Porto Velho (RO) segunda-feira, 29 de abril de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

FLONA BOM FUTURO: Grandes criadores terão seis meses para tirar gado


 
Paulenir Constancio - MMA

Um acordo com o Ministério do Meio Ambiente vai permitir que dois mil agricultores familiares que ocupam a Floresta Nacional de Bom Futuro, em Rondônia, permaneçam na área de preservação ambiental por um período superior a seis meses. Já os grandes criadores de gado serão notificados e terão no máximo 180 dias para retirar o gado da área. Levantamentos realizados indicam que 40 mil cabeças de gado são criadas irregularmente na área da Flona.

Quanto à exploração de madeira da floresta, que é crime ambiental, será reprimida com rigor pelas autoridades ambientais. Não vai sair mais madeira de lá, quem for flagrado tirando madeira será preso, assegurou o ministro Carlos Minc. Ele solicitou uma estimativa de quantos empregos podem ser gerados com a construção de casas populares com a madeira que o Ibama vai confiscar de quem cortar a floresta. Madeira só certificada ou de áreas de manejo, garantiu.

Os pequenos produtores terão sua situação tratada caso a caso, a partir de um cadastramento que será feito pelos órgãos ambientais. Em encontro ontem, no gabinete do ministro, lideranças dos municípios de Alto Paraíso, Porto Velho, Buritis e representantes dos pequenos produtores, acompanhados pela senadora Fátima Cleide (PT/RO), ficou acertado que o governo vai estudar a viabilidade de projetos de desenvolvimento sustentável enquanto os agricultores familiares permanecerem na Flona.

Inicialmente, a proposta apresentada pelos ocupantes da área de conservação era substituir as atividades agropecuárias por agrosilvopastoris, mas Minc lembrou que não é permitida a criação nem mesmo de pequenos animais domésticos em unidades de conservação. Segundo o ministro, podem ser estudadas alternativas como o pagamento por serviços ambientais, para que os pequenos agricultores trabalhem na recuperação da área degradada da floresta. O acordo agradou os líderes dos agricultores. A senadora petista pediu ao ministro urgência no projeto de desenvolvimento sustentável para os pequenos agricultores.

O que motivou a visita, segundo as próprias lideranças, foram informações desencontradas dando conta de que as autoridades ambientais desocupariam a Flona em seis meses, incluindo também os agricultores familiares. Minc foi informado por lideranças locais de que há rebanhos que chegam a mil reses. Esses serão os primeiros a serem retirados. Desde que o governo desencadeou a operação de desocupação está proibida a entrada de gado na Flona.

O ministro deixou claro para os participantes da audiência que a exploração de madeira não será tolerada de forma nenhuma. Representantes dos pequenos produtores concordaram que a exploração de madeira prejudica o meio ambiente e traz problemas sociais para a região. Minc foi enfático ao afirmar que não adianta achar que ninguém sairá prejudicado. Quem está ganhando dinheiro com madeira vai ser prejudicado sim. afirmou. Segundo ele, o manejo também pode ser incluído entre as medidas de sustentabilidade na região da Flona.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 29 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Nesta sexta-feira (26), o Comitê Gestor do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 realizou uma reunião com representantes de vários setores da Assembleia

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) recebeu, nesta quinta-feira (25/4), em sessão presidida pelo presidente Roberto Cidade (UB), a 2ª Reuni

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Na última quarta-feira (24), a deputada federal Cristiane Lopes e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, participou de uma audiência

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Cumprindo agenda parlamentar em Brasília, a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) buscou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Gente de Opinião Segunda-feira, 29 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)