Porto Velho (RO) terça-feira, 8 de julho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Opinião

Eu quero pedir ao Dr. Orlando Ramires e ao Batista que...


 Eu quero pedir ao Dr. Orlando Ramires e ao Batista que... - Gente de Opinião

  1. Vocês vão me descullpar, por misturar os temas e as coisas. O Governador e o homem comum. Agora, sou apenas, neste parágrafo, o homem sargento,o médico e o produtor rural. Aliás ex. E o marido beija-flor, que passa de vez em quando em casa, e que deixa sua esposa sozinha, no trabalho e no ofício de mister. Porque ela ficou dependente da química poderosa do trabalho. O consultório de ginecologia. O equipamento de ultrassonografia. Ela hoje está comigo, fora de casa, para comemorarmos juntos o seu aniversário. Sem as filhas, sem as netas, só nós, viventes nos temos, em apego, consideração. E aqui, nesta parceria pública e privada eu me derramo em louvores por saúde, por amor, por vida longa. E ainda mais por me tolerar. Porque não há nada mais complicado do que ser esposa de político. É um desvão da vida. Pelo sim ou pelo não – digo SIM.
     
  2. Cheguei tarde da noite. Ontem, sábado, dia intenso em Cacoal e Pimenta Bueno. Perdi o horário de costume para escrever no blog. Inauguração do Hospital São Daniel Comboni, com áreas para tratamento do câncer, quimioterapia e radioterapia. Primeiro mundo. Logo a seguir virão centros cirúrgicos e UTI e internação.
     
  3. O Ministro da Saúde Alexandre Padilha esteve em Cacoal. No seu discurso abriu o coração para Rondônia. Teixou o seu Ministério de portas abertas. Prometeu credenciar mais UTI, mais UPAS (Unidades de Pronto Atendimento), apoio integral ao tratamento e prevenção contra o câncer. Visitou o Hospital Regional. Gostou. Uma pena, não temos intensivistas para as UTIs.
     
  4. Eu quero pedir ao Dr. Orlando Ramires (Secretário de Saúde) e ao Batista (Adjunto) para contratarem, na forma da lei, a FIOCRUZ ou outra entidade, para oferecer cursos de especialização (1 ano) para médicos e enfermeiros. Tudo pago pelo Estado. Para suprir as nossas carências. Enquanto isto virão as residências médicas de costume, que oferecem poucas vagas. E a disputa é grande. A alternativa é esta. O médico de situação, porque a necessidade faz o homem. Não há outro jeito. Ou ficamos na inconveniência dos usos e costumes. Ou nos insurgimos contra eles. Eu prefiro me insurgir. O Estado deve “se virar” como pode e deve para atender o povo. Ocupar os espaços concorrentes da Constituição para se governar bem. Ou preferem que se deixem UTIs fechadas? Ambulatórios sem pediatras? Centros Cirúrgicos sem anestesistas?
     
  5. Por falar em anestesistas – há na UNIR há anos vagas criadas pelo MEC para residência médica. Há nos, sem nada acontecer. Sei lá o motivo. Da mesma forma, Orlando e Batista, abra vagas e selecione médicos para serem anestesiologistas em Rondônia. Podem abrir. Se não houver professores em Rondônia na especialidade, busque noutros Estados. Chame a Fiocruz para esta tarefa. E pague a conta. Não me venham com nenhum argumento em contrário porque não aceito. É ordem.
     
  6. Pimenta Bueno – mais uma agência do Banco do Povo. Dinheiro para a usina de calcário, 12 milhões, para uma indústria de verdade. Precisa de mais duas outras com a mesma capacidade. E dar dimensão industrial a produção em escala do calcário. Dinheiro para iluminação do aeroporto que se encontra em obras pelo DER e Prefeitura. A coisa está andando. A estrada do Capim, entremeio Vilhena e Pimenta, fazendas e mais fazendas. Sem estrada, agora, nos jutamos, Governo e Prefeitura de Vilhena e Pimenta Bueno para resolver de pronto este clamor de produtores da região.
     
