Quarta-feira, 2 de abril de 2008 - 16h38
Uma comitiva de representantes do setor madeireiro e pecuária de Rondônia, integrada pelos senadores Fátima Cleide e Valdir Raupp e deputados estaduais esteve hoje (2) com a ministra Marina Silva(Meio Ambiente) para entregar a o Plano de Desenvolvimento Sustentável de Rondônia, que prevê, dentre outras coisas, proposta de desmatamento zero durante cinco anos no Estado. Ao lado do Pará e Mato Grosso, Rondônia tem os maiores índices de desmatamento na Amazônia.
Esta reunião é um marco porque mostra mudança na visão da classe política de Rondônia. E a maioria das pessoas que estão produzindo no setor madeireiro e na pecuária têm todo o interesse de promover sua atividade de maneira correta. E sei de muitos que estavam na ilegalidade que hoje estão vendo que não ganham nada com isso. Todos querem apoio, orientação e estão dispostos a colaborar, disse a senadora Fátima, logo após o líder do PMDB no Senado, Valdir Raupp, abrir o encontro.
O pecuarista João do Vale, presidente da Associação de Produtores de Porto Velho, fez um rápido retrospecto da política no passado, cujo lema era integrar para não entregar, e com isso a ocupação no Estado ocorreu de forma desordenada e sem a orientação necessária. A orientação mudou. Aproveito para registrar homenagem aos organismos de defesa do meio ambiente, que muito ajudaram na conscientização de que há formas inteligentes de produzir sem agredir o meio ambiente. Melhorando o solo, a genética do animal, é possível produzir melhor em um mesmo espaço, disse Vale.
Presidente da Associação de Produtores Rurais de Porto Velho, João do Vale disse, porém, que é fundamental financiamento público para colocar em prática as propostas apresentadas recuperação de matas ciliares, recomposição florestal e outras e promover a regularização fundiária na região. Ele entregou à ministra documentos com assinaturas de entidades de produtores rurais e de prefeitos hipotecando apoio à proposta.
Presidente do Conselho Temático de Meio Ambiente da Federação das Indústrias de Rondônia e presidente do Sindicato Madeireiro de Ariquemes, Avalone Sossai reclamou que os órgãos de fiscalização ambiental federal (Ibama) e estadual(Sedam) não se comunicam, trazendo prejuízos para quem está trabalhando na legalildade. Os bons estão indo embora. Profissionais e técnicos do setor madeireiro e donos das serrarias, disse.
Avalone, e também João do Vale, defenderam a Operação Arco de Fogo. Não tem meia conversa. Quem está na ilegalidade deve ser punido, multado e até preso, se for o caso. Há que ter tolerância zero para os que invadem unidades de conservação protegidas por lei. Eles sabem que são reservas, que não pode.
Movimento virtuoso
A ministra Marina Silva classificou de virtuoso o movimento desencadeado pelo setor produtivo, com apoio de parlamentares federais e da Assembléia Legislativa, dizendo que não há duvida da necessidade de se reposicionar uma agenda de desenvolvimento. Ela concordou que há dificuldade para relacionamento com o Estado: O problema é que não há na institucionalidade a política de promoção da preservação ambiental. Com seus assessores, Marina Silva ficou de estudar a proposta e ofereceu algumas sugestões para os representantes do setor produtivo alcançarem recursos públicos para a adoção das políticas de desenvolvimento sustentável apresentadas.
Fonte: Mara Paraguassu
De 14 a 18 de julho, Belém será o centro das discussões sobre o clima na Amazônia com a realização da I Semana do Clima na Amazônia. Este evento est
MPRO lança campanha de prevenção às queimadas em Rondônia
O Ministério Público de Rondônia (MPRO) lançou nesta terça-feira (1/7) uma campanha estadual de prevenção às queimadas. A iniciativa é do Grupo de A
Direito à saúde e ao meio ambiente leva MPRO a cobrar ações contra queimadas em Rondônia
O Ministério Público de Rondônia, por meio do Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente, Habitação, Urbanismo, Patrimônio Histórico, Cultural e Art
O Ministério Público de Rondônia, por meio do Grupo de Atuação Especial em Meio Ambiente (Gaema), coordenou, na manhã desta terça-feira (24/6), reun