Porto Velho (RO) segunda-feira, 7 de julho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Alterações devem ser feitas para o planejamento 2025.


Comitê reunido (Foto: Ivanete Damasceno | Secom ALE/RO) - Gente de Opinião
Comitê reunido (Foto: Ivanete Damasceno | Secom ALE/RO)

Nesta sexta-feira (26), o Comitê Gestor do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 realizou uma reunião com representantes de vários setores da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) com o objetivo de destacar a importância de fazer a revisão de programas e ações para o ano de 2025. 

Conforme Juscelino Vieira, secretário de planejamento e orçamento, o encontro é voltado para todos os setores que, direta ou indiretamente, possuem programas, ações e demandas previstas no PPA. “Nosso objetivo aqui hoje é esclarecer, sanar dúvidas e aproveitar para alertar sobre os prazos relativos à Revisão do Plano Plurianual para o ano 2025”, disse. 

A explicação de como fazer a revisão foi apresentada pela analista legislativa Patrícia Vasconcellos. Em sua fala, ela esclareceu que esse é o momento de incluir ou excluir ações dentro do PPA exclusivamente no ano de 2025. “Ao finalizar a revisão, vocês devem nos enviar para que possamos consolidar as informações”. 

Os órgãos setoriais devem fazer a revisão até 31 de maio e enviar para a Secretaria de Planejamento e Orçamento da Alero, que fará a alimentação necessária no sistema do governo. 

Presente na abertura da reunião, o secretário-geral Arildo Lopes da Silva ressaltou a importância de a revisão estar dentro da realidade orçamentária, com metas mais executáveis. 

De acordo com a Constituição Federal, o PPA é o principal instrumento de planejamento orçamentário de médio prazo do governo estadual. Ele define as diretrizes, os objetivos e as metas da administração pública, para um período de quatro anos. A elaboração do PPA é coordenada pela equipe de planejamento da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), em parceria com as unidades orçamentárias dos poderes constituídos do estado: Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas, Ministério Público e Defensoria Pública.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 7 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sindipan-RO e deputado Jean Mendonça unem forças para buscar soluções para o setor da panificação

Sindipan-RO e deputado Jean Mendonça unem forças para buscar soluções para o setor da panificação

Representantes do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Rondônia (Sindipan-RO) foram recebidos pela, Irma Fogaça, chefe de gabine

Presidente da Assembleia Legislativa destaca a colaboração do Tribunal de Justiça de Rondônia

Presidente da Assembleia Legislativa destaca a colaboração do Tribunal de Justiça de Rondônia

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado Alex Redano (Republicanos), expressou sua gratidão ao Tribunal de Justiça de Ro

Segurança jurídica: Assembleia aprova projeto que autoriza revisão de créditos estaduais com base na taxa Selic, após decisões judiciais

Segurança jurídica: Assembleia aprova projeto que autoriza revisão de créditos estaduais com base na taxa Selic, após decisões judiciais

Um projeto de lei encaminhado pelo governador Marcos Rocha (União Brasil), que autoriza a revisão administrativa de créditos estaduais com base na t

Deputada Cristiane Lopes entrega ponto de táxi e mototáxi em Nova Mamoré

Deputada Cristiane Lopes entrega ponto de táxi e mototáxi em Nova Mamoré

Além desse investimento, a parlamentar já destinou quase R$2 milhões para melhorias em Nova Mamoré, incluindo a aquisição de um veículo para atender

Gente de Opinião Segunda-feira, 7 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)