Terça-feira, 1 de julho de 2025 - 17h16
De 14 a
18 de julho, Belém será o centro das discussões sobre o clima na Amazônia com a
realização da I Semana do Clima na Amazônia. Este evento estratégico busca
debater soluções estruturantes para o desenvolvimento sustentável da região,
colocando a Amazônia no centro da agenda climática global e reforçando sua importância
para o equilíbrio do planeta.
A
programação conta com uma série de painéis, palestras, eventos autogestionados
e atividades culturais que envolvem lideranças empresariais, especialistas,
ONG’s, representantes da sociedade civil e formuladores de políticas públicas.
Entre os destaques está a palestra principal com Ana Toni, CEO da COP30, que
trará insights valiosos sobre o papel do setor privado e das políticas públicas
no enfrentamento da crise climática e no desenvolvimento sustentável da região.
Dentre
os principais painéis temáticos do evento, estão: as Responsabilidades
e Compromissos das Empresas no Enfrentamento da Emergência Climática. Nomes
como Caio Magri do Instituto Ethos, Anderson Baranov, da Hydro, e Rodrigo
Lauria, da Vale, participam deste debate.
Transição
Sustentável para a Amazônia: Diferentes Perspectivas é o tema de outro painel,
que leva à Semana do Clima uma reflexão sobre soluções inovadoras, economias
locais e políticas públicas. Participam das discussões Natalia Mapuá do COJOVEM
(uma iniciativa que visa o desenvolvimento sustentável da região amazônica, com
foco na atuação de jovens e na recuperação pós-pandemia) e Fernando Sampaio do
Coalizão Brasil (uma articulação que busca unir diferentes setores da sociedade
para impulsionar ações em prol do clima, florestas e agricultura, com o
objetivo de criar uma economia mais verde e resiliente).
Haverá,
ainda, um painel sobre os impactos e as oportunidades da Exploração da Margem
Equatorial, com as presenças confirmadas da Gestora do Maretório (Confren PA) e
o Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), Alex
Carvalho.
Segundo
Marcello Brito, secretário executivo do Consórcio Interestadual da Amazônia
Legal, “a construção de caminhos eficazes para a Amazônia deve ser feita de
dentro para fora”, valorizando os saberes locais e soluções baseadas na
natureza. “A reinvenção dos modelos econômicos que hoje predominam na região é
prementes. Precisamos de sustentabilidade com prosperidade, e é justamente o
que buscamos com o evento”, destacou.
EVENTOS AUTOGESTIONADOS LEVAM ONG’S E REPRESENTAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL À SEMANA DO CLIMA NA AMAZÔNIA
A I
Semana do Clima na Amazônia inclui os chamados eventos autogestionados, com
organização e planejamento feitos pelos propositores, que incluem instituições
de pesquisa, empresas e representações da sociedade civil.
Dentre os
principais temas dos eventos autogestionados, temos, entre outros: as
novas perspectivas econômicas e os aspectos estruturantes para um Futuro
Sustentável; Economias Primárias e Novas Economias; Justiça Climática e Redução
das Desigualdades; Bioeconomia na Amazônia; Tecnologia e IA; Participação
Social e Geração de Renda.
Com mais
de 35 inscrições, grandes instituições foram selecionadas, entre elas: a
Associação dos Negócios da Sociobioeconomia da Amazônia (ASSOBIO), Conservação
Internacional (CI - BRASIL) , IPAM, Instituto Ethos e Conselho Empresarial
brasileiro para o desenvolvimento sustentável (CEBDS). Marcarão presença também
grandes empresas como Hydro e Emergent.
CULTURA
NA SEMANA DO CLIMA NA AMAZÔNIA
Ao lado
das discussões climáticas, a Semana do Clima na Amazônia, também apresentará
uma programação cultural com nomes como Fafá de Belém e Nilson Chaves.
Nilson
Chaves, um dos principais nomes da música amazônica, encerrará a programação do
primeiro dia, com sucessos que exaltam a cultura e a identidade da região, como
“Sabor Açaí” e “Olho de Boto”. Segundo o cantor, o público pode esperar grandes
clássicos, mas também boas novidades. “Destacando principalmente, a Amazônia,
já que temos uma COP30 ali na frente”, destacou.
Nilson
ressaltou ainda que “esse evento já é uma oportunidade de protagonismo muito
importante para a Amazônia, reunindo empresas, instituições públicas, municipais
e federais, juntos, refletindo sobre as questões climáticas da nossa região,
sobre o que precisamos fazer para nosso desenvolvimento. E eu tenho muito
orgulho por poder participar desse momento”, concluiu o cantor paraense.
SOBRE
A SEMANA DE CLIMA DA AMAZÔNIA
O
projeto reúne um amplo conjunto de organizações públicas, privadas e da
sociedade civil, com o propósito de debater soluções e propor ações
estruturantes para enfrentar desafios ambientais, sociais, econômicos e
culturais da Amazônia.
O evento
busca fortalecer uma visão de longo prazo para a Amazônia, alinhando políticas
públicas e iniciativas privadas em prol de um desenvolvimento sustentável que
equilibre conservação ambiental, geração de renda e bem-estar das populações
locais.
Além
disso, a programação coloca a região no contexto global das mudanças
climáticas, destacando a importância da integração de esforços para a proteção
desse bioma fundamental para o equilíbrio do planeta. A proposta é que a Semana
do Clima da Amazônia aconteça anualmente, com edições realizadas nos diferentes
estados da Amazônia Brasileira, para fortalecer a mobilização, o diálogo e a
construção de soluções a partir dos territórios.
COMO
PARTICIPAR DA I SEMANA DO CLIMA NA AMAZÔNIA?
As inscrições para a I Semana do Clima na Amazônia podem ser feitas gratuitamente, através do Sympla através do link. E você pode conferir todas as informações através da rede social oficial do evento: @semanadoclimadaamazonia.
REALIZADORES
A Semana
do Clima da Amazônia é construída por um amplo conjunto de organizações
privadas, públicas e da sociedade civil comprometidas com o desenvolvimento
sustentável da região. São co-realizadores do evento: Abal, Alcoa, Ambipar,
BRC, Climate Ventures, Conselho Nacional das Populações Extrativistas,
Conservação Internacional, Consórcio Interestadual Amazônia Legal, Cubo Itaú, Embrapa,
Emergent, FIEPA, Fundação Certi, Fundo Vale, GIZ (Cooperação Alemã), Hydro,
Instituto Ethos, Instituto Peabiru, IPAM Amazônia, ITAÚSA, Mercuria, PPA –
Plataforma Parceiros pela Amazônia, Race to Belém, Saint-Gobain, Suzano, The
NatureConservancy, Uma Concertação pela Amazônia, Natura, Mitsui e Prefeitura
de Belém. Hydro e Fundo Vale são os patrocinadores oficiais.
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