áreas rastreadas.

A expectativa do Serviço Florestal Brasileiro é que as imagens captadas pelo Detex estejam disponíveis ainda neste semestre. Essas informações, segundo Joels, também serão oferecidas para a sociedade em geral, de graça e em tempo real, pela internet.

Participam do desenvolvimento do sistema o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, a Organização Não-governamental Imazon, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, o Ibama e o Museu Goeldi. As instituições contam com o apoio do Serviço Florestal Brasileiro.

Fonte: Elaine Borges - Agência Nacional

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 29 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Nesta sexta-feira (26), o Comitê Gestor do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 realizou uma reunião com representantes de vários setores da Assembleia

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) recebeu, nesta quinta-feira (25/4), em sessão presidida pelo presidente Roberto Cidade (UB), a 2ª Reuni

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Na última quarta-feira (24), a deputada federal Cristiane Lopes e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, participou de uma audiência

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Cumprindo agenda parlamentar em Brasília, a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) buscou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Gente de Opinião Segunda-feira, 29 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)