Terça-feira, 20 de outubro de 2009 - 17h38
Projeto ainda será votado por duas comissões e pelo Plenário.
A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural aprovou, na última quarta-feira (14), a proposta de extinção da Floresta Nacional do Bom Futuro, no estado de Rondônia. A medida consta do Projeto de Decreto Legislativo 1617/09, do deputado Ernandes Amorim (PTB-RO). O projeto susta os efeitos do Decreto 96.188/88, que criou a floresta em 1988.
O relator na comissão, deputado Moreira Mendes (PPS-RO), defendeu a aprovação do projeto. Ele lembrou que, quando a floresta foi criada, o governo federal podia estabelecer áreas de preservação sem realizar estudos para definir os limites da área a ser preservada ou desocupada, e sem consultar a população local. Mendes ressaltou, no entanto, que a legislação mudou e que a área da Floresta do Bom Futuro é atualmente ocupada por mais de 4 mil famílias.
Além dos pequenos produtores rurais, o deputado explicou que existem três vilas constituídas na área (Marco Azul, Rio Pardo e Linda Saracusa), com 15 igrejas, 14 escolas rurais e mais de 300 km de estradas. O rebanho bovino dentro da reserva chega a 40 mil cabeças, com produção leiteira de 150 mil litros de leite por mês.
"Acredito que compete à União e aos órgãos competentes do estado de Rondônia prestar assistência técnica e apoio financeiro a esses produtores familiares, visando ao desenvolvimento de suas atividades agropecuárias de forma sustentável e em harmonia com as características e os potenciais de exploração dos recursos naturais no Bioma Amazônico", defendeu Moreira Mendes.
Fonte: Agêncîa Câmara
Dificuldade de acesso à água contaminada, agravada pela seca severa e pela ausência de infraestrutura básica, afetando as comunidades ribeirinhas de
Com o avanço da seca e das altas temperaturas típicas da estiagem na Amazônia, os riscos de queimadas aumentam em todo o estado. Para lidar com esse
ESTIAGEM 2025: governo de RO abre inscrição para contratação de brigadistas
O governo de Rondônia abriu nesta segunda-feira (7), processo seletivo de contratação de brigadistas que irão reforçar a atuação do Corpo de Bombeir
De 14 a 18 de julho, Belém será o centro das discussões sobre o clima na Amazônia com a realização da I Semana do Clima na Amazônia. Este evento est