Porto Velho (RO) segunda-feira, 18 de outubro de 2021
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Programa de ação integrada “Acampamento Verde” será realizado em Machadinho d’Oeste na quinta-feira, dia 26


A equipe realizou tratativas com os órgãos dos municípios para fechar parcerias - Gente de Opinião
A equipe realizou tratativas com os órgãos dos municípios para fechar parcerias

O Governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), começou o planejamento para realizar o programa de ação integrada “Acampamento Verde” no município de Machadinho d’Oeste. O evento  está previsto para acontecer na próxima quinta-feira (26), na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria de Jesus Grilo.

O Acampamento Verde é uma iniciativa prevista no Plano Integrado de Prevenção e Combate às Queimadas e Incêndios Florestais do Governo do Estado, que integra órgãos estaduais, municipais e federais.

De acordo com a coordenadora de educação ambiental da Sedam, Maricélia Cantanhêde, a equipe da Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam) busca desenvolver um trabalho de qualidade em benefício do meio ambiente e em prol da comunidade rondoniense. “É importante que todos façam a sua parte, que todos possam estar engajados em um único objetivo que é a proteção do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável do Estado”, diz Maricélia, destacando que o “meio ambiente é um bem de uso comum do povo que precisamos preservá-lo para as presentes e futuras gerações”.

Em encontro realizado na última semana, a Sedam e os parceiros debateram estratégias sobre como a ação será desenvolvida no município. Ficou decidido que o evento terá início às 8 horas e segue até às 17h, com os seguintes serviços: palestra sobre educação ambiental; oficina para as crianças com material didático com temas de prevenção às queimadas; oficinas sobre primeiros socorros e acidentes domésticos; apresentações de equipamentos e atividades com as crianças; testes rápidos para detectar HIV, sífilis, hepatite B e C; aferição de pressão arterial; glicemia capilar e vacinação contra gripe; triagem e agendamento para emissão de RG, orientações com triagem para Carteira de Trabalho, CadÚnico e bolsa família e doação de 200 mudas de árvores.

ÓRGÃOS PARCEIROS

Durante a busca ativa a equipe realizou entrega de mudas

São parceiros da Sedam, para realizar o Acampamento Verde em Machadinho d’Oeste, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma); Secretaria Municipal de Educação (Semed); Secretaria de Assistência Social; Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo); Secretaria Municipal de Saúde (Semusa); Corpo de Bombeiros e Associação dos Extrativistas de Vale do Anari (Aseva).

TRABALHOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA REGIÃO

Além dos trabalhos desenvolvidos pela Ceam, o Escritório Regional da Sedam de Machadinho d’Oeste vem trabalhando, ao longo do ano, ações de educação ambiental. Na última semana, foram realizadas buscas ativas nos distritos de Oriente Novo, Tabajara. Alto Alegre, Entre Rios e Vila da MA-23, onde a equipe repassou orientações sobre alternativas de proteção ao meio ambiente, levando informações sobre educação ambiental, alternativas ao uso do fogo, projetos ambientais entre outras informações pertinentes à prevenção e combate às queimadas e incêndios florestais. Além de entregar às crianças um material didático alusivo ao combate às queimadas produzido pela Secretaria e distribuir mudas para a população.

Mais Sobre Meio Ambiente

Programa Candeias “CIDADA LIMPA” pretende estimular a consciência ambiental e preparar a cidade para receber turistas.

Programa Candeias “CIDADA LIMPA” pretende estimular a consciência ambiental e preparar a cidade para receber turistas.

Nesta Terça, às 9 da manhã no gabinete da Prefeitura de Candeias do Jamari será realizado o lançamento do projeto Cidade Limpa no município de Cande

Presidente Alex Redano comemora a aprovação da atualização do Zoneamento Socioeconômico e Ecológico

Presidente Alex Redano comemora a aprovação da atualização do Zoneamento Socioeconômico e Ecológico

Após a aprovação do Projeto de Lei Complementar 85/2020, que trata da atualização do Zoneamento Socioeconômico e Ecológico e revoga a Lei Complement

Presidente Alex Redano destaca audiência pública para debater lei do Zoneamento

Presidente Alex Redano destaca audiência pública para debater lei do Zoneamento

O presidente da Assembleia Legislativa, Alex Redano (Republicanos), destacou a realização, na manhã desta terça-feira (28), da audiência pública par

Audiência Pública discute zoneamento socioeconômico e ambiental de Rondônia

Audiência Pública discute zoneamento socioeconômico e ambiental de Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia realizou na manhã desta terça-feira, 28, Audiência Pública para discutir o Projeto de Lei Complementar (PLC) 08