Porto Velho (RO) sexta-feira, 11 de julho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Brasil

Segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado abre mais de 140 vagas na região Norte

Além das vagas já definidas, certame prevê possibilidade de lotação regional em órgãos com atuação nacional, como INSS, MGI e Ministério da Defesa; remuneração pode ultrapassar R$ 16 mil


Foto: MGI  - Gente de Opinião
Foto: MGI

Asegunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) já está com edital publicado e inscrições abertas até o dia 20 de julho. Coordenado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o certame representa uma importante oportunidade para quem deseja ingressar no serviço público federal. São 3.652 vagas disponíveis em 32 órgãos e entidades, organizadas em nove blocos temáticos de áreas de atuação.

Com foco na descentralização e na democratização do acesso ao serviço público, o CPNU 2 amplia as oportunidades para aqueles que residem nregião Norte. Serão mais de 140 vagas, distribuídas entre todos os estados, com cargos de níveis intermediário e superior, em áreas tanto gerais quanto específicas.

No estado do Pará, por exemplo, são 88 vagas imediatas, concentradas em dois órgãos federais vinculados ao Ministério da Saúde sediados no estado: o Instituto Evandro Chagas (IEC), onde o certame oferece 38 vagas, e o Centro Nacional de Primatas (CENP), com 28 vagas. Além dessas há 6 vagas de nível médio na Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) e sete vagas para o Comando da Marinha (1 para engenheiro e seis para médicos), todas em Belém. Já a Agência Nacional de Mineração (ANM) abriu 5 vagas para o Estado do Pará também de nível técnico, mas a lotação só será definida na posse.

Além das vagas inicialmente alocadas na Região Norte, o CPNU 2 contempla também cargos de atuação nacional, cuja lotação poderá ocorrer em diferentes unidades da federação, conforme a necessidade dos órgãos públicos após a homologação do concurso. Órgãos como o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o Ministério da Defesa e o próprio MGI possuem estrutura descentralizada e poderão direcionar parte dos aprovados para unidades no Pará e em outros estados da região, ainda que essa alocação não esteja discriminada no edital por localidade. A remuneração, considerando gratificação, pode ultrapassar R$ 16 mil.

Confira abaixo a relação de vagas ofertadas na região Norte:

  • Ministério da Saúde (MS)Mais de 60 vagas concentradas no Pará, destinadas ao Instituto Evandro Chagas (IEC) e ao Centro Nacional de Primatas (CENP), para os cargos de analista e técnico em pesquisa biomédica, tecnologista e pesquisador em saúde pública. As lotações serão em Belém e Ananindeua.

  • Agência Nacional de Mineração (ANM): São 15 vagas para técnico em atividades de mineração. Cinco delas para o Pará, e as demais distribuídas entre Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Tocantins.

  • Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP): A ANP terá três vagas para Técnico em Regulação de Petróleo e Derivados, Álcool Combustível e Gás Natural, todas em Manaus (AM).

  • Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ)Das 18 vagas ofertadas para Técnico em Regulação, oito são para Manaus (AM), seis para Belém (PA), duas para Santarém (PA) e duas para Santana (AP).

  • Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL)Serão 23 vagas ofertadas na ANATEL para Técnico em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações, com possibilidade de lotação em qualquer estado da região.

  • Ministério da Defesa: Para a Marinha, há cinco vagas de médico nas especialidades traumato-ortopedia, anestesiologistas, infectologista e oftalmologista, todas em Belém (PA). Para o Exército, são quatro vagas, sendo três para engenheiro de tecnologia militar e uma para nutricionista, todas em Manaus (AM).

  • Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)São 58 vagas para analista do seguro social – 42 para serviço social e 16 para fisioterapia. As lotações contemplam unidades do INSS na Região Norte e Centro-Oeste.

  • Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA)São duas vagas para engenheiro, uma em Manaus (AM) e uma em Belém (PA).

  • Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA)Sete vagas para engenheiro agrônomo, com uma lotação prevista em cada estado da região: Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima, Pará, Tocantins e Amapá.

