Terça-feira, 30 de julho de 2013 - 21h01
Produtores rurais de Cujubim/RO, conheceram na última sexta-feira, 26 de julho, no Salão da Paróquia São Luiz Gonzaga, os benefícios proporcionados pelo Projeto Semeando Sustentabilidade, realizado pelo Centro de Estudos Rioterra e patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental.
A abertura do evento discursaram representantes da Emater de Cujubim, Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais - STTR do município, prefeitura, representada pela Secretaria de Agricultura e a Secretaria de Desenvolvimento Ambiental do Estado de Rondônia/SEDAM.
Durante o seminário técnicos do CES Rioterra apresentaram o projeto e falaram do cadastro no banco de áreas, destacando entre os benefícios o apoio à recuperação de áreas degradadas, distribuição gratuita de mudas e assistência técnica ao público da agricultura familiar. Cerca de cem pequenos produtores rurais, interessados em regularizar ambientalmente suas propriedades participaram do evento.
Lideranças rurais como Eraldo José Mendonça, da Associação dos Produtores Cujubim II, e Raulino Gaudino, da linha CA-22, manifestaram-se favoráveis ao projeto, pois de acordo com eles as ações proporcionam que pequenos produtores, que não teriam condições de se adequar a atual legislação, possam se regularizar uma vez que receberão o apoio necessário para recompor áreas degradas.
O geógrafo Alexis Bastos, coordenador de projetos do CES Rioterra, explicou que as ações do Projeto Semeando Sustentabilidade visam criar modelos que sejam atraentes para os agricultores, não apenas ambientalmente, mas no tocante a economia e a outras questões sociais. Além disso o projeto se propõe a trabalhar aspectos de conservação da Floresta Nacional do Jamari a partir de intervenções em áreas rurais do seu entorno.
O coordenador do banco de áreas, Leonardo Pool, destacou a importância da parceria da Rioterra com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), onde os dados obtidos no cadastramento servirão para o Cadastro Ambiental Rural (CAR), agilizando e facilitando a organização da documentação das propriedades naquela região.
# # # #
ESTIAGEM 2025: governo de RO abre inscrição para contratação de brigadistas
O governo de Rondônia abriu nesta segunda-feira (7), processo seletivo de contratação de brigadistas que irão reforçar a atuação do Corpo de Bombeir
De 14 a 18 de julho, Belém será o centro das discussões sobre o clima na Amazônia com a realização da I Semana do Clima na Amazônia. Este evento est
MPRO lança campanha de prevenção às queimadas em Rondônia
O Ministério Público de Rondônia (MPRO) lançou nesta terça-feira (1/7) uma campanha estadual de prevenção às queimadas. A iniciativa é do Grupo de A
Direito à saúde e ao meio ambiente leva MPRO a cobrar ações contra queimadas em Rondônia
O Ministério Público de Rondônia, por meio do Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente, Habitação, Urbanismo, Patrimônio Histórico, Cultural e Art