Terça-feira, 7 de junho de 2016 - 19h04
|
O palestrante Flávio Araújo disse que a questão ambiental é inerente à própria cidadania |
Em homenagem à Semana Nacional do Meio Ambiente, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO), por meio da Secretaria Geral de Controle Externo/Diretoria de Controle Ambiental (SGCE/DCA), realizou nesta terça-feira (7), em seu auditório, uma programação especial para servidores e estagiários.
Abrindo o evento, o conselheiro presidente Edilson de Sousa destacou a preocupação que todos devem ter com a questão ambiental, não só no âmbito institucional, mas no dia a dia, adotando-se uma postura ecologicamente responsável: “Geralmente só tomamos cuidado de algo quando o perdemos, mas não deve ser assim. É fundamental estarmos atentos a todos os meios possíveis para reduzir o impacto sobre a natureza”, disse.
O conselheiro presidente Edilson de Sousa citou
ações sustentáveis realizadas pelo TCE-RO
No que se refere à gestão do TCE-RO, o conselheiro presidente citou ações de cunho administrativo, tecnológico e jurisdicional que têm contemplado o uso racional e sustentável dos recursos naturais, frisando, em especial, a realização do fórum em comemoração aos 33 anos do Tribunal, que teve como temática a sustentabilidade como vetor da administração pública.
PALESTRA
Em continuidade à programação especial da Semana do Meio Ambiente no TCE, houve ainda a exibição de vídeo alusivo ao tema, além da apresentação da palestra “Boas Práticas”, pelo servidor do Tribunal de Justiça (TJ-RO), Flávio Araújo, especialista em eficiência energética.
Entre outros aspectos, foi citada a questão ambiental como inerente à própria cidadania, a partir da interpretação do preceito constitucional de que todos têm direito a um meio ambiente equilibrado.
“A responsabilidade socioambiental não deve ser uma pauta apenas dos órgãos públicos ou da iniciativa privada, mas de todos nós, cidadãos, pois o que está em jogo é o futuro da geração atual e das que ainda virão”, acentuou o palestrante, que ainda desenvolveu uma dinâmica com foco na reflexão sobre a importância da participação de cada um na preservação ambiental.
Encerrando o evento, houve o plantio de mudas de árvores na área externa do complexo de prédios do TCE, além da distribuição de plantas nativas da região Norte, como açaizeiro, além de árvores frutíferas, a exemplo do tamarindo, graviola, jambo, e nobres, como o ipê amarelo e roxo.
Fonte: Ascom TCE-RO
De 14 a 18 de julho, Belém será o centro das discussões sobre o clima na Amazônia com a realização da I Semana do Clima na Amazônia. Este evento est
MPRO lança campanha de prevenção às queimadas em Rondônia
O Ministério Público de Rondônia (MPRO) lançou nesta terça-feira (1/7) uma campanha estadual de prevenção às queimadas. A iniciativa é do Grupo de A
Direito à saúde e ao meio ambiente leva MPRO a cobrar ações contra queimadas em Rondônia
O Ministério Público de Rondônia, por meio do Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente, Habitação, Urbanismo, Patrimônio Histórico, Cultural e Art
O Ministério Público de Rondônia, por meio do Grupo de Atuação Especial em Meio Ambiente (Gaema), coordenou, na manhã desta terça-feira (24/6), reun