Vagas por regiões.jpeg
Com foco na descentralização do acesso ao serviço público, o CPNU 2 amplia as oportunidades em todas as regiões do Brasil

MAIOR DIVERSIDADEUma das inovações do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2) é a adoção de medida para promover a equiparação de gênero na segunda etapa do certame, correspondente à prova discursiva. O objetivo é corrigir distorções observadas na edição anterior, em que mulheres foram maioria entre os inscritos (56%) e presentes na aplicação da prova (54%), mas representaram apenas 37% dos aprovados finais.

A iniciativa não configura reserva de vagas, mas assegura que o número de mulheres convocadas para a etapa discursiva seja, no mínimo, equivalente ao de homens, desde que cumpram a nota mínima exigida. A medida preserva os critérios de mérito e não interfere no resultado final da seleção.

O CPNU 2 também amplia o alcance das cotas raciais e sociais. Pela primeira vez, haverá reserva de vagas para indígenas (3%) e quilombolas (2%), conforme estabelecido pela nova Lei de Cotas. O percentual destinado a pessoas negras foi ampliado para 25%, e permanece a cota de 5% para pessoas com deficiência. Ao todo, as ações afirmativas somam 35% das vagas ofertadas.

Para garantir a aplicação das cotas mesmo em cargos com número reduzido de vagas, foi realizado um sorteio público prévio. Pela legislação, a reserva só se aplica automaticamente quando há pelo menos duas vagas (no caso de cotas raciais) ou cinco (para pessoas com deficiência). Com o sorteio, o CPNU 2 assegura a inclusão em todos os blocos temáticos, mesmo onde não haveria obrigatoriedade legal.

INSCRIÇÕES SOMENTE PELO SITE OFICIALPara garantir segurança e autenticidade das informações, o MGI reforça que todo o processo de inscrição deve ser feito exclusivamente pela página de inscrições da FGV. Qualquer outro canal é considerado não oficial. As informações completas e o link de acesso às inscrições estão disponíveis na página oficial do CPNU: https://www.gov.br/gestao/pt-br/concursonacional.

Cronograma – CPNU 2:

  • Inscrições: de 2 a 20/7/2025

  • Pagamento da taxa: até 21/7/2025

  • Provas objetivas: 5/10/2025

  • Divulgação do resultado da objetiva e convocação para a discursiva: 12/11/2025

  • Envio de títulos: 13 a 19/11/2025

  • Prova discursiva: 7/12/2025

  • Procedimento de confirmação de cotas: 30/11 a 8/12/2025

  • Divulgação da primeira lista de classificação: 30/1/2026

Confira a distribuição das vagas por bloco temático, vagas e salários: https://www.gov.br/gestao/pt-br/concursonacional/cpnu-2/cargos-e-salarios-cpnu-2

Gente de OpiniãoSexta-feira, 11 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

LiveT reduz mais de 30% dos custos com telefonia e alcança a marca de 95% das ligações atendidas

LiveT reduz mais de 30% dos custos com telefonia e alcança a marca de 95% das ligações atendidas

Em 2016, diante do crescimento acelerado da operação e da necessidade de modernizar sua infraestrutura de comunicação, a LiveT – empresa especializa

Idealizador do MDC é premiado em concurso literário internacional com texto relacionado à sua luta contra depressão

Idealizador do MDC é premiado em concurso literário internacional com texto relacionado à sua luta contra depressão

Neste sábado, 05 de julho, em São Paulo, o Idealizador do MOVIMENTO DOS DEPRESSIVOS CONHECIDOS (MDC) – O AMOR CURANDO A ALMA!, Reginaldo Trindade, f

ABF Franchising Expo 2025: Sebrae em Rondônia proporcionou acesso às tendências no maior setor de franquias do mundo

ABF Franchising Expo 2025: Sebrae em Rondônia proporcionou acesso às tendências no maior setor de franquias do mundo

De 25 a 28 de junho de 2025, um grupo de empresários da região do Vale do Jamari esteve presente na ABF Franchising Expo, em São Paulo, com o objeti

STF homologa plano do INSS para devolução de descontos ilegais

STF homologa plano do INSS para devolução de descontos ilegais

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), homologou nesta quinta-feira (3) o plano do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) par

Gente de Opinião Sexta-feira, 11 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)