Porto Velho (RO) quarta-feira, 10 de agosto de 2022
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Sedam discute prevenção e desmatamento com grupo ligado ao meio ambiente


A importância do desmatamento nas mudanças climáticas, a demanda por otimização do uso produtivo das áreas abertas e a necessidade de adoção de metas objetivas de gestão e desempenho foram os pontos abordados na reunião realizada na semana passada na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental - Sedam, onde foi discutido o plano de prevenção e controle de desmatamento na Amazônia.

A destruição das florestas tem graves conseqüências no mundo. As florestas tropicais regulam os padrões climáticos globais. Fenômenos como ciclos de chuvas desregulados e o aumento de dióxido de carbono na atmosfera são possíveis resultados do desmatamento registrado nos trópicos. A devastação pode levar a um aquecimento generalizado da atmosfera, o efeito estufa, e acelerar o derretimento das calotas polares contribuindo para a elevação do nível do mar.

"Em Rondônia houve diminuição considerável no desmate e queimada, devido à conscientização das pessoas para o problema ambiental, outro fator preponderante na redução é a função do zoneamento do Estado, aliás, reconhecido pelo Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente). A Sedam trabalha efetivamente nessa tarefa de preservar o meio ambiente, e consequentemente, a vida do homem, sem prejudicar o desenvolvimento econômico do Estado." Salientou Brito.

"A Secretaria ambiental também está preocupada com o aquecimento global, temos que ter a idéia de que não somos a última geração do planeta e não temos o direito de arruinar a vida dos nossos descendentes proliferarem." Completou o coordenador Técnico da Sedam.

O IAG é um grupo conselheiro vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, formado por peritos nacionais e internacionais, a comissão monitora e fornece aconselhamento estratégico e avaliação dos projetos desenvolvidos pelo o Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais do Brasil (PPG 7). Programa em que a Sedam participa e tem como finalidade desenvolver estratégias inovadoras para a proteção e uso sustentável da floresta Amazônica, associada as melhorias na qualidade de vida das populações locais. 
 
Fonte: A/I SEDAM - Decom

Mais Sobre Meio Ambiente

Sedam promoverá ações de prevenção às queimadas durante a 27ª exposição agropecuária de Guajará-mirim

Sedam promoverá ações de prevenção às queimadas durante a 27ª exposição agropecuária de Guajará-mirim

A fim de evitar as queimadas no município de Guajará Mirim, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental - Sedam promoverá ações lúdicas de c

Operação ambiental apreende tratores e objetos utilizados ilegalmente na Unidade de Conservação Ambiental

Operação ambiental apreende tratores e objetos utilizados ilegalmente na Unidade de Conservação Ambiental

No dia 30 de julho, a Polícia Militar do Estado de Rondônia, em operação ambiental do Parque Estadual Guajará-Mirim, efetuou a apreensão de seis mot

Projeto torna obrigatório o uso de papel reciclado em concursos públicos

Projeto torna obrigatório o uso de papel reciclado em concursos públicos

Em uma época onde a tecnologia nos permitiu tornar digital muitas das nossas atividades cotidianas, práticas até então comuns, como escrever em papé