Porto Velho (RO) domingo, 28 de abril de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Fundeb no Senado, Fátima recebe a sociedade civil para tratar de propostas


Relatora da regulamentação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb) no Senado, a senadora Fátima Cleide recebeu representantes da Campanha "Fundeb pra Valer" e uma comitiva de professores da Associação de Professores Aposentados do Magistério Público de São Paulo, Apampesp.

O Projeto de Lei de Conversão 7/2007, que alterou a Medida Provisória 339/2006, relativa ao assunto, está na lista de prioridades de votação na ordem do dia do plenário do Senado e, por isso, a senadora está coletando informações, propostas e dando prioridade ao assunto.  

Os representantes da sociedade civil declararam apoio à senadora e avaliam que no momento, embora tenham algumas ressalvas pontuais ao texto vindo da Câmara dos Deputados, é melhor não ocorrer agora alterações na regulamentação do Fundo para "ganhar tempo, viabilizando sua implementação ainda este ano".  Se alterada no Senado, a proposta retornará à Câmara, onde foi relatada pela senadora Fátima Bezerra (PT-RN).

"Estou ouvindo todos os setores envolvidos com a educação que estão nos procurando para que possamos registrar e avaliar suas preocupações", disse a senadora. Na semana que vem Fátima Cleide deverá ouvir representantes do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

Uma das preocupações da Apampesp é a de que não seja acatada pela relatora, em forma de destaque, emenda rejeitada pela deputada Fátima Bezerra que exclui os inativos dos recursos do Fundeb.

Segundo o ministro da Educação, Fernando Haddad, com a adoção do Fundeb os municípios receberão cerca de 30% a mais de recursos com o Fundo. A transferência de recursos da União e Estados aos municípios aumentará de R$ 8,4 bilhões em 2006 para R$ 10,7 bilhões em 2007.   

A senadora Fátima Cleide considera que a sociedade civil e setores envolvidos com a educação tiveram ganhos importantes na Câmara dos Deputados, um deles a inclusão das creches conveniadas entre os beneficiários do Fundeb, uma reivindicação também da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente, da qual a senadora faz parte.  


 

 

 

Gente de OpiniãoDomingo, 28 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Nesta sexta-feira (26), o Comitê Gestor do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 realizou uma reunião com representantes de vários setores da Assembleia

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) recebeu, nesta quinta-feira (25/4), em sessão presidida pelo presidente Roberto Cidade (UB), a 2ª Reuni

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Na última quarta-feira (24), a deputada federal Cristiane Lopes e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, participou de uma audiência

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Cumprindo agenda parlamentar em Brasília, a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) buscou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Gente de Opinião Domingo, 28 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)