Porto Velho (RO) sábado, 21 de maio de 2022
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Projeto que fortalecerá a proteção da floresta, ZDS Abunã-Madeira vai ser lançado em Rondônia nesta terça-feira, 14


ZDS Abunã-Madeira engloba 32 municípios, localizados no Sul do Amazonas, Leste do Acre e Noroeste de Rondônia - Gente de Opinião
ZDS Abunã-Madeira engloba 32 municípios, localizados no Sul do Amazonas, Leste do Acre e Noroeste de Rondônia

Com uma proposta considerada inovadora para conciliar sustentabilidade e desenvolvimento da Amazônia, o projeto da Zona de Desenvolvimento Sustentável (ZDS) Abunã-Madeira terá seu lançamento oficial na terça-feira (14), no Teatro Guaporé, em Porto Velho. O evento contará com a presença do vice-presidente da República e presidente do Conselho Nacional da Amazônia Legal (CNAL), Hamilton Mourão.

Haverá a participação ainda do titular da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Algacir Polsin, e da gestora da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), Louise Caroline Low, entre outras autoridades convidadas.

A ZDS Abunã-Madeira engloba 32 municípios, localizados no Sul do Amazonas, Leste do Acre e Noroeste de Rondônia, com a área total de 454.220 km² e com população estimada em aproximadamente 1,7 milhão de habitantes. Trata-se de uma região emblemática, tanto em relação aos desafios ambientais, quanto à necessidade de desenvolvimento socioeconômico.

A proposta do projeto é estabelecer um cinturão de proteção da floresta, oferecendo alternativas para os desafios socioeconômicos da população. A ideia é potencializar as vocações produtivas e econômicas locais, bem como os recursos humanos.

Ao criar esta alternativa, espera-se que a Zona de Desenvolvimento Sustentável Abunã-Madeira se transforme em projeto-piloto a ser adaptado para outras regiões da Amazônia, tais como o Alto Solimões, Marajó e Transamazônica, entre outros.

 

HISTÓRICO

Originalmente, os primeiros idealizadores do projeto da ZDS Abunã-Madeira chamavam o projeto de “Amacro”. O esforço inicial levou à cooperação técnica entre a Sudam, com o apoio de outras instituições, como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Secretarias dos três estados envolvidos.

Ao ser repensado tecnicamente para atender aos critérios do desenvolvimento sustentável, e uma vez que a designação “Amacro” já não atendia mais ao escopo do projeto técnico, surgiu a Zona de Desenvolvimento Sustentável Abunã-Madeira.

 

EIXOS DE ATUAÇÃO

A sustentabilidade ambiental é o “guarda-chuva” de todas as ações na ZDS, sob o qual estarão dois eixos fundamentais estratégicos de atuação: Desenvolvimento Produtivo (bioeconomia, turismo, agronegócio, indústria) e Infraestrutura Econômica e Urbana (logística, transporte, energia, telecomunicações).

Além disso, a Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e ações de capacitação serão ferramentas que perpassam todas as ações, servindo de base para os dois eixos de atuação.

Mais Sobre Meio Ambiente

Tecnologista da Fiocruz visita Estação Ecológica Serra dos Três Irmãos da Sedam

Tecnologista da Fiocruz visita Estação Ecológica Serra dos Três Irmãos da Sedam

Mayna Silva e Ana Macedo recepcionou nesta quarta-feira (18) André Aguirre, tecnologista da Fiocruz de Rondônia, que fez uma visita técnica à sede d

Museu do Acervo Biológico de Porto Velho é reaberto

Museu do Acervo Biológico de Porto Velho é reaberto

Uma cerimônia marcou, na manhã desta quarta-feira (18), a reabertura do Museu do Acervo Biológico de Porto Velho, no Parque Natural Raimundo Paraguass

MPF requer informações sobre presença de empresa canadense em Ariquemes (RO) para explorar terras raras

MPF requer informações sobre presença de empresa canadense em Ariquemes (RO) para explorar terras raras

O Ministério Público Federal (MPF) enviou, nesta quarta-feira (11), ofícios à Agência Nacional de Mineração (ANM), ao governo de Rondônia e à Secreta

Sebrae firma parceria com Prefeitura para coleta seletiva em Porto Velho

Sebrae firma parceria com Prefeitura para coleta seletiva em Porto Velho

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia (Sebrae) acaba de conquistar uma vitória junto à Secretaria Municipal de Serviços Básico