Porto Velho (RO) sexta-feira, 29 de março de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Opinião

O recado das urnas


O recado das urnas - Gente de Opinião

A renovação substancial da Câmara Municipal de Porto Velho, além da decepção causada a muitos dos que atualmente exercem mandato de vereador, há de deixar ensinamentos úteis a quem se interessa por politica. O observador ou candidato potencial não pode deixar de considerar os números já divulgados, dada a importância deles para a compreensão do processo democrático e, dentro dele, seus aspectos meramente eleitorais.

Dos 21 vereadores que compõem o Poder Legislativo Municipal, apenas oito foram reeleitos, o que significa uma taxa de renovação correspondente a 62%. Julguei que a poda seria maior, mas, fazer o quê? Coube ao eleitor, e somente a ele, a decisão, que, agora, precisa ser respeitada, principalmente por parte daquele que não lograram êxito nas urnas. Entre os eleitos, dois já passaram pela Câmara, o jornalista Everaldo Fogaça e o médico José Iraci Macário. A presença feminina também caiu de quatro para duas representantes.

Estende-se, assim, das ruas para os gabinetes refrigerados, o clamor por mudanças significativas nas práticas politicas e administrativas vigentes. Se, ontem, a prisão de um ex-presidente da República, apanhado em vários delitos, serviu para mobilizar multidões, os resultados eleitorais de domingo passado confirmaram a reinvindicação, tornando-a irreversível.

Além disso, manifestando-se da maneira como o fizeram, os eleitores expressaram sua esperança de que o combate às mazelas sociais torne-se uma constante nas práticas politicas, independente de qual seja o escalão da República. Enquanto alguns eleitores têm aprendido e já não se deixam iludir, a muitos daqueles que desejam fazer carreira politica têm faltado discernimento e seriedade no trato da coisa pública. O primeiro, para indicar-lhes os caminhos mais propícios ao merecimento da confiança dos eleitores; o segundo, para ligá-los a compromissos fundados na intenção de resolver problemas da sociedade, e não buscar salvaguardar seus mesquinhos interesses e de apaniguados.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Por que os políticos não gostam do bairro JK-I?

Por que os políticos não gostam do bairro JK-I?

Cheguei à conclusão de que os políticos, sem exceção, não gostam mesmo do bairro JK-I. Prova disso pode ser observado no péssimo serviço de abasteci

O governador Marcos Rocha deveria pegar algumas aulas com o governador Ronaldo Caiado sobre segurança pública

O governador Marcos Rocha deveria pegar algumas aulas com o governador Ronaldo Caiado sobre segurança pública

Quando o assunto é segurança pública, o rondoniense não tem do que se orgulhar, exceto do esforço, da coragem e dedicação da maioria dos policiais.

União Europeia no mau caminho ao quer igualar lei e moral

União Europeia no mau caminho ao quer igualar lei e moral

Vingança não pode tornar-se em Fundamento quer da Lei quer da Ética Ursula von der Leyen quer empregar os lucros do investimento provenientes de a

As eleições de outubro e os políticos sinecuristas

As eleições de outubro e os políticos sinecuristas

Pouco menos de oito meses nos separam das eleições para a escolha do prefeito, do vice-prefeito e dos vinte e três vereadores que vão compor a Câmar

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)