Porto Velho (RO) quinta-feira, 26 de maio de 2022
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Rondônia é beneficiada com projeto rios + limpos do Ministério do Meio Ambiente; ação começa no Rio Pacaás Novos


Rio Pacaás Novos é o primeiro a receber a ação - Gente de Opinião
Rio Pacaás Novos é o primeiro a receber a ação

Com a intenção de melhorar a qualidade das águas no país e, em consequência, a saúde e a qualidade de vida das pessoas,  o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), está promovendo ações de despoluição de rios, através do projeto Rios + limpo, lançado pelo Ministério do Meio ambiente.

O projeto de despoluição de rios, com incentivo de ações de preservação e limpeza da água, tem como objetivo retirar toneladas de resíduos sólidos de rios em todo país. A iniciativa visa melhorar a qualidade das águas e efluentes [resíduos] do saneamento básico e fortalecer as ações para a preservação de áreas fluviais e a biodiversidade local.

Nesta proposta, as coordenadorias de Educação Ambiental (Ceam), Povos Indígenas (Copim) e Unidades de Conservação (CUC) estão desenvolvendo ações para incentivar a realização de limpeza e coleta de lixo em áreas fluviais.

Em Rondônia, o primeiro local a receber o projeto é o Rio Pacaás Novos, em Guajará-Mirim. A atividade  irá acontecer em duas fases, sendo que na primeira será trabalhada a educação ambiental nas comunidades indígenas e ribeirinhas do entorno do rio, onde serão entregues sacos de ráfia, enquanto a equipe da Ceam e Copim promovem orientações educativas para conscientizar a população quanto à limpeza dos rios e ao descarte dos resíduos sólidos.

Na segunda fase,  será realizado o mutirão de limpeza, onde 15 embarcações da ação passarão nos locais que foram deixados os sacos de lixo para coletar os resíduos.

“Rondônia foi contemplada com a execução deste projeto e nos da Sedam somos parceiros desta ação. Os trabalhos começaram dia 25 de outubro e vão até o dia 7 de novembro, com abordagens domiciliares nas aldeias indígenas em torno do rio Pacaás Novos, para realizar orientação sobre a educação ambiental e a importância de depositar os resíduos em local adequado”, afirmou a coordenadoria de educação ambiental, Maricélia Cantanhede.

A atuação é realizada em conjunto com a associação de catadores de materiais recicláveis Nova Vida (Ascanov) que será responsável pelo transporte e destinação final dos resíduos.

Mais Sobre Meio Ambiente

2º Concurso de Desenho Infantil é lançado a alunos da rede municipal de Porto Velho

2º Concurso de Desenho Infantil é lançado a alunos da rede municipal de Porto Velho

As inscrições para o 2º Concurso de Desenho Infantil em comemoração à Semana do Meio Ambiente já estão abertas. A iniciativa é destinada a estudantes

Tecnologista da Fiocruz visita Estação Ecológica Serra dos Três Irmãos da Sedam

Tecnologista da Fiocruz visita Estação Ecológica Serra dos Três Irmãos da Sedam

Mayna Silva e Ana Macedo recepcionou nesta quarta-feira (18) André Aguirre, tecnologista da Fiocruz de Rondônia, que fez uma visita técnica à sede d

Museu do Acervo Biológico de Porto Velho é reaberto

Museu do Acervo Biológico de Porto Velho é reaberto

Uma cerimônia marcou, na manhã desta quarta-feira (18), a reabertura do Museu do Acervo Biológico de Porto Velho, no Parque Natural Raimundo Paraguass

MPF requer informações sobre presença de empresa canadense em Ariquemes (RO) para explorar terras raras

MPF requer informações sobre presença de empresa canadense em Ariquemes (RO) para explorar terras raras

O Ministério Público Federal (MPF) enviou, nesta quarta-feira (11), ofícios à Agência Nacional de Mineração (ANM), ao governo de Rondônia e à Secreta