  7. Ainda em Pimenta, fui ao Parque de Exposição. Não havia festa. Para ver um LABORATÓRIO de pesquisa e produção de inseticida biológico. Uma biofábrica. Nunca pensei que houvesse uma coisa desta em Rondônia. Gente! É laboratório de pesquisa mesmo. Para produzir em escala defensivo das pastagens contra a cigarrinha. Que dizima as pastagens de braquiária. O fungo protetor é o Metarhizium anisopliae. Puxa vida é de se admirar.
     
  8. Só tem uma coisa – para que a produção vá às nuvens e possa atender Rondônia inteira. E mudar completamente a produção de carne, leite e mais bezerros, necessita de uma política de recuperação de pastagens. Então, vamos juntar a fome com a vontade de comer. É o que realmente desejo, o Professor Mangabeira Unger já nos determinou os rumos. É este mesmo. Correr e correr para recuperar pastagens degadadas para o bioinseticida poder agir melhor.
     
  9. Fundação Pio XII, de Barretos, se instalará ainda este ano em Porto Velho, no Hospital de Base, ala dedicada a prevenção e tratamento do câncer. Gente treinada em Barretos. Estive por lá, encontrei-me com o nosso pessoal em estudo. E ainda mais no HB terá ala ampliada até ano que vem. O ciclo de luta efetiva contra o câncer em Rondônia começou. Sem desmerecer os colegas médicos que vinham labutando nesta mesma lida, que são merecedores dos meus elogios. Um abraço ao Tinoco, velho guerreiro da especialidade. E mais outros que trabalham no Hospital São Pelegrino. Tudo se completa, porque este é o sonho de todos nós.
     
  10. Ainda é pouco. Cada município tem um tarefa especial. O de coletar exames de citologia (Papanicolau) de colo de útero. E exames de mamografia para todas as mulheres com mais de 40 anos. Tem que ser pra valer. Não adianta falar em epidemia de câncer. Não é verdade. O que há em Rondônia é falta de compromisso do poder público para enfrentar o seu dever de casa. Fazer o que deve ser feito, a prevenção, que é barata e possível. Em homens e mulheres para evitar que o câncer prospere em nosso povo. E nos mate a todos.
     
  11. CICLO CAIRU vai muito além dos sonhos. Inaugurou a sua nova indústria. É preciso ir à Pimenta Bueno para ver. Porque as palavras não conseguem dizer é que de verdade. Produz bicicletas, peças para motos e bicicletas e vendas no atacada para grande parte do Brasil. Uma empresa grande. Orgulhosa de ter nascido em Pimenta e crescido ali mesmo. Mas, não tem mais fronteiras. Está aqui, está na China, Taiwan, Hong Kong e India. Acabou o medo de desafiar fronteiras. Como os portugueses com suas caravelas. São mercadores de sucesso. A empresa é um orgulho rondoniense. E além do mais é uma irradiadora de exemplo – que todo mundo pode crescer, tendo como principio básico a ética, a responsabilidade e o trabalho devoto. Gostei do que vi. Parabéns a Ciclo Cairu.

Fonte: Blog do Confúcio
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 8 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O Brasil pertence aos ricos

O Brasil pertence aos ricos

Há mais de meio século que o Brasil figura entre as dez maiores economias do mundo. O seu PIB é equivalente hoje ao de países como Itália, Rússia, C

Jesus nos acuda!

Jesus nos acuda!

O Brasil vive uma barafunda generalizada, onde quase todos reclamam do governo Lula, mas poucos são aqueles que estão dispostos a dar sua cota de sa

E o mutirão da saúde, governador?

E o mutirão da saúde, governador?

A mídia divulgou, há algumas semanas, que o governador Marcos Rocha encontrou uma saída compensatória, ainda que por enquanto, para seu projeto de p

 Hospital Municipal: quando teremos?

Hospital Municipal: quando teremos?

Faz tempo que essa promessa de novos hospitais públicos para Porto Velho está na fila de espera. Na condição de um dependente do Sus, desde que isso

Gente de Opinião Terça-feira, 8 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)