Porto Velho (RO) sexta-feira, 4 de julho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Sebrae RO participa do lançamento do projeto de reflorestamento ReforesTerra


Sebrae RO participa do lançamento do projeto de reflorestamento ReforesTerra - Gente de Opinião

A convite do vice-governador e secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico de Rondônia, Sérgio Gonçalves da Silva, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae RO) esteve presente, na última sexta-feira (28), na apresentação do Projeto Agrupado ReforesTerra.

Conduzido pelo Centro de Estudos Rioterra, o ReforesTerra é um projeto de reflorestamento implantado na Bacia Hidrográfica do Baixo Rio Jamari e inclui os municípios de Alto Paraíso, Ariquemes, Candeias do Jamari, Cujubim, Itapuã d'Oeste, Monte Negro e Rio Crespo. O projeto busca a certificação VCS+CCB (Padrão de Carbono Verificado e Comunidade, Clima e Biodiversidade) para a geração de créditos de carbono.

"O Centro de Estudos Rioterra identificou as áreas desmatadas próxima aos rios, que são APPs (Áreas de Preservação Permanentes) e vão em busca das pessoas responsáveis por essas áreas e que tem a necessidade de fazer o reflorestamento. A Rioterra refaz, a custo zero, para que essas pessoas apenas cuidem dessas areas", explicou o diretor superintendente do Sebrae em Rondônia, Clébio Billany de Mattos.

O  reflorestamento proposto pelo projeto Agrupado ReforesTerra inclui o plantio das árvores e a manutenção do plantio por dois anos. Após esse período, o proprietário é responsável pelo cuidado da floresta, com o apoio técnico garantido pela Rioterra.

Segundo o presidente do Sebrae RO, Darci Agostinho Cerutti, o Governo de Rondônia promoveu o lançamento do ReforesTerra com o objetivo principal de ajudar a divulgar melhor o projeto, em todos os seus detalhes, disseminando a importância do reflorestamento em todas as regiões de Rondônia.

"O Centro Rioterra é uma entidade privada, mas que desenvolve projetos relevantes, que beneficiam o estado de Rondônia. Por isso o Governo do Estado está apoiando essa iniciativa e convidou o Sebrae para conhecer melhor esse projeto e apoiar também esta iniciativa. Muito mais do que benefícios ambientais, trata-se de um projeto que gera também benefícios econômicos e sociais ", reforça Darci Cerutti.

Conforme explica a Rioterra, através do reflorestamento de áreas degradadas em propriedades da agricultura familiar localizadas na região da sub-bacia do baixo rio Jamari, o projeto será pioneiro no pagamento por serviços ambientais e no apoio aos agricultores familiares para adequação ambiental de suas propriedades. O reflorestamento é feito através da preparação da terra e plantio de árvores nativas na densidade de 1.666 árvores por hectare (espaçamento de 2x3 m) e da regeneração natural assistida, com a preparação da terra e controle de espécies invasoras.

Também estiveram presentes no lançamento do projeto ReforesTerra, o diretor técnico do Sebrae RO, Alessandro Macedo, e o diretor administrativo-financeiro Eduardo Fumyari.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 4 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Transição sustentável e os compromissos das empresas no enfrentamento às urgências climáticas são tema da semana do clima na Amazônia

Transição sustentável e os compromissos das empresas no enfrentamento às urgências climáticas são tema da semana do clima na Amazônia

De 14 a 18 de julho, Belém será o centro das discussões sobre o clima na Amazônia com a realização da I Semana do Clima na Amazônia. Este evento est

MPRO lança campanha de prevenção às queimadas em Rondônia

MPRO lança campanha de prevenção às queimadas em Rondônia

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) lançou nesta terça-feira (1/7) uma campanha estadual de prevenção às queimadas. A iniciativa é do Grupo de A

Direito à saúde e ao meio ambiente leva MPRO a cobrar ações contra queimadas em Rondônia

Direito à saúde e ao meio ambiente leva MPRO a cobrar ações contra queimadas em Rondônia

O Ministério Público de Rondônia, por meio do Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente, Habitação, Urbanismo, Patrimônio Histórico, Cultural e Art

MPRO dá continuidade nas estratégias de prevenção e repressão a incêndios florestais em reuniões com diversos órgãos e instituições

MPRO dá continuidade nas estratégias de prevenção e repressão a incêndios florestais em reuniões com diversos órgãos e instituições

O Ministério Público de Rondônia, por meio do Grupo de Atuação Especial em Meio Ambiente (Gaema), coordenou, na manhã desta terça-feira (24/6), reun

Gente de Opinião Sexta-feira, 4 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)