Porto Velho (RO) quinta-feira, 18 de agosto de 2022
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Proíbido a pesca nas cachoeiras de Teotônio e Sto. Antônio


A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), realizou na manhã desta terça-feira, (7/8) no gabinete do órgão, uma reunião com o objetivo de apresentar a minuta da Portaria que proíbe a pesca nas cachoeiras do Teotônio e Santo Antônio.

O secretário da SEDAM, Augustinho Pastore, explicou que esta decisão é uma forma de prevenção para não faltar peixes às futuras gerações e que os pescadores que vivem da pesca possam continuar a sustentar suas famílias.

Outro fato preocupante é com relação ao grande número de vitimas fatais, em decorrência de atividades de pesca nas cachoeiras, sem contar com o lixo deixado pelos pescadores e frequentadores, que contribuem de forma negativa para a qualidade do meio ambiente do rio Madeira e seus afluentes.

Pastore esclarece que esta medida não impede a visita de pessoas no local, apenas irá normatizar e deliberar as áreas proibidas para a pesca, uma vez que a legislação Federal e Estadual já proíbe essa atividade em todas as modalidades, em cachoeiras a uma distância mínima de 200 metros montante e a jusante (acima e abaixo da queda d’água).

Estiveram presentes os representantes do IBAMA, Corpo de Bombeiros, Delegacia Fluvial, Batalhão de Policia Ambiental, Defesa Civil do Estado e do Município, Batalhão de Policia ambiental, SEAPES, SEMAGRI, Delegacia Especializadas Contra os Crimes Ambientais, SEMA e outros órgãos ligados às questões ambientais.

Fonte: A/I SEDAM - Decom

Mais Sobre Meio Ambiente

PMRO e SEDAM desarticulam extração ilegal de madeira no entorno da ESEC SAMUEL e apreendem armas

PMRO e SEDAM desarticulam extração ilegal de madeira no entorno da ESEC SAMUEL e apreendem armas

A Polícia Militar de Rondônia, por meio do Batalhão de Polícia Ambiental, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Ambiental – SEDAM realizou

Sedam promoverá ações de prevenção às queimadas durante a 27ª exposição agropecuária de Guajará-mirim

Sedam promoverá ações de prevenção às queimadas durante a 27ª exposição agropecuária de Guajará-mirim

A fim de evitar as queimadas no município de Guajará Mirim, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental - Sedam promoverá ações lúdicas